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Volkswagen revela novo SUV médio por completo, rival do Jeep Compass

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Volkswagen Tarek chama-se Tharu na China, mas é o mesmo carro que será fabricado na Argentina, a partir de 2020
Divulgação

Volkswagen Tarek chama-se Tharu na China, mas é o mesmo carro que será fabricado na Argentina, a partir de 2020

É mostrado o novo utilitário esportivo Tharu no Salão de Guangzhou, na China. O carro é o novo SUV feito para países emergentes que também será fabricado na Argentina e chega às lojas em 2020 no Brasil, onde se chamará Volkswagen Tarek. O lançamento do carro chegou a ser confirmado, inclusive, pelo CEO da Volkswagen do Brasil e América do Sul, Pablo Di Si. Assim que desembarcar por aqui, passará a ter como principal rival o Jeep Compass
.

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A fabricação do Volkswagen Tarek
na unidade de produção em Pacheco (Argentina) está prevista para começar em 2020, fruto de um investimento de US$ 650 milhões. Vai ocupar o lugar hoje da perua SpaceFox, que deixará ser der oferecida. E ficará entre o T-Cross (que chega em abril) e o Tigual AllSpace, que está à venda, vindo do México.

Pela primeira vez são divulgados mais detalhes oficiais do novo utilitário esportivo médio da marca alemã, inclusive fotos, como pode ser visto na galeria acima. Além disso, a fabricante comfirma que o carro poderá ser equipado com motores 1.4 e 2.0, ambos turbinados. O primeiro vai funcionar com câmbio automático de seis marchas e o outro com automatizado, com dupla embreagem e sete marchas. Ainda disseram que o carro poderá ser equipado com tração 4×4 como opcional.

Pelo menos na China, o Tarek vai contar com uma lista bem recheada de itens de série, da qual farão parte seis air bags, controles eletrônicos de estabilidade e tração, frenagem automática de emergência, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, entre outros. O carro é fabricado sobre a mesma base MQB-A, usada em diversos modelos do Grupo Volkswagen, entre os quais Polo e Virtus.

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Pelo o que pode ser visto nas imagens divulgadas, o Tarek terá interior bem parecido com o do sedã Jetta. Vai poder vir com cluster
digital e configurável, sistema multimídia com tela sensível ao toque e seletor giratório do sistema de tração, que funciona de acordo com cada tipo de piso. Ainda não foram divulgados os preços, mas estima-se que o novo SUV médio irá custar entre R$ 110 e R$ 140 mil com o Jeep Compass na mira.

Menor que o Volkswagen Tarek


VW T-Cross, menor que o Volkswagen Tarek, será feito no Brasil e chega às lojas em abril  de 2019
VW T-Cross

VW T-Cross, menor que o Volkswagen Tarek, será feito no Brasil e chega às lojas em abril de 2019

VW T-Cross
2019 faz parte dos 5 SUVs que a marca vai lançar no Brasil até 2020, contando, também, o Tiguan. A Volkswagen chega com certo atraso no terreno dos utilitários esportivos, mas terá uma ofensiva importante de lançamentos no segmento, cuja participação de mercado até 2022 deverá chegar a 30% do mercado, de acordo com as estimativas da própria fabricante

Apesar de ser um modelo global, o VW T-Cross terá diferenças em cada um dos mercados em que estará inserido. O novo SUV compacto contará com motores 1.0 e 1.4 turbinados, ambos utilizados no Golf. O primeiro entrega 128 cv de potência, enquanto o 1.4 das versões mais caras chega em 150 cv.

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Menor que o do Volkswagen Tarek
, o porta-malas do T-Cross varia entre 373 e 420 litros, conforme a posição do banco traseiro deslizante. Isso também possibilita que passageiros mais altos tenham mais conforto. Todas as versões do SUV contarão com seis airbags e controle e estabilidade e tração. Assista abaixo ao vídeo oficial do novo SUV médio.

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F-150 Lightning será a primeira picape elétrica Pace Car da Nascar

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F-150 Lightning adesivada para comandar o grid da Nascar, que acontece durante o próximo final de semana
Divulgação/Ford

F-150 Lightning adesivada para comandar o grid da Nascar, que acontece durante o próximo final de semana

A Ford anunciou nesta quarta-feira que o Pace car da etapa da Nascar em Martinsville será um carro  elétrico. A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da montadora de Detroit a comandar uma prova da categoria.

Fazendo oposição ao motor V8 de 5.8L que equipa os modelos da Nascar e geram entre 550 e 670 cv, dependendo da configuração, a F-150 Lightning possui dois motores elétricos que combinam para 563 cv e 107 kgfm de torque, e o Vice Presidente de veículos elétricos da marca, Darren Palmer, espera que os torcedores da Ford fiquem impressionados com a picape:

“Mal podemos esperar aos nossos fãs do que a F-150 Lightning é capaz. Fazendo 0 a 100 km/h em 5 segundos, acredito que vamos chamar alguma atenção na pista.”

A versão elétrica da F-150 vem sendo um grande sucesso para a montadora, tendo sido realizados quase duzentos mil pedidos de reserva desde que o modelo foi revelado, em maio de 2021. A montadora até revelou que irá aumentar a produção da F-150 Lightning de 40 mil unidades por ano para 150 mil até o meio de 2023.

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“A resposta dos consumidores à picape Lightning foi tão positiva que decidimos trazer o modelo para um evento da Nascar. Sabemos que quem estará presente adora caminhonetes e estamos confiantes que vão gostar ainda mais quando assistirem a F-150 Lightning liderando o pelotão”, disse Jeannee Kirkaldy  Gerente de Marketing de competições da Ford Performance .

A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da Ford a servir como Pace Car em uma prova da Nascar. O primeiro foi o Focus EV, de 141cv que comandou a etapa de Richmond, em abril de 2012, mais recentemente o Mustang Mach-E comandou a prova de Talladega no ano passado.

A etapa de Martinsville da Nascar Cup Serie s acontecerá no sábado (9) às 20h30 e será transmitida para o Brasil no canal Bandsports na TV fechada.

Fonte: IG CARROS

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Conheça os padrões de conectores para carregar um carro elétrico

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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos até o momento
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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos até o momento

Ao dirigir um carro elétrico, o motorista sempre ficará atento à autonomia do veículo e à localização dos eletropostos pelo trajeto já que achá-los pode não ser tarefa tão simples, ainda mais com pouca autonomia no carro. Mas além dessas preocupações, ao chegar aos pontos de carregamento surge mais uma: O conector do posto é compatível com meu carro?

Antes de apresentar os tipos de plugues disponíveis, é necessário entender primeiro o tipo de corrente elétrica que cada estação de recarga fornece. Correntes elétricas são o movimento de elétrons através de um material condutor, que se movem a fim de equilibrar a diferença de potencial elétrico entre as extremidades.

Existem dois tipos de correntes elétricas: Correntes alternadas e correntes contínuas . Basicamente, o que define o tipo de corrente é a movimentação das partículas, na corrente contínua os elétrons se movem apenas em um sentido, enquanto na corrente alternada, o movimento é variável.

Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos
Divulgação

Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos

Existem os carregadores AC e DC (Corrente Alternada e Corrente Contínua, em inglês). O tipo mais comum é o AC, de corrente alternada. Esse tipo de corrente é mais fácil de ser transportado pela rede elétrica, por isso é o utilizado nas residências e na maioria dos eletropostos.

Ao conectar um carregador AC no seu carro elétrico o tempo de recarga será longo, pois a corrente alternada é convertida em corrente contínua dentro do próprio carro, que é o tipo utilizado pelas baterias.

Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos , e ao ser conectado no veículo a energia vai diretamente para as baterias, reduzindo assim o tempo gasto para recarregar o veículo.

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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos, cada continente tem um formato. Sobre cada um deles, a reportagem de iG Carros conversou com Tiago Garcia, youtuber e dono do canal “Meu Carro Elétrico”.

1 – J1772 e CCS1

O Padrão J1772 é regulamentado pela SAE (Sociedade de Engenheiros Automotivos) e busca simplificar os conectores de carregamento  de elétricos. Esse padrão é utilizado na América do Norte e Japão. A partir deste modelo nasceu o padrão CCS1 de carregamento em corrente contínua (DC), ambos são muito similares, mas o padrão para recarga rápida possui dois conectores extras, específicos para a corrente contínua.

2 – CHAdeMO

Apesar do padrão de recarga em corrente alternada japonês ser o mesmo do norte-americano, o sistema de carga rápida é diferente. O modelo é fabricado desde 2009 e foi pioneiro na eletrificação dos modelos japoneses, é utilizado somente no mercado asiático e alguns veículos como os modelos da Tesla que são importados vem com o adaptador.

3 – Mennekes e CCS2

O padrão europeu é o mais comum de ser encontrado no Brasil , já que muitos veículos elétricos disponíveis aqui são importados do Velho Continente. O padrão tem esse nome devido à empresa que o fabrica. Assim como no modelo norte-americano , a entrada de carregamento rápido é apenas uma adaptação da entrada comum, o que facilita na hora de realizar a recarga rápida.

4 – GB/T

O maior mercado de carros elétricos do mundo tem seu próprio padrão de carregamento. Além da China o padrão GB/T é utilizado também na Índia. É o modelo encontrado nos carros elétricos vendidos pela JAC no Brasil, mas a marca disponibiliza o adaptador que converte o europeu dos eletropostos para o chinês encontrado no veículo. Mas vale atenção: apesar de ter o mesmo nome para as versões de corrente contínua e alternada, os encaixes não são os mesmos.

5 – Tesla

O último padrão disponível é o desenvolvido pela fabricante estadunidense Tesla. O modelo da empresa de Elon Musk não diferencia corrente alternada de corrente contínua, o que fará a diferença da velocidade é o ponto de recarga. Os modelos da Tesla disponíveis no Brasil podem enfrentar dificuldades ao utilizar os postos de carga, por serem importados independentemente, o padrão encontrado no carro será o do país de origem do carro.

No Brasil o padrão mais comum é o mesmo utilizado na Europa, tanto para recargas de corrente alternada quanto de corrente contínua. Um padrão global de carregadores elétricos poderia facilitar a vida das montadoras que importam seus veículos elétricos ao redor do mundo e também dos compradores, que não precisariam ter mais dúvidas.

Fonte: IG CARROS

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