Tangará da Serra
Morador pode retirar guia para pagar IPTU na escola municipal do bairro
A Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, por meio da Secretaria de Fazenda (SEFAZ), implementou em 2021 uma nova facilidade para os contribuintes que desejam quitar o IPTU. Com o objetivo de simplificar o processo e proporcionar mais comodidade aos cidadãos, agora é possível retirar a guia de pagamento do imposto diretamente na escola municipal do bairro. Esta iniciativa, denominada IPTU Itinerante 2024, visa tornar o recolhimento às obrigações fiscais mais acessível e prático para a população.
O contribuinte pode retirar a guia do IPTU 100% on-line, entretanto aquele que possui dificuldades com o acesso à internet pode retirar a guia na escola municipal do seu bairro, ou seja, não precisa mais se deslocar até o setor de tributação da Prefeitura para obter ou emitir a guia de pagamento. Ao dirigir-se à escola municipal de seu bairro, o cidadão será prontamente atendido pela equipe designada, saindo de lá com a guia em mãos.
Angela Nascimento, Secretária de Fazenda, destaca a importância da iniciativa: “Estamos trabalhando para facilitar a vida do contribuinte. Basta ir até uma escola municipal, onde a equipe está preparada para atender a todos. Lembre-se sempre de levar seus documentos pessoais para facilitar o atendimento.”
Prazo e desconto
O prazo para pagamento em cota única, com desconto de 10%, estende-se até o dia 30 de abril de 2024. Para maior conveniência, os contribuintes também têm a opção de parcelar o pagamento em até 9 vezes. Além disso, aqueles que preferirem podem acessar a guia de pagamento pelo site oficial da Prefeitura: [www.tangaradaserra.mt.gov.br]
Importância do IPTU
É importante ressaltar que os recursos provenientes do IPTU desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de ações em diversas áreas da gestão pública, tais como infraestrutura, saúde e educação. Como exemplo, no ano de 2023, a Prefeitura utilizou parte desses recursos para implantar o Centro Cirúrgico no Hospital Municipal, além de abrir 10 leitos de UTI. Também foi realizado o maior programa de pavimentação da história do município, com mais de 2 milhões de metros quadrados de pavimentação asfáltica, além da renovação da frota de ônibus do transporte escolar e obras de adução e captação de água do Rio Sepotuba.
O IPTU, portanto, não apenas representa uma obrigação tributária, mas também uma forma de contribuir para o desenvolvimento e o bem-estar da comunidade tangaraense. Com o IPTU Itinerante 2024, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a transparência, eficiência e acessibilidade na prestação de serviços públicos.
Texto: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação

Tangará da Serra
Homem é condenado a mais de 4 anos de cadeia por tráfico em Tangará
A Polícia Judiciária Civil, por meio da Delegacia Regional de Tangará da Serra, cumpriu um mandado de prisão em desfavor de um indivíduo condenado pelo crime de tráfico de drogas. A ordem judicial foi expedida pela comarca do município e executada pelos policiais nesta terça-feira.
O homem foi condenado a uma pena de 4 anos e 10 meses de reclusão em regime fechado, conforme decisão baseada no artigo 33 da Lei 11.343/2006, que trata do tráfico de entorpecentes.
A captura do indivíduo ocorreu após diligências da equipe policial, que monitorou sua localização para efetuar a prisão sem incidentes. Após ser detido, o condenado foi conduzido à unidade prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça para o cumprimento da pena.
Tangará da Serra
Música, reciclagem e criatividade: Anjos da Lata traz curso de regência para Tangará da Serra
Se liga, Tangará da Serra e região! Tem novidade boa chegando por aqui e o barulho é do melhor tipo: música, aprendizado e sustentabilidade. O projeto Anjos da Lata – Sucata Musical, que já tem mais de 10 anos de história, desembarca por essas bandas com um curso de formação em regência de banda e experimentação musical com instrumentos feitos de sucata. E o melhor: é gratuito e com certificação oficial!
Do lixo ao luxo musical
Quem disse que para fazer música precisa gastar fortunas em instrumentos? Aqui, a regra é transformar latas, canos e madeiras em verdadeiras sinfonias. O curso é voltado para regentes, monitores, professores de fanfarras, educadores da rede pública e universitários com mais de 18 anos, que queiram aprender a reger e criar música de um jeito inovador e cheio de consciência ambiental.
Como vai funcionar?
As aulas rolam aos sábados, das 13h às 18h, somando 40 horas de capacitação, mais 20 horas de estágio supervisionado com crianças e adolescentes. Uma experiência que promete transformar a forma como a gente enxerga o ensino musical e a sustentabilidade. Tudo isso com apoio do IFMT – Campus Tangará da Serra e certificação garantida! As inscrições serão online e o link será divulgado em breve.
Música que transforma
O projeto “Anjos da Lata 10 Anos – Unindo Propósito” é financiado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da SECEL-MT, via Edital de Seleção Pública Viver Cultura – Expressões Artísticas, Edição Lei Paulo Gustavo, contando com recursos do Ministério da Cultura e apoio da Associação Empreendedores Criativos de Mato Grosso. E não para por aí! A iniciativa alcança, além de Tangará da Serra, os municípios de Nova Olímpia, Arenápolis, Denise e Santo Afonso.
Arte e impacto social
“Nos meus 20 anos de experiência com projetos sociais, vejo a música como uma ferramenta poderosa de educação e transformação social. Vamos construir instrumentos, praticar em conjunto e trazer essa consciência para as novas gerações. O impacto vai muito além do aprendizado musical”, afirma Anselmo Parabá, responsável pelo projeto.
Então, se você quer aprender a reger uma banda, criar sons incríveis com materiais reciclados e ainda fazer parte dessa revolução musical, fica ligado! Anjos da Lata chegou para fazer barulho – e do melhor jeito possível!
Alexandre Rolim/Assessoria
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Idoso morre afogado em Tangará após ser arrastado pela correnteza no rio Ararão
-
Polícia5 dias atrás
Corpo de adolescente desaparecido no Rio Paraguai é encontrado por bombeiros
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Suspeito de participação em duplo homicídio e menor envolvido em outro assassinato são presos em Tangará
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Adolescentes que torturaram e roubaram R$ 55 mil de idoso em Tangará são apreendidos
-
Tangará da Serra6 dias atrás
MDB se fortalece ainda mais em Tangará com a filiação de Elaine Antunes e mais suplentes de vereador
-
Tangará da Serra5 dias atrás
PM prende homem por tentativa de homicídio a golpes de facão em Tangará
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Operação Lei Seca em Tangará termina com oito prisões e 41 veículos removidos
-
Tangará da Serra7 dias atrás
Suspeito de furtar simulacro de arma em loja de caça e pesca é preso em Tangará