sexta, 26 de abril de 2024
Connect with us


BemRural

Desperdício de alimentos e comércio na internet estão em debate na OCDE, em reunião com a presença do Mapa

Publicado em

Perdas e desperdícios de alimentos estão sendo discutidas pela Organização para o Desenvolvimento Econômico (OCDE), até o dia 28, em Bonn, Alemanha, em reunião que trata da Aplicação de Padrões Internacionais de Frutas e Hortaliças. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está representado no evento, que teve início ontem, pelo auditor fiscal agropecuário do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), André Bispo. A iniciativa da OCDE faz parte do seu Programa de Frutas e Hortaliças Frescas. Um dos objetivos da participação brasileira é incrementar as exportações de vegetais para a União Européia e outros mercados. 

Está em debate a avaliação do impacto do aumento das vendas de produtos hortícolas na internet e por meio de aplicativos e as medidas necessárias para que esses produtos atendam aos requisitos de qualidade dos padrões e normas em vigor.

Amostras de uvas de mesa, morangos e alfaces também serão avaliadas de forma conjunta entre os países membros do Programa de Frutas e Hortaliças da OCDE e os representantes da fiscalização sanitária da Europa, produtores, importadores e exportadores desses produtos. A amostragem servirá para definir padrões de qualidade que a Europa vai exigir no comércio destes produtos. A OCDE tem um manual que contém as características de cada produto.

Maiores informações sobre a reunião, bem como sobre o Programa de Frutas e Hortaliças da OCDE podem ser obtidas no link: (http://www.agricultura.gov.br/assuntos/inspecao/produtos-vegetal/grupos-de-trabalho-do-codex-alimentarius-coordenados-pelo-dipov).

O governo brasileiro tem participado de cerca de 36 instâncias da organização, como associado, participante ou convidado da OCDE, e já aderiu a 26 Recomendações e outros instrumentos da Organização.

Em junho de 2015, foi assinado entre as partes acordo de cooperação, que permite aprofundar e sistematizar o relacionamento bilateral. O acordo institucionaliza a participação brasileira em diversos foros da OCDE e estabelece mecanismos para a definição de linhas de trabalho.

Mais informações à Imprensa:Coordenação geral de Comunicação Social
Janete Lima
[email protected]

BemRural

Após “luta” de 1h30, jaú de 150 kg é pescado e solto novamente no rio em Tangará

Published

on

Foto: G1

Uma “luta” travada entre pescador e peixe levou cerca de uma hora e meia. Mas não era qualquer peixe. O animal em questão trata-se de um jaú que pesa cerca de 150 quilos. Essa história, que não é conversa de pescador, aconteceu em Tangará da Serra no rio Sepotuba e foi destaque no noticiário de Mato Grosso.

O empresário Lucas Torrente e seus amigos é que pescaram o jaú de 150 kg. Entre fisgar o bicho e levá-lo ate um barranco, se passaram uma hora e meia. Depois de toda essa peleia, o peixão foi solto e voltou para as águas do Sepotuba.

De acordo com o biólogo da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Valdo Troy, em entrevista concedida ao portal G1, um peixe deste peso é uma exceção e tem um papel essencial, que é controlar a população de peixes.

“Seria humanamente impossível brigar sozinho com um peixe daquele tamanho. Foi essencial a experiência junto com meus parceiros, porque o jaú é um peixe muito forte”, disse Lucas, que fisgou o bicho, ao portal. “Ele passava tranquilamente uns 150 kg. Se a gente submetesse ele a uma balança, poderia machucá-lo. Então, nós o soltamos e a dúvida ficou”, completou.

Continue Reading

BemRural

FRANGO/CEPEA: Demanda externa cresce; preços sobem no Brasil

Published

on


Cepea, 08/04/2022 – A maior demanda internacional pela carne de frango motivou altas nos preços domésticos da proteína, segundo informações do Cepea. Com menor disponibilidade interna de muitos produtos, como peito e filé, vendedores seguem elevando as cotações, buscando garantir a margem frente ao custo de produção ainda alto. Além das exportações, o período de início de mês, com o recebimento do salário por parte da população, também favoreceu as altas nos preços. De acordo com dados da Secex, 385 mil toneladas de carne de frango foram exportadas em março, quantidade 13,3% acima da observada em fevereiro e ainda 4,8% maior que a exportada em março/21. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

Fonte: CEPEA

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana