sábado, 15 de novembro de 2025
Connect with us


Brasnorte

Edelo e Lorena entram para história ao criarem Secretaria de Assuntos Indígenas de Brasnorte

Publicado em

Marco histórico para Brasnorte e para Mato Grosso. O Prefeito Edelo Ferrari e a Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Lorena Ferrari, entraram para a história local ao criarem a Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas, tornando Brasnorte uma das primeiras cidades de MT a ter um órgão específico para atender as demandas dos povos indígenas.

A inauguração da Secretaria aconteceu nesta sexta-feira, 26 e contou com a presença da Primeira Dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, do Deputado Estadual Beto Dois a Um, Vereadores, lideranças locais e indígenas das etnias Manoky, Miky e Rikbatsa, beneficiadas com a criação do novo órgão que será gerido pelo agora Secretário Municipal Assuntos Indígenas, Nilo Rikbatsa.

“Só tenho a agradecer à minha esposa, Primeira Dama Lorena Ferrari que tanto se dedicou para tornar esse sonho uma realidade. Agradeço ainda aos nossos servidores, à Dona Virgínia por todo o apoio, ao Governador Mauro Mendes, ao amigo Deputado Beto Dois a Um, grande parceiro de Brasnorte e à Câmara Municipal pelo empenho”, destacou o Prefeito.

A cerimônia de criação da Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas aconteceu na Câmara de Vereadores, onde autoridades e representantes das comunidades indígenas se reuniram para celebrar mais esse importante passo rumo à valorização e respeito aos povos originários da região.

Com essa iniciativa, Brasnorte se torna o segundo município do estado de Mato Grosso a implantar um órgão específico para atender as demandas dos povos indígenas no Município, que abriga as etnias Manoky, Miky e Rikbatsa.

“A criação da Secretaria é uma ação pioneira e representa um avanço significativo na promoção da inclusão e no reconhecimento da importância da cultura e dos direitos dos povos indígenas em Brasnorte e em todo o estado”, salientou Virgínia Mendes.

Lorena Ferrari enalteceu a importância da criação do órgão e afirmou que a Primeira Dama de Mato Grosso é uma inspiração. “Linda, histórica e merecida homenagem aos nossos Povos Indígenas. Agradeço de coração à Virgínia Mendes, que tem um trabalho respeitado em todo o Brasil na defesa de direitos e melhoria da qualidade de vida dos nossos indígenas”, destacou.

Brasnorte

Brasnorte é destaque nacional na COP 30 e representa MT ao lado do Pantanal

Published

on

O prefeito de Brasnorte, Edelo Ferrari, anunciou nesta quarta-feira, 12, o destaque do município no Catálogo do Brasil apresentado durante a COP 30, conferência internacional sobre mudanças climáticas que acontece em Belém, no Pará. A participação marcou a presença de Brasnorte no cenário mundial, com destaque para o potencial no turismo sustentável, lado a lado com o Pantanal matogrossense.

Apenas dois destinos representaram Mato Grosso no evento: o Pantanal e Brasnorte, ambos inseridos no Mapa do Turismo.

Edelo Ferrari destacou que o trabalho de Brasnorte se tornou referência nacional, demonstrando que sustentabilidade e amor pela terra são pilares da administração. O prefeito agradeceu à equipe da Prefeitura, aos Povos Indígenas Manoki, Myky e Rikbatsa, e ao Sebrae pela parceria e dedicação que tornaram possível essa conquista. “É Brasnorte para o mundo”, celebrou o prefeito.

Continue Reading

Brasnorte

Juiz Eleitoral nega pedido de Promotora e mantém Edelo Ferrari elegível

Published

on

O juiz Romeu Cunha, da 56ª Zona Eleitoral de Brasnorte, negou o pedido feito pela Promotoria Eleitoral para tornar o prefeito Edelo Ferrari inelegível. Com a decisão, Edelo segue com seus direitos políticos preservados e permanece apto a disputar qualquer eleição, inclusive estando atualmente no exercício do cargo de prefeito.

O magistrado manteve sua decisão anterior pela cassação dos mandatos do prefeito, da vice-prefeita Roseli Borges e do vereador Gilmar Gonçalves. A decisão judicial se baseia em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), movida por suposta prática de compra de votos junto a comunidades indígenas durante o processo eleitoral de 2024. Cabe recurso da decisão.

Edelo Ferrari anunciou que recorrerá da cassação no cargo, ou seja, continuará exercendo normalmente suas funções enquanto o recurso tramita. A defesa do prefeito reitera que não há provas de compra de votos e sustenta que as acusações são infundadas.

Na última sexta-feira, 04, lideranças indígenas das quatro etnias presentes em Brasnorte realizaram uma manifestação pacífica em frente ao fórum da cidade em apoio ao prefeito. Durante o protesto, os indígenas declararam que não foram abordados por Edelo ou qualquer representante da campanha dele para negociar votos, reafirmando que o apoio nas urnas foi espontâneo.

“Votamos conscientes, não vendemos votos. Respeitem o nosso direito de escolher em quem queremos votar. Os indígenas sabem escolher em quem querem votar, não vendemos os nossos votos e sabemos dos nossos direitos”, afirmaram as lideranças indígenas durante a manifestação.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana