Tangará da Serra
Vivá Construtora: você sabe a importância das vergas e contravergas para sua obra?
Você já deve ter visto em residências, trincas e fissuras saindo em sentido diagonais de quinas de janelas, portas ou aberturas de alvenaria. Essas trincas podem evoluir para um problema mais grave se não forem corrigidas a tempo desvalorizando o valor do seu imóvel.
O método adequado para prevenir essa patologia é aplicando em sua obra vergas e contravergas de forma correta. Vergas e contraverga são elementos estruturais presentes na alvenaria que funcionam como pequenas vigas para a distribuição de cargas e tensões em vãos de janelas, portas e aberturas.
As vergas ficam em cima de portas, janelas, alçapões ou qual quer outro tipo de aberturas presentes em uma obra, a contraverga fica na parte baixa de janelas ou qualquer outro tipo de abertura que demande um peitoril. Tanto as vergas como as contra vergas devem ser maiores que as abertura das janelas e portas, em média 20% do tamanho do vão, assim distribuindo as cargas da cortina das paredes corretamente sobre a estrutura, sua altura mínima deve ser de 10 cm, sempre armada.
Na hora de contratar a empresa que construirá seu imóvel, faça visitas nas obras e andamento e observe o método construtivo aplicado, para garantir que sua obra seja executado dentro do padrão de qualidade que você espera.
Fonte: Tony Rios – 10º Semestre – Eng. Civil – UNEMAT / Estagiário na empresa Vivá Construtora e Incorporadora

Tangará da Serra
Curso gratuito de regência com Anselmo Parabá começa neste sábado em Tangará da Serra
O projeto Anjos da Lata 10 Anos – Unindo Propósitos segue com inscrições abertas para o Curso de Formação Básica de Regência de Banda e Experimentalismo, que começa neste sábado, dia 26 de abril, no IFMT Campus Tangará da Serra, às 13h. As aulas acontecerão sempre no último sábado de cada mês, até novembro de 2025.
O curso é gratuito, com certificação oficial, e é voltado para pessoas a partir de 16 anos, como músicos, regentes de fanfarra, professores, arte-educadores, artistas, estudantes de licenciatura e interessados em geral. Não é preciso ter curso superior para participar. Além das aulas teóricas e práticas, os participantes terão 60 horas de formação, incluindo estágio supervisionado.
Além de Tangará da Serra, podem participar pessoas das cidades vizinhas, como Nova Olímpia, Arenápolis, Denise, Campo Novo do Parecis e Santo Afonso.
As inscrições continuam abertas e podem ser feitas pelo Instagram @anjosdalata (link na bio) ou diretamente pelo formulário online: VEJA AQUI. A formação será conduzida por Anselmo Parabá, referência em educação musical e projetos socioculturais.
O projeto foi contemplado pelo Edital Viver Cultura – Expressões Artísticas (Lei Paulo Gustavo), com apoio do Ministério da Cultura, do Governo de Mato Grosso e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL). A realização é da Associação de Empreendedores Criativos de Mato Grosso, em parceria com o IFMT Tangará da Serra.
Se você é artista, educador ou estudante e quer aprender a reger bandas e criar música com instrumentos alternativos, essa é sua chance! Para mais informações, é só entrar em contato pelo WhatsApp: (65) 99610-7052.
Alexandre Rolim/Assessoria
Tangará da Serra
Tangará da Serra realiza adesão simplificada ao recurso da PNAB 2025–2029 para a Cultura
A Prefeitura de Tangará da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo está participando em João Pessoa na Paraíba, do 2º Encontro Nacional de Gestores da Cultura, onde realizou com sucesso a adesão ao financiamento previsto na Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) para o período de 2025 a 2029.
Com essa adesão, o município garante o acesso continuado aos recursos federais destinados ao fortalecimento das políticas públicas culturais. O repasse permitirá a promoção de ações estruturantes, apoio a fazedores de cultura locais, manutenção de espaços culturais e incentivo a projetos que valorizem a diversidade cultural tangaraense.
Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Welington Machado Rondon, “a adesão à PNAB é uma vitória importante para o setor cultural de Tangará da Serra. Esses recursos vão permitir que a gente avance ainda mais nas políticas públicas voltadas à cultura, valorizando nossos artistas, promovendo a inclusão e fortalecendo a identidade cultural do nosso povo.” O valor do repasse por ciclo é de 738.777,43 e somando no valor total até 2029 2.955.109,72 reais.
Essa é mais uma conquista importante para a cultura de Tangará da Serra, que segue firme no compromisso de ampliar o acesso, apoiar os trabalhadores da cultura e fomentar a produção artística em todas as suas expressões.
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Grupo que lucrou mais de R$ 13 milhões com tráfico em Tangará é desarticulado
-
Polícia1 dia atrás
Jovem que estava desaparecida é encontrada morta em Diamantino
-
Polícia3 dias atrás
Adolescente de 16 anos é sequestrada, morta e tem corpo jogado em poço
-
Tangará da Serra3 dias atrás
TJ absolve Fábio Junqueira e reconhece conduta correta em caso envolvendo ex-secretário de Saúde
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Obras do Hospital Regional de Tangará da Serra chegam a 42% de execução
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Polícia Militar prende foragido condenado a 11 anos por roubo em Tangará
-
Mundo5 dias atrás
Morre aos 88 anos o Papa Francisco, líder máximo da Igreja Católica
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Polícia Civil de Tangará alcança quase 100% de resolutividade nas investigações de roubo