conecte-se conosco


Esportes

Xadrez vira prioridade de investimento esportivo para o governo federal

Publicado


O governo federal anunciou investimento no xadrez
Reprodução/ Governo do Estado de S. Paulo

O governo federal anunciou investimento no xadrez

O xadrez será um esporte que ganhará investimento especial do governo federal nos próximos anos. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (10) pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra, durante a abertura do Aberto do Brasil Terra Viva, em Brasília.

Leia também: Série documental sobre vida de Serena Williams estreia na HBO segunda-feira

Classificado como esporte da mente, o jogo de xadrez está presente no Brasil desde a década de 1920 e a Confederação Brasileira de Xadrez é a responsável por regulamentar o investimento em campeonatos oficiais e amadores do país.

Durante o evento, o ministro Osmar Terra exaltou os benefícios de jogar xadrez e salientou que o governo aumentará o suporte financeiro no esporte. “O xadrez vai entrar para a prioridade dos esportes brasileiros. Vai ter aporte de recursos públicos”.

E completou. “É um esporte que desenvolve habilidades matemáticas, aprimora o raciocínio lógico, auxilia a pessoa a prever acontecimentos e ter a soluções para problemas. É completo nesse aspecto, porque também ajuda na formação de disciplina, na focalização”, disse Terra.

No Campeonato Brasileiro de Xadrez, realizado desde 1927, a paulista Juliana Terao é tricampeã. A nível internacional, o Brasil não conta com nenhuma mestre de xadrez entre os 100 maiores do ranking da FIDE – Federação Internacional de Xadrez.

Leia mais:  Torcida do Napoli usa cartazes para homenagear zagueiro vítima de racismo

Leia também:  Com 16 anos, joia da base do Santos assina primeiro contrato com o clube

A ideia é incentivar as competições nas escolas, nos municípios e nos estados do Brasil. O futuro secretário especial dos Esportes , Marco Aurélio Vieira, também comentou sobre os novos rumos do esporte brasileiro.

“Nossa ideia é fazer uma revisão do planejamento estratégico para incluir esportes que não vinham tendo a devida atenção dos brasileiros, notadamente os da mente, os eletrônicos e os radicais. O foco vai ser um equilíbrio entre o que é esporte de alto nível e o que é educacional e de lazer”, comentou o secretário.

São considerados jogos da mente o xadrez, o bridfge, damas, go e pôquer. Essas modalidades tem um campeonato próprio, os Jogos Mundiais de Esportes Mentais, que teve sua primeira edição em 2008.

Já os esportes eletrônicos, conhecido também como E-sports tem crescido no Brasil nos últimos anos. Com competições transmitidas pelos canais a cabo e em grandes ginásios, as premiações das competições de esportes eletrônicos já chegaram na casa dos milhões.

Leia também:  Vaticano cria equipe de atletismo e sonha em participar das Olimpíadas

O que você espera sobre o investimento do Governo Federal em jogos da mente, como o xadrez?

Comentários Facebook
publicidade

Esportes

Com oito brasileiros na disputa, Libertadores 2019 começa nesta terça-feira

Publicado

por


Libertadores 2019 começa nesta terça-feira (22)
Reprodução / Conmebol

Libertadores 2019 começa nesta terça-feira (22)

Com premiação milionária ao campeão, a Libertadores 2019 começa nesta terça-feira (22) com a partida entre Delfín, do Equador, e Nacional, do Paraguai, pela primeira fase da competição.

Leia também:  Polícia suspende buscas por avião que desapareceu com jogador a bordo

O primeiro confronto da Libertadores 2019 será realizado no estádio Jocay, em Manta, no Equador. O início do jogo está previsto para acontecer a partir das 21h30 (horário de Brasília).

Nesta quinta-feira outras duas partidas da primeira fase também serão realizadas. O Deportivo La Guaira, da Venezuela, pegará o Real Garcilaso, do Peru, e o Bolívar, da Bolívia, enfrentará o Defensor, do Uruguai. Os jogos da volta entre essas equipes serão disputados nos dias 29 e 30 de janeiro.

No total, serão 10 meses de competição e a Libertadores encerrará somente no dia 23 de novembro, em Santiago, no Chile. Essa será a primeira edição que a final será decidida em jogo único.

Os times brasileiros entram em campo apenas no mês que vem. Na segunda fase, também conhecida como pré-Libertadores, o Atlético Mineiro enfrenta o Danúbio no dia 05 de fevereiro as 19h15 e o São Paulo jogará contra o Talleres no dia seguinte, as 21h30.

Leia também:  Usain Bolt anuncia aposentadoria do futebol: “foi divertido enquanto durou”

Ao total, oito equipes brasileiras estarão disputando a Libertadores este ano. O Internacional está no Grupo A com Alianza Lima e River Plate, esperando o vencedor dos confrontos da segunda fase, podendo ser até o São Paulo.

Leia mais:  Confusão em liga universitária de futebol americano marca feriado nos EUA

O Cruzeiro está no Grupo B com Deportivo Lara, Emelec e Huracán. No grupo D, o Flamengo enfrentará Liga de Quito, Peñarol e San José. Campeão brasileiro em 2018, o Palmeiras está no Grupo F com o Junior e o San Lorenzo, mantendo uma vaga restante para o classificado da segunda fase.

No grupo G o Atlético-PR jogará contra o Boca Juniors, Tolima e Jorge Wilstermann. E o último time brasileiro também espera um time das fases preliminares. O Grêmio está no Grupo H que enfrentará o Rosário e a Universidade Católica.

Leia também:  Cristiano Ronaldo admite fraude e faz acordo milionário com Justiça espanhola

O vencedor da Libertadores 2019 embolsará US$ 12 milhões, seis a mais do que o River Plate ganhou por ter sido campeão da edição passada do torneio. No total, serão distribuídos US$ 161,9 milhões aos 47 participantes da competição.

Comentários Facebook
Continue lendo

Esportes

Depois de vencer o Chelsea, Arsenal faz ‘construção de equipe’ em paintball

Publicado

por


Time do Arsenal faz atividade de grupo num paintball
Reprodução

Time do Arsenal faz atividade de grupo num paintball

Nesta terça-feira os atletas do Arsenal tiveram uma atividade diferente. O treinador Unai Emery, publicou em seu Twitter uma foto de todo o elenco num paintball, um esporte de combate onde o objetivo é atingir o oponente com armas de ar comprimido que atiram bolas de tinta colorida.

Leia também:  Polícia suspende as buscas de avião que caiu com jogador argentino a bordo

De acordo com o jornal Mirror , a atividade da equipe londrina tinha como objetivo treinar a interação e a construção da equipe, porém eles também consideram que foi uma recompensa pela vitória contra o Chelsea no fim de semana.

A ideia teria partido do treinador do Arsenal , Unai Emery, para fugir um pouco da rotina. Apesar da boa ideia do clube, um detalhe da foto chamou atenção e causou uma leve polêmica em cima do alemão Mesut Ozil.

Alguns atletas aparecem com bandeiras de seus países nas mãos como Lucas Torreira, com a bandeira do Uruguai, Sokratis e Kostas Manolas com uma grande bandeira da Grécia e Kolasinac com a bandeira da Bósnia no canto esquerdo.

Outros jogadores levaram as bandeiras em suas toucas e foi isso que chamou atenção na imagem.


Mesut Ozil, durante atividade no paintball, estava usando touca que chamou atenção dos fãs na rede social
Reprodução

Mesut Ozil, durante atividade no paintball, estava usando touca que chamou atenção dos fãs na rede social

O alemão Mesut Ozil deixou de defender a seleção alemã após a Copa do Mundo de 2018 por conta de várias críticas ao seu desempenho em campo e por uma questão política.

Leia mais:  Buffon cita o Flamengo em entrevista e revela: “Meus filhos são Fluminense”

Leia também: Conheça Emiliano Sala, jogador que estava em avião que desapareceu

Antes do Mundial, Ozil postou uma foto em suas redes sociais com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, que não mantém boas relações com a Alemanha e é considerado um ditador em seu país.

A touca que o meia usava durante a partida de paintball era vermelha com uma linha branca, muito parecida com a bandeira da Turquia. Isso gerou comentários nas redes sociais, pois Ozil tem herança turca. Porém, os comentários ficaram no meio da internet e não tiveram muita reverberação.

Outro fato citado pelo Mirror foi a excessiva proteção de Aaron Ramsey para a atividade do clube. O jornal fez uma brincadeira com o fato do jogador de País de Gales estar em negociação com a Juventus e se ‘proteger’ para chegar ao time italiano bem fisicamente.

Leia também:  Cristiano Ronaldo admite fraude e faz acordo milionário com Justiça espanhola

Polêmica a parte e após a atividade em grupo, o Arsenal recebe o Manchester United na sexta-feira (25) as 17h55 pela quarta rodada da Copa da Inglaterra.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana