Brasnorte
Prefeito Edelo Ferrari confirma aprovação dos primeiros 79 títulos de regularização da Tibagi

Edelo Ferrari, Prefeito de Brasnorte, anunciou mais uma grande notícia no que diz respeito à regularização fundiária da Gleba Tibagi, um processo que já se estende por mais de 30 anos. Nesta quinta-feira, 06, a Prefeitura foi comunicada pelo INCRA sobre a aprovação de 79 títulos de regularização, de um total de mais de 200 que foram encaminhados. Esses títulos já estão totalmente regulares e seguem agora para a fase de impressão em Brasília.
O Prefeito informou que segue em contato com o INCRA, que ainda não definiu uma data exata para a entrega dos documentos. Após a impressão, os títulos retornarão ao INCRA e posteriormente serão levados para Brasnorte, onde será realizada a coleta de assinaturas dos parceleiros, em parceria com o Sindicato, a Secretaria de Agricultura, o programa Titula Brasil e a Prefeitura.
Depois dessa etapa, os documentos serão enviados ao cartório para registro, culminando em um evento oficial de entrega aos moradores da Tibagi.
Ferrari destacou a importância da mobilização dos moradores para avançar ainda mais na regularização. Ele solicitou que todos os parceleiros da Tibagi apresentem sua documentação para que novos títulos possam ser avaliados e emitidos pelo INCRA, ampliando o número de famílias beneficiadas.

“Essa é mais uma conquista fruto da união de esforços de diversas instituições. Parabenizamos o Edilson do Sindicato, o Evandro da Secretaria de Agricultura, a Câmara Municipal – tanto a atual legislatura quanto a passada – pelo apoio, além dos parceleiros, a empresa responsável pelo georreferenciamento e todos os servidores do INCRA e da Prefeitura pelo trabalho e dedicação, salientou.
Brasnorte
Brasnorte é destaque nacional na COP 30 e representa MT ao lado do Pantanal

O prefeito de Brasnorte, Edelo Ferrari, anunciou nesta quarta-feira, 12, o destaque do município no Catálogo do Brasil apresentado durante a COP 30, conferência internacional sobre mudanças climáticas que acontece em Belém, no Pará. A participação marcou a presença de Brasnorte no cenário mundial, com destaque para o potencial no turismo sustentável, lado a lado com o Pantanal matogrossense.
Apenas dois destinos representaram Mato Grosso no evento: o Pantanal e Brasnorte, ambos inseridos no Mapa do Turismo.


Edelo Ferrari destacou que o trabalho de Brasnorte se tornou referência nacional, demonstrando que sustentabilidade e amor pela terra são pilares da administração. O prefeito agradeceu à equipe da Prefeitura, aos Povos Indígenas Manoki, Myky e Rikbatsa, e ao Sebrae pela parceria e dedicação que tornaram possível essa conquista. “É Brasnorte para o mundo”, celebrou o prefeito.
Brasnorte
Juiz Eleitoral nega pedido de Promotora e mantém Edelo Ferrari elegível

O juiz Romeu Cunha, da 56ª Zona Eleitoral de Brasnorte, negou o pedido feito pela Promotoria Eleitoral para tornar o prefeito Edelo Ferrari inelegível. Com a decisão, Edelo segue com seus direitos políticos preservados e permanece apto a disputar qualquer eleição, inclusive estando atualmente no exercício do cargo de prefeito.
O magistrado manteve sua decisão anterior pela cassação dos mandatos do prefeito, da vice-prefeita Roseli Borges e do vereador Gilmar Gonçalves. A decisão judicial se baseia em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), movida por suposta prática de compra de votos junto a comunidades indígenas durante o processo eleitoral de 2024. Cabe recurso da decisão.
Edelo Ferrari anunciou que recorrerá da cassação no cargo, ou seja, continuará exercendo normalmente suas funções enquanto o recurso tramita. A defesa do prefeito reitera que não há provas de compra de votos e sustenta que as acusações são infundadas.
Na última sexta-feira, 04, lideranças indígenas das quatro etnias presentes em Brasnorte realizaram uma manifestação pacífica em frente ao fórum da cidade em apoio ao prefeito. Durante o protesto, os indígenas declararam que não foram abordados por Edelo ou qualquer representante da campanha dele para negociar votos, reafirmando que o apoio nas urnas foi espontâneo.

“Votamos conscientes, não vendemos votos. Respeitem o nosso direito de escolher em quem queremos votar. Os indígenas sabem escolher em quem querem votar, não vendemos os nossos votos e sabemos dos nossos direitos”, afirmaram as lideranças indígenas durante a manifestação.
-
Tangará da Serra1 dia atrásEmpresário de 35 anos morre em capotamento no Anel Viário de Tangará da Serra
-
Tangará da Serra5 dias atrásVítima decapitada em Tangará: Crime é considerado um dos mais brutais já registrados
-
Tangará da Serra3 dias atrásMãe faz apelo por informações do filho de 17 anos que desapareceu em Tangará
-
Tangará da Serra2 dias atrásPM resgata mulher mantida em cárcere privado durante a madrugada em Tangará
-
Tangará da Serra5 dias atrásMotorista perde controle de carro e colide contra poste próximo ao Cristo em Tangará
-
Tangará da Serra5 dias atrásPJC de Tangará apreende mais de 2 mil pinos de cocaína com traficante em ponte do Rio Paraguai
-
Tangará da Serra1 dia atrásVítima presa às ferragens é salva pelo Corpo de Bombeiros em Tangará
-
Tangará da Serra5 dias atrásMotociclista fica ferida após carro invadir preferencial no Jardim Shangrilá








