sábado, 25 de janeiro de 2025
Connect with us


Política MT

Wilson Santos toma posse e foca mandato na educação e industrialização

Publicado em

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) tomou posse, nesta sexta-feira (1), juntamente com outros 23 deputados, pela quarta vez na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Wilson foi reeleito em sete de outubro ao garantir a vitória com 14.855 votos. O parlamentar disse à imprensa, antes da cerimônia de posse, no Teatro Zulmira Canavarros, que vai trabalhar com o foco, principalmente, voltado para educação e industrialização do estado.

“Eu sou da educação. Vou cobrar muito educação e também vou trabalhar bastante a questão da industrialização do estado. Mato Grosso, finalmente, tem todos os elementos necessários para fazer o seu processo de transformação da sua matéria-prima. É a indústria que gera empregos. Nós temos de preparar o Estado para o novo ciclo da economia”.

Ele destacou a importância do Parlamento, nesta 19ª Legislatura. “Os debates voltarão a acontecer na Assembleia. Tenho certeza que o Parlamento vai cumprir sua função. Vai cumprir a sua prerrogativa de ser a grande Casa dos debates e trazer para cá grandes temas de Mato Grosso, e debater mais segurança para o Estado, a industrialização, focarmos mais no emprego”.

Mesmo sendo oposição ao novo governo, o deputado argumentou que fará um mandato com responsabilidade.

“Já votamos com o governo em várias matérias. Aquilo que eu entender que é bom para o estado, bom para Mato Grosso, vai ter meu voto, meu apoio. Aquilo que eu entender que não está correto, nós vamos apresentar emendas, projetos, para aprimorar essas matérias”, garantiu.

Wilson Santos concluiu seu terceiro mandato na Assembleia Legislativa com mais de 600 proposições, sendo 158 projetos de lei. Uns dos grandes destaques de Wilson foi a aprovação da PEC que garante todos os anos um aumento de 0,5% do orçamento para educação. A medida será tomada até o percentual atingir os 35%, determinados na Constituição Estadual de Mato Grosso.

Uma outra conquista de Wilson Santos foi a aprovação do Projeto de Lei 37/2016, que assegura aos negros 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos e empregos públicos no âmbito da administração pública estadual, das autarquias, das fundações públicas, das empresas públicas e das sociedades de economia mista controladas pelo Governo do Estado.

Dislexia – O deputado também, em seu terceiro mandato, teve uma outra importante vitória parlamentar ao conseguir emplacar a lei que institui o atendimento especializado nos concursos públicos e vestibulares realizados em Mato Grosso às pessoas com dislexia. Wilson Santos realizou simpósios para debater o assunto no teatro Zulmira Canavarros.

Um dos outros grandes trabalhos realizados pelo deputado foi a discussão em torno da Escola Ciclada. Wilson Santos realizou várias audiências públicas, em várias cidades do estado, para debater um tema tão importante. Santos defende que o mais importante é a garantia da aprendizagem aos alunos.

Agronegócio – Polêmica, a discussão do agronegócio chegou ao fim com uma conquista muito grande. Desde 2015, assim que retornou à ALMT, Wilson defendeu eu para o Estado voltar a melhorar a sua situação financeira seria por meio da taxação do agro.

A primeira vitória veio com o Fethab II, criado na gestão de Pedro Taques, mas com prazo de validade até 31 de dezembro de 2018. Com isso, o Estado deixaria de receber novos recursos e Wilson voltou à pressão da necessidade de taxar o setor mais capitalizado de Mato Grosso.

Após audiências públicas sobre o assunto, o governador Mauro Mendes encampou uma luta do tucano e encaminhou mensagem ao Poder Legislativo Estadual com o propósito de taxar o setor. O novo Fethab foi aprovado na semana passada por unanimidade na Assembleia Legislativa.

Executivo – Wilson Santos, durante o período de novembro de 2016 a abril de 2018, assumiu a titularidade da Secretaria de Cidades.

Política MT

Chico Guarnieri busca recursos e ampliação de atendimentos para o Hospital Regional de Barra do Bugres

Published

on

Nesta quarta-feira, 22, o Deputado Estadual Chico Guarnieri (PRD) se reuniu com o Subsecretário de Saúde do Estado, Juliano Melo, o Governador em Exercício, Otaviano Pivetta (Republicanos), a Prefeita de Barra do Bugres, Azenilda Pereira (Republicanos) acompanhada do Vice-prefeito Arthurzão (PRD), os vereadores do município, Dr. Gustavo Ferreira (PRTB), Alex da Funilaria (União), Professora Cleide (Republicanos), Júnior Chaveiro (PL), Claudinha Santana (PP) e Fábio Almeida (PRTB), além de lideranças locais, para discutir demandas relacionadas ao Hospital Regional de Barra do Bugres.

O hospital, que está em fase de reforma, ampliação e equipagem, necessita agora de recursos para o início de suas atividades e para a gestão plena de seus serviços. A reunião, realizada na Vice-Governadoria do Estado, teve como principal objetivo alinhar estratégias para garantir o funcionamento eficiente da unidade hospitalar.

O Deputado Chico Guarnieri destacou seu compromisso em atender às demandas do hospital, com a meta de expandir os atendimentos para além dos municípios do consórcio liderado por Barra do Bugres.

A proposta do parlamentar é incluir cidades como Lambari D’Oeste, Salto do Céu, Rio Branco, Curvelândia, Rosário Oeste e Jangada entre os beneficiários do hospital regional. Essa expansão é viabilizada pela pavimentação asfáltica da MT-247, que conecta esses municípios a Barra do Bugres, facilitando o acesso à unidade hospitalar.

“Nosso objetivo é garantir que o Hospital Regional de Barra do Bugres seja uma referência em saúde para a região. Com a pavimentação da MT-247, o acesso será facilitado, e queremos que mais municípios se beneficiem dessa estrutura que estamos lutando para consolidar”, afirmou o Deputado.

Continue Reading

Política MT

Dr. João destaca união de forças e rapidez para atender cidades atingidas por enchentes em MT

Published

on

O primeiro-secretário eleito da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Dr. João (MDB), esteve na manhã desta quinta-feira (16), na cidade de Nortelândia (MT), acompanhado do vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), do presidente da Casa de Leis, Eduardo Botelho (União) e outras autoridades para ouvir demandas e discutir planos às cidades da região atingidas pelas fortes e constantes chuvas dos últimos dias.

As autoridades se reuniram com os prefeitos da região, na Câmara Municipal de Nortelândia, onde foram ouvidos os chefes dos Executivos municipais e delineados os próximos passos para ajudar a população.

“Conversamos com os prefeitos, o vice-governador se mostrou bastante sensível com a situação e ficou combinado de um ofício conjunto ser entregue até a próxima sexta-feira (17) detalhando as necessidades de cada um dos municípios. A Assembleia Legislativa se colocou à disposição para fazer o que for necessário para apoiar as medidas. Não podemos deixar a nossa população desguarnecida em um momento de tamanha dificuldade”, destacou o deputado Dr. João.

Depois da entrega dos ofícios, os pedidos serão analisados e uma outra reunião será marcada, assim que possível, no Palácio Paiaguás.

Uma equipe da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra) ficou em Nortelândia para continuar as tratativas com os prefeitos. No primeiro momento, de forma emergencial, os esforços devem ser focados na reconstrução de pontes e estradas que foram atingidas pelas cheias.

“Nós estamos aqui juntos com os deputados para ouvir as prefeitas, os prefeitos, anotar tudo o que eles têm para nos falar e começar imediatamente as parcerias necessárias para mitigar os problemas que aconteceram”, destacou o vice-governador.

Os 15 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai são: Nova Maringá, São José do Rio Claro, Nobres, Diamantino, Alto Paraguai, Nortelândia, Arenápolis, Nova Marilândia, Santo Afonso, Denise, Nova Olímpia, Barra do Bugres, Porto Estrela, Tangará da Serra e Campo Novo do Parecis.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana