conecte-se conosco


Esportes

Xadrez vira prioridade de investimento esportivo para o governo federal

Publicado


O governo federal anunciou investimento no xadrez
Reprodução/ Governo do Estado de S. Paulo
O governo federal anunciou investimento no xadrez

O xadrez será um esporte que ganhará investimento especial do governo federal nos próximos anos. O anúncio foi feito na noite desta quinta-feira (10) pelo ministro da Cidadania, Osmar Terra, durante a abertura do Aberto do Brasil Terra Viva, em Brasília.

Leia também: Série documental sobre vida de Serena Williams estreia na HBO segunda-feira

Classificado como esporte da mente, o jogo de xadrez está presente no Brasil desde a década de 1920 e a Confederação Brasileira de Xadrez é a responsável por regulamentar o investimento
em campeonatos oficiais e amadores do país.

Durante o evento, o ministro Osmar Terra exaltou os benefícios de jogar xadrez e salientou que o governo aumentará o suporte financeiro no esporte. “O xadrez vai entrar para a prioridade dos esportes brasileiros. Vai ter aporte de recursos públicos”.

E completou. “É um esporte que desenvolve habilidades matemáticas, aprimora o raciocínio lógico, auxilia a pessoa a prever acontecimentos e ter a soluções para problemas. É completo nesse aspecto, porque também ajuda na formação de disciplina, na focalização”, disse Terra.

No Campeonato Brasileiro de Xadrez, realizado desde 1927, a paulista Juliana Terao é tricampeã. A nível internacional, o Brasil não conta com nenhuma mestre de xadrez entre os 100 maiores do ranking da FIDE – Federação Internacional de Xadrez.

Leia mais:  Favorito à Bola de Ouro, Modric é eleito melhor jogador do ano pela IFFHS

Leia também:  Com 16 anos, joia da base do Santos assina primeiro contrato com o clube

A ideia é incentivar as competições nas escolas, nos municípios e nos estados do Brasil. O futuro secretário especial dos Esportes
, Marco Aurélio Vieira, também comentou sobre os novos rumos do esporte brasileiro.

“Nossa ideia é fazer uma revisão do planejamento estratégico para incluir esportes que não vinham tendo a devida atenção dos brasileiros, notadamente os da mente, os eletrônicos e os radicais. O foco vai ser um equilíbrio entre o que é esporte de alto nível e o que é educacional e de lazer”, comentou o secretário.

São considerados jogos da mente o xadrez,
o bridfge, damas, go e pôquer. Essas modalidades tem um campeonato próprio, os Jogos Mundiais de Esportes Mentais, que teve sua primeira edição em 2008.

Já os esportes eletrônicos, conhecido também como E-sports tem crescido no Brasil nos últimos anos. Com competições transmitidas pelos canais a cabo e em grandes ginásios, as premiações das competições de esportes eletrônicos já chegaram na casa dos milhões.

Leia também:  Vaticano cria equipe de atletismo e sonha em participar das Olimpíadas


O que você espera sobre o investimento
do Governo Federal em jogos da mente, como o xadrez?

Comentários Facebook
publicidade

Esportes

Confira a agenda do futebol desta quinta-feira, dia 20 de junho de 2019

Publicado

por

seleção feminina dos estados unidos
Reprodução
Estados Unidos x Suécia são o destaque da agenda do futebol desta quinta-feira

Na agenda do futebol desta quinta-feira tem bola rolando nos torneios internacionais entre seleções, na Copa do Mundo feminina e no Brasileirão.

Confira abaixo os jogos do dia. Os horários da agenda do futebol são de Brasília.

Copa do Mundo de futebol feminino

13h00 – Camarões x Nova Zelândia
13h00 – Holanda x Canadá
16h00 – Suécia x Estados Unidos
16h00 – Tailândia x Chile

Campeonato Europeu sub 21

13h30 – Dinamarca x Áustria
16h00 – Alemanha x Sérvia

Campeonato Brasileiro Série D

15h00 – Jacuipense x Central
17h00 – Fluminense de Feira x Salgueiro

Campeonato Brasileiro Série C

20h00 – Ypiranga x Juventude

Copa Ouro

20h00 – Nicarágua x Haiti
22h30 – Costa Rica x Bermuda


Copa América

20h00 – Uruguai x Japão

Fonte: IG Esportes
Comentários Facebook
Leia mais:  Segundo pesquisa, 53% dos brasileiros não acreditam em título na Copa América
Continue lendo

Esportes

Argentina empata com Paraguai e embola o Grupo B na Copa América

Publicado

por

messi na seleção argentina
Bruno Lopes/Esportevix/Agência O Globo
Messi bateu pênalti e marcou o único gol da Argentina na partida

O jogo entre Argentina x Paraguai, na segunda rodada da Copa América, foi pra lá de tenso. Diante de um bom público no Mineirão, a equipe de Messi precisava da vitória, mas sofreu muito com o ataque do Paraguai.

Leia também: No sufoco! Colômbia vence o Catar e se classifica para as quartas de final

Num confronto equilibrado no início de jogo, a Argentina foi mais incisiva, porém o Paraguai foi se soltando com o passar dos minutos e aos 37 minutos, depois de cruzamento na grande área, Richard Sánchez abriu o marcador para os paraguaios.

Quase no fim do primeiro tempo, o goleiro Armani fez uma trapalhada que quase custou sua permanência no jogo. O arqueiro saiu da área para ajudar a zaga argentina e acertou o camisa 10 do Paraguai , Derliz González. O juiz deu apenas cartão amarelo.

No retorno do intervalo, a Argentina voltou mais ligada. Aos cinco minutos, depois de uma bola na trave, Messi pegou o rebote e chutou para defesa de Gatito Fernandez. O lance foi revisado pelo árbitro de vídeo (VAR) e foi marcado pênalti para a Celeste. O camisa 10 converteu a penalidade e empatou o duelo.

Aos 16 minutos, González foi derrubado por Otamendi dentro da área e o juiz marcou pênalti. Ele mesmo bateu e Armani defendeu a cobrança, levando os torcedores a loucura no Mineirão.

Leia mais:  Jogador do Liverpool questiona ausência de Fabinho na Seleção

O restante do jogo foi da Argentina tentando virar o placar e do Paraguai rodando a bola para cansar o adversário. Nenhuma das equipes conseguiu balançar as redes e o 1 a 1 permaneceu.

Leia também:  CBF anuncia amistoso entre Brasil x Peru para dia 10 de setembro, nos EUA


Na última rodada da fase de grupos, a Argentina joga ‘pela vida’ no torneio contra a seleção do Catar no próximo domingo (23) as 16h00. O outro jogo do Grupo B será entre Colômbia e Paraguai no mesmo dia e horário.

Fonte: IG Esportes
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana