conecte-se conosco


Política MT

Xuxu Dal Molin acompanha andamento das obras de reforma e ampliação do Hospital Regional de Sorriso

Publicado

Foto: KATIANA PEREIRA

Foto: KATIANA PEREIRA

O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC-MT) acompanhou, na quarta-feira, dia 19,  a visita técnica do secretário de Saúde o Estado Gilberto Figueiredo ao Hospital Regional de Sorriso (396 km de Cuiabá), que está em fase de obras. O investimento do governo do estado é na ordem de R$ 8,4 milhões em reforma, construção da cozinha e refeitório, e readequação do lactário, banco de leite, recepção, ambulatórios, unidade de terapia intensiva e centro cirúrgico.

Ao todo, conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES) será realizada obra para a recuperação da fachada, recepções, salas de espera, cozinha, refeitório, consultórios, enfermarias, centro cirúrgico, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e salas de urgência e emergência. Assim, a unidade passará a contar com mais 38 leitos de pronto atendimento, duas salas de parto e 12 leitos para maternidade, mais uma sala de centro cirúrgico e sala de recuperação anestésica.

Xuxu Dal Molin foi um dos grandes articuladores junto ao Governo para dar agilidade a todo o processo e tem acompanhado de perto os trabalhos. “A reforma do hospital regional é uma das minhas grandes metas de trabalho parlamentar. Tenho acompanhado de perto tudo. As pessoas me perguntam qual o andamento, como as obras estão, quando será entregue, então é uma prestação de contas também à sociedade. Esse hospital é primordial para moradores de 15 cidades do Vale do Teles Pires. E estamos realizando um sonho, que antes era só promessa”, disse o deputado.

O secretário Gilberto Figueiredo esteve com sua equipe técnica em Sorriso, visitou canais da imprensa, fez vistoria na unidade de Saúde para acompanhar o cronograma de execução da obra. “Já fizemos o processo licitatório, finalizamos todas as etapas burocráticas, assinamos o contrato e já emitimos ordem de fornecimento. Agora a obra já está andando. É importante frisar que não se trata apenas da conclusão de uma cozinha iniciada há 10 anos, mas sim da reforma completa do Hospital Regional”, declarou o secretário Gilberto Figueiredo à imprensa.

Conforme o secretário, os trabalhos de readequação predial preveem substituição da cobertura, com a troca de todo o telhado, piso, pintura das paredes, instalações elétricas e a inclusão do Programa de Combate ao Incêndio e Pânico.

A SES afirmou que o cronograma da obra não vai interferir no atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que continuará realizando os serviços de referência para 15 municípios da região. A previsão da secretaria é concluir o cronograma da obra em abril de 2021.

Fonte: ALMT
Comentários Facebook

Política MT

Thiago Silva pede que Estado compre produtos da agricultura familiar para doar durante pandemia

Publicado

por

Thiago Silva durante sessão plenária na ALMT.

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado estadual Thiago Silva (MDB), preocupado com a saúde e a questão econômica neste momento de pandemia por Covid-19, tem apresentado algumas iniciativas em favor dos pequenos produtores. Por meio de projeto de lei 267/2020 e indicação, o parlamentar sugere que o governo do Estado crie um programa de aquisição de produtos da agricultura familiar durante o período de calamidade pública, com objetivo de fazer doações de alimentos as pessoas que mais precisam. 
O Estado deverá realizar compras emergenciais de produtos oriundos da agricultura familiar, da produção orgânica e agroecológica. Os feirantes têm cobrado o deputado e toda a Assembleia por conta da paralisação das feiras e o projeto apresentado por Thiago Silva vai ao encontro da demanda deles, pois o Governo compraria os alimentos dos feirantes dos 141 municípios. 
Segundo o parlamentar, essa ação irá estimular a economia dos pequenos produtores. “Com essa nova lei, o ganho também será do pequeno produtor, que venderá para o Estado e aumentará sua renda neste momento de poucas vendas. Além disso, o Estado dará alimentação de qualidade para quem está com dificuldades durante a pandemia”, disse Silva. Thiago defende na Assembleia Legislativa as demandas dos pequenos produtores e assentados de todas as regiões de Mato Grosso.

Fonte: ALMT
Comentários Facebook
Continue lendo

Política MT

Max Russi defende ampliação de atividades das entidades filantrópicas como medida preventiva de combate ao coronavírus

Publicado

por

O deputado avalia que a medida é um plano de contingência, diante da evolução da doença, que poderá trazer mais segurança a população mato-grossense, assim como amortizar um colapso no Sistema Único de Saúde (SUS).

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

A manutenção e ampliação de atividades das entidades filantrópicas de saúde de Mato Grosso, durante o período de estado de calamidade pública, também é uma das medidas de combate ao coronavírus propostas pelo deputado Max Russi (PSB). O Projeto de Lei nº 237/2020 , apresentado pelo parlamentar na Assembleia Legislativa, reúne ideias que estão sendo debatidas no Congresso Nacional, na intenção de formatar ações de combate à Covid-19.

De acordo com a redação do PL, a ideia é que os hospitais filantrópicos possam realizar um esforço extra na luta contra a pandemia, com a criação de no mínimo 30% a capacidade dos leitos nos Centros de Terapia Intensiva – CTI, como quesito providencial, tendo por base a previsão do crescimento proporcional de infectados nos próximos meses.

O deputado avalia que a medida é um plano de contingência, diante da evolução da doença, que poderá trazer mais segurança a população mato-grossense, assim como amortizar um colapso no Sistema Único de Saúde (SUS).

 “Essa medidas precisam ser tomados com urgência, dado as previsões de avanço de contaminação desse vírus”, reforçou.

Outro fator, destacado pelo deputado Max Russi, é quanto às avaliações do cumprimento das metas quantitativas e qualitativas dos contratos, que impactam nos repasses dos valores financeiros contratualizados.

“É importante garantir, por instrumento legal, os repasses dos valores financeiros contratualizados em sua integralidade, neste período que exigirá o máximo de condições de trabalho dos prestadores de serviços ao SUS”, contextualizou.

Fonte: ALMT
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana