sexta, 26 de abril de 2024
Connect with us


Mato Grosso

Polícia Civil prende mulher e amante por assassinato de marido

Publicado em

Seis pessoas envolvidas no homicídio de um comerciante no bairro Cidade Verde, em Cuiabá, foram identificadas pela Polícia Judiciária Civil. As investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) prenderam nesta semana quatro suspeitos do assassinato de Geraldo Jamil Siman Moreira, 51 anos, ocorrido no dia 18 de janeiro de 2019.

A vítima foi morta com três tiros na cabeça, em frente à própria casa. A esposa da vítima, Danielle Reis de Souza Siman, 36 anos, foi presa nesta quarta-feira (20.02). Ela é apontada como uma das mandantes do homicídio junto com o amante, Gabriel Brito Gabiato Pires, de 18 anos, que teria contratado duas pessoas para execução do crime, sendo um deles Atailson Espírito Santo, 27 anos, que também foi preso.

Os três estão presos por ordem de mandado de prisão temporária (30 dias) e mais duas são ainda procuradas. Uma quarta pessoa também foi presa, mas não tem participação na execução do crime e deve ser liberada. Ainda há uma sétima pessoa que aparece durante as etapas do pagamento, no entanto esta não foi identificada.

Atailson pilotou a motocicleta que conduziu o executor dos disparos, que está foragido. Ambos ficaram dois dias vigiando a rotina da vítima, até que conseguiram executar o assassinato encomendado pelo valor de R$ 15 mil, pago em parcelas.

Segundo as investigações comandadas pela delegada Eliane de Moraes, o piloto e o executor ficaram dois dias de tocaia em uma casa abandonada, ao lado da residência da vítima, esperando o momento certo para assassiná-lo. No dia 17 de janeiro, a vítima, que tinha o costume de sair bem cedo de casa, se atrasou e o plano foi adiado. No dia seguinte, 18 de janeiro, às 5 horas da manhã, a vítima foi executada.

A investigação começou com imagens de câmaras de segurança, que mostraram a motocicleta utilizada no crime. Com o número da placa os policiais chegaram até uma pessoa que informou aos policiais que havia vendido a motocicleta para Atailson.

O suspeito, Atailson Espírito Santo, foi preso no dia 7 de fevereiro e revelou à delegada que tinha sido contratado pelo filho do dono do supermercado, que fica em frente à casa da vítima. Essa pessoa foi identificada como sendo o jovem, Gabriel Brito Gabiato Pires, que teve a prisão cumprida no dia 14 de fevereiro.

Com a prisão de Gabriel a investigação descobriu uma trama alimentada por Danielle Reis de Souza Siman, 36 anos, esposa da vítima. A mulher mantinha há quase dois anos relacionamento extraconjugal com Gabriel Gabiato Pires. Ela dizia a ele que sofria constantemente agressões físicas do marido, que um de seus dois filhos era fruto de estupro praticado pelo esposo, e o segundo de um momento em que o marido se aproveitou do estado de embriaguez dela.

A delegada Eliane de Moraes ressaltou que  Danielle será interrogada nesta manhã, mas que as investigações são contundente sobre sua influência para o cometimento do crime. Conforme a delegada, provas materiais depõem também contra a mulher.

Mais detalhes sobre as prisões serão repassados aos interessados da imprensa às 15h30, na sede da DHPP, localizada na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha).

Mato Grosso

Subseções do interior apresentam pré-candidata à presidente da OAB-MT

Published

on

O que começou como um debate interno, criou musculatura em dezenas subseções e ganhou proporções de reivindicação, nos bastidores da política da Seccional de Mato Grosso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT). Advogados do interior mato-grossenses estão mobilizados na cobrança que as subseções tenham representações proporcionais, nas futuras chapas que vão disputar a OAB, nas eleições marcadas para novembro deste ano.

Tanto que a diretoria da OAB-MT, em recente reunião com a Caixa de Assistência (CAAMT), conselheiros federais e Colégio de Presidentes de Subseções assumiu a pauta a título de compromisso político.

Na reunião foi apresentada a proposta com intuito de assegurar maior espaço e que seja respeitada a proporcionalidade na composição das chapas que vierem a se inscrever para as eleições deste ano, a fim de que a advocacia do interior possa ter maior representação, pois no interior, hoje em dia, se encontram 51% do total de profissionais inscritos na OAB Mato Grosso.

Por conta disso, os presidentes de subseções presentes, em torno de 19 dos 29, indicaram a advogada Cibeli Simões, atual Presidente da Subseção de Cáceres, como pré-candidata pelo interior à presidência da OAB-MT. A indicação sacudiu as estruturas da disputa interna, pela diretoria e conselho da Ordem, tendo vários adeptos ao projeto, inclusive, da própria capital.

Além de Cibeli Simões, existem mais três nomes como pré-candidatos: Gisela Cardoso, atual presidente da OABMT, na luta pela reeleição; José Carlos Guimarães FOR, atual vice-presidente; e Ítalo Leite, presidente da CAAMT.

O destaque para o Colégio de Presidentes das Subseções, se dá, pois, demonstra força e unidade do interior ao lançar seu próprio pré-candidato, pois, é a primeira vez que isso acontece. Já que se sabe da dimensão de força decisória que as subseções têm, nas eleições da OABMT, a exemplo do último pleito, em que o interior deu à chapa vencedora uma diferença de 1.104 votos.

Existe o entendimento de que qualquer candidato que tenha interesse na presidência da OAB-MT deverá ter como premissa, na prática, o respeito, diálogo e o espírito conciliador, junto ao Colégio de Presidentes e à advocacia do interior.

Continue Reading

Cidades

Max Russi prestigia mutirão de cirurgias e reforça atuação para zerar filas

Published

on

O deputado Max Russi (PSB) tem acompanhado os atendimentos do programa Gov MT Fila Zero na Cirurgia, em um acordo firmado entre o Consórcio Regional de Saúde Sul de Mato Grosso (Coress/MT) e o governo do estado. Um dos principais atores para os desdobramentos, junto ao governador Mauro Mendes (UB), que resultaram na assinatura do convênio na ordem de R$ 20 milhões, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa acompanhou, neste sábado (13), o mutirão de atendimentos na Santa Casa de Rondonópolis, onde são realizadas 100 cirurgias.

Max Russi destacou a sinergia entre os poderes, colocando em prática e potencializando o Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele lembra que os investimentos nas ações de saúde também tem sido temática das discussões no parlamento estadual, quanto as questões orçamentárias.

“Nós estávamos discutindo esse na Assembleia, nessa semana, e nós, deputados estaduais, devemos sim destinar 30%, vamos abrir mão desse recurso, mas as cirurgias e exames não podem parar”, assegurou.

Conforme o presidente do Coress, o prefeito de Alto Araguaia, Gustavo Melo, desde o início dos trabalhos, em novembro passado, estão previstos mais e 27 procedimentos para 17 municípios das regiões sul e sudeste. “Já foram feitos 1629 exames nesse período”, complementou.

A aposentada, Dalva de Deus Moura foi uma das contempladas com o mutirão de cirurgias e disse que já esperava pelo procedimento há mais de um ano.

“Eu me sinto muito feliz, estou muito contente, alegre e com fé em Deus vai dar tudo certo, ainda mais com esse programa”, comemorou.

Além de Max, estiveram presentes os deputados estaduais Ondanir Bortoline “Nininho”, Cláudio Ferreira e Sebastião Rezende. Os prefeitos de São Pedro da Cipa, Eduardo Português, Iraci Ferreira, de Pedra Preta, Júnior da Saúde de São José do Povo e Issak Castelo Branco, de Tesouro, também marcaram presença.

Fonte: JB News

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana