Carros e Motos
Kombi de Lego, com 700 kg, nasce após um total de 400 mil peças
Durante apenas seis semanas, dois especialistas montsram uma Kombi de Lego usando um total de 400 mil peças! Rene Hoffmeister e Pascal Lenhard, dois dos 12 profissionais com reconhecimento e certificação da Lego, projetaram o modelo de 700 kg a partir de uma criação em 3D. O resultado? Mais de cinco metros de comprimento, quase dois de largura, para três de altura, com o teto escamoteável totalmente erguido. A criação será apresentada em Munique (Alemanha), no dia 20, onde receberá a “bênção” da Lego.
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A Kombi de Lego
, na geração produzida entre os anos de 1967 e 1971, é um dos modelos que mais levou os blocos durante a sua composição. Só para fazer os vidros, por exemplo, foram 20 mil deles. Devido a dificuldade de achar tanta peça, e entre elas, algumas tão diferenciadas dos Legos mais comuns, os especialistas afirmam ter trabalhado inclusive nas madrugadas, pois quando não estavam procurando as peças, estariam montando a VW Kombi
, para não delongar demais.
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Outros projetos surreais, além da Kombi de Lego
Outro projeto que chamou atenção foi o Bugatti Chiron
de Lego. Foram mais de um milhão de peças para construir a réplica de 1.500 kg, com um motor que rende meros 5,3 cv de potência, mas que é capaz de atingir os 20 km/h. Foram 13 mil horas de montagem, sendo que todas as peças são feitas de Lego, com apenas as rodas originais do Chiron de produção. Até mesmo o motor, formado por 2.304 peças e 4.032 engrenagens, foi montado com componentes de Lego.
O Hiper esportivo foi um dos modelos mais sofisticados, de qualquer categoria, a ser montado com blocos plásticos. Segundo a própria Lego, será um dos mais marcantes, durante algum tempo. O Chiron em tamanho real é capaz de chegar a 100 km/h em inimagináveis 2,5 segundos. É um dos únicos carros da história a contar com um velocímetro que marca 500 km/h, ainda que sua velocidade máxima esteja na casa dos 420 km/h.
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Outro “brinquedo” inusitado, tal como a Kombi de Lego
, foi o Batmóvel feito com exatamente 344.187 blocos de 17 cores diferentes. O carro tem 5,1 metros de comprimento por 2,1 metros de altura e 2,81 de largura. Mas tudo isso conta com o uma base de apoio feita de alumínio, que pesa 128 kg, ante 768 kg do peso total. Entre outros detalhes, o Batmóvel de Lego vem equipado com o que há de mais moderno em sistema de conectividade, uma vez que conta multimídia que funciona com espelhamento de celulares via Apple CarPlay e Android Auto, além de roteador 4G e comandos por voz.
Carros e Motos
F-150 Lightning será a primeira picape elétrica Pace Car da Nascar
A Ford anunciou nesta quarta-feira que o Pace car da etapa da Nascar em Martinsville será um carro elétrico. A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da montadora de Detroit a comandar uma prova da categoria.
Fazendo oposição ao motor V8 de 5.8L que equipa os modelos da Nascar e geram entre 550 e 670 cv, dependendo da configuração, a F-150 Lightning possui dois motores elétricos que combinam para 563 cv e 107 kgfm de torque, e o Vice Presidente de veículos elétricos da marca, Darren Palmer, espera que os torcedores da Ford fiquem impressionados com a picape:
“Mal podemos esperar aos nossos fãs do que a F-150 Lightning é capaz. Fazendo 0 a 100 km/h em 5 segundos, acredito que vamos chamar alguma atenção na pista.”
A versão elétrica da F-150 vem sendo um grande sucesso para a montadora, tendo sido realizados quase duzentos mil pedidos de reserva desde que o modelo foi revelado, em maio de 2021. A montadora até revelou que irá aumentar a produção da F-150 Lightning de 40 mil unidades por ano para 150 mil até o meio de 2023.
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“A resposta dos consumidores à picape Lightning foi tão positiva que decidimos trazer o modelo para um evento da Nascar. Sabemos que quem estará presente adora caminhonetes e estamos confiantes que vão gostar ainda mais quando assistirem a F-150 Lightning liderando o pelotão”, disse Jeannee Kirkaldy Gerente de Marketing de competições da Ford Performance .
A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da Ford a servir como Pace Car em uma prova da Nascar. O primeiro foi o Focus EV, de 141cv que comandou a etapa de Richmond, em abril de 2012, mais recentemente o Mustang Mach-E comandou a prova de Talladega no ano passado.
A etapa de Martinsville da Nascar Cup Serie s acontecerá no sábado (9) às 20h30 e será transmitida para o Brasil no canal Bandsports na TV fechada.
Carros e Motos
Conheça os padrões de conectores para carregar um carro elétrico
Ao dirigir um carro elétrico, o motorista sempre ficará atento à autonomia do veículo e à localização dos eletropostos pelo trajeto já que achá-los pode não ser tarefa tão simples, ainda mais com pouca autonomia no carro. Mas além dessas preocupações, ao chegar aos pontos de carregamento surge mais uma: O conector do posto é compatível com meu carro?
Antes de apresentar os tipos de plugues disponíveis, é necessário entender primeiro o tipo de corrente elétrica que cada estação de recarga fornece. Correntes elétricas são o movimento de elétrons através de um material condutor, que se movem a fim de equilibrar a diferença de potencial elétrico entre as extremidades.
Existem dois tipos de correntes elétricas: Correntes alternadas e correntes contínuas . Basicamente, o que define o tipo de corrente é a movimentação das partículas, na corrente contínua os elétrons se movem apenas em um sentido, enquanto na corrente alternada, o movimento é variável.
Existem os carregadores AC e DC (Corrente Alternada e Corrente Contínua, em inglês). O tipo mais comum é o AC, de corrente alternada. Esse tipo de corrente é mais fácil de ser transportado pela rede elétrica, por isso é o utilizado nas residências e na maioria dos eletropostos.
Ao conectar um carregador AC no seu carro elétrico o tempo de recarga será longo, pois a corrente alternada é convertida em corrente contínua dentro do próprio carro, que é o tipo utilizado pelas baterias.
Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos , e ao ser conectado no veículo a energia vai diretamente para as baterias, reduzindo assim o tempo gasto para recarregar o veículo.
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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos, cada continente tem um formato. Sobre cada um deles, a reportagem de iG Carros conversou com Tiago Garcia, youtuber e dono do canal “Meu Carro Elétrico”.
1 – J1772 e CCS1
O Padrão J1772 é regulamentado pela SAE (Sociedade de Engenheiros Automotivos) e busca simplificar os conectores de carregamento de elétricos. Esse padrão é utilizado na América do Norte e Japão. A partir deste modelo nasceu o padrão CCS1 de carregamento em corrente contínua (DC), ambos são muito similares, mas o padrão para recarga rápida possui dois conectores extras, específicos para a corrente contínua.
2 – CHAdeMO
Apesar do padrão de recarga em corrente alternada japonês ser o mesmo do norte-americano, o sistema de carga rápida é diferente. O modelo é fabricado desde 2009 e foi pioneiro na eletrificação dos modelos japoneses, é utilizado somente no mercado asiático e alguns veículos como os modelos da Tesla que são importados vem com o adaptador.
3 – Mennekes e CCS2
O padrão europeu é o mais comum de ser encontrado no Brasil , já que muitos veículos elétricos disponíveis aqui são importados do Velho Continente. O padrão tem esse nome devido à empresa que o fabrica. Assim como no modelo norte-americano , a entrada de carregamento rápido é apenas uma adaptação da entrada comum, o que facilita na hora de realizar a recarga rápida.
4 – GB/T
O maior mercado de carros elétricos do mundo tem seu próprio padrão de carregamento. Além da China o padrão GB/T é utilizado também na Índia. É o modelo encontrado nos carros elétricos vendidos pela JAC no Brasil, mas a marca disponibiliza o adaptador que converte o europeu dos eletropostos para o chinês encontrado no veículo. Mas vale atenção: apesar de ter o mesmo nome para as versões de corrente contínua e alternada, os encaixes não são os mesmos.
5 – Tesla
O último padrão disponível é o desenvolvido pela fabricante estadunidense Tesla. O modelo da empresa de Elon Musk não diferencia corrente alternada de corrente contínua, o que fará a diferença da velocidade é o ponto de recarga. Os modelos da Tesla disponíveis no Brasil podem enfrentar dificuldades ao utilizar os postos de carga, por serem importados independentemente, o padrão encontrado no carro será o do país de origem do carro.
No Brasil o padrão mais comum é o mesmo utilizado na Europa, tanto para recargas de corrente alternada quanto de corrente contínua. Um padrão global de carregadores elétricos poderia facilitar a vida das montadoras que importam seus veículos elétricos ao redor do mundo e também dos compradores, que não precisariam ter mais dúvidas.
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