conecte-se conosco

  • banner_Lorenzetti_1250x250

Mulher

Você sabe como explorar as cores em espaços menores no seu apartamento?

Publicado

Com as mudanças comportamentais, a tendência por apartamentos compactos visando atender estudantes, solteiros, casais sem filhos, divorciados, entre outros perfis que passam a maior parte do tempo fora de casa cresceu. E, com isso, as dúvidas sobre como tirar proveito desses espaços também. Neste post, a
coluna Dentro de Casa

abordará como você pode utilizar do conceito de cores
com o intuito de trazer personalidade ao espaço e possibilidades de criar sensações de amplitude.

Tudo tem um começo: pensar em cores, seja ela uma, duas ou mais tonalidades, em um espaço compacto, sempre é um grande dilema. A cor tem o poder de transformar o ambiente e despertar sentidos afetando humor, o estado de espírito de uma pessoa.

Cores
neutras com esquemas monocromáticos são essenciais para utilizar como base. É uma aposta perfeita para revestimentos de piso e parede (itens com maior durabilidade e mais complexos de reforma) e que abre a possibilidade para investir em cores nos objetos e nas pinturas de paredes, locais mais fáceis de explorar sua criatividade e/ou de manutenção/ troca futura. Assim, abordarei três pontos com dicas para não errar dentro de casa: 


1 – Roda das Cores


ESPECTRO CORES QUENTES E FRIAS
DIVULGACAO/REPRODUÇÃO

ESPECTRO CORES QUENTES E FRIAS

A escolha das cores
corretas é um dos maiores desafios, uma vez que o acerto ou o erro da combinação torna-se determinante no resultado final ou na percepção de sensação do espaço.

As cores podem ser classificadas como “quentes” ou “frias”. Os pares contrastantes/ complementares são: azul-laranja, vermelho-verde e amarelo-violeta.

Note que o branco e o preto não estão na roda. Isso se deve a distribuição das cores de acordo com o segmento de luz visível no espectro solar, pois representam a luminosidade ou a escuridão de uma cor.


Atente às dicas a seguir:

Contraste
– como ponto de partida, crie um triângulo equilátero na roda e você produzirá um efeito de alto contraste, mas sem perder a harmonia. A composição de cores mais quentes cria atmosferas íntimas e aconchegantes. Já as mais frias, sensação de locais amplos e elegantes.


Contraste triangulo - Harmonia
Heloísa Yamashiro

Contraste triangulo – Harmonia

Harmonia
– são cores “vizinhas”. A cor mais forte deve ser utilizada em elementos marcantes, como uma parede ou uma mobília importante, seja um sofá, mesa de jantar, entre outros. Cuidado para não tornar o espaço deprimente no caso de utilizar em diversos locais, perdendo assim a personalidade e a composição de cores.

2 – A paleta de cores

Brancos: é o máximo da luminosidade e versatilidade, trazendo um espírito puro e simples. O uso excessivo desta cor é conhecido como minimalismo, ou seja, um espaço limpo. Dica: caso queria evidenciar algum elemento ou objeto da casa, que tal deixar o seu entorno todo branco?


Tendência para espaços pequenos
Arquiteta Heloisa Yamashiro, tyme Arquitetura e Interiores

Tendência para espaços pequenos

Amarelos: cor para elevar nosso espírito, por estar associada ao sol. Ótimo para estimular a conversação, transformando seu espaço em um centro de convivência dos amigos e familiares. Atualmente é muito utilizada para dar aquele toque “vintage” ao espaço. Os tons de dourado ou cobre são perfeitos para atribuir classe aos ambientes.

Vermelho: cor da paixão, do sangue, do fogo. É uma cor de extrema intensidade que não passa despercebida, atraindo todas as atenções. Não recomendo utilizar em grande quantidade por sua energia. Que tal usar em um tapete ou em um quadro para transmitir aquele calor ao espaço?

Azul: cor do mar, do céu. É a predominância do nosso planeta. Transmite tranquilidade, pureza, paz. Tons suaves e frios fazem com que uma sala, por exemplo, pareça maior. Na cozinha transmite a sensação de familiaridade e combina muito bem com aço inoxidável.

Verde: cor da natureza que combina muito bem com tons da terra e representa crescimento. Em tom mais claro traz jovialidade ao espaço. Em tom mais escuro, ar de seriedade. Ótima cor para unir espaços externos ao interior da casa, trazendo equilíbrio entre os espaços.

Preto e cinza: cor não refletiva, absorve toda a luz. Apesar do preto ser uma cor neutra, ela é uma das mais difíceis de trabalhar. Em quantidade errada, seu espaço pode ser tornar muito menor do que o real. Em pequenos espaços, utilize para criar elementos de destaque em locais tendencialmente monótonos. 

3 – Mistura de Cores

A sobreposição de cores está associada a situações e experiências de acordo com as variações trabalhadas. Tons brancos e pastéis trazem sensação de tranquilidade, vermelhos e alaranjados carregam a força, e o amarelo motivação. A compilação não é aconselhável em espaços de descanso, como quartos. Cuidado com estampas grandes em paredes ou em mobílias como sofás porque elas podem tornar o ambiente visualmente menor.

 Branco como base para trazer mais luminosidade e combinação de cores primárias: azul como cor predominante e os tons amarelos e vermelhos como toques na decoração. 


Branco como base para trazer mais luminosidade e combinação de cores primárias: azul como cor predominante e os tons amarelos e vermelhos como toques na decoração
Arquiteta Heloisa Yamashiro, tyme Arquitetura e Interiores

Branco como base para trazer mais luminosidade e combinação de cores primárias: azul como cor predominante e os tons amarelos e vermelhos como toques na decoração

Dica:
a cor está diretamente relacionada ao gosto pessoal. Use com moderação e de forma harmoniosa, transformando a linguagem do espaço na assinatura de quem o utiliza.

Leia tambem: 

Moda e arquitetura nunca estiveram tão juntos

4 erros na decoração de casa que você comete sem perceber e como evitá-los

Comentários Facebook

Mulher

Evento reúne trabalho de pequenas produtoras no Campo Belo

Publicado

por


source
Feira das Deusas reúne mulheres expositoras noPorto Espaço Lounge
Divulgação

Feira das Deusas reúne mulheres expositoras noPorto Espaço Lounge


Visando apoiar as pequenas produções e fomentar a economia criativa, a Feira das Deusas, que acontece amanhã no Campo Belo, traz ao público o trabalho de pequenas produtoras, como artesanato, moda, costura, aromaterapia, papelaria e entre outros. A programação inclui flash tattoo e alimentação, com opções variadas de drinks e petiscos. O evento permite entrada de animais de estimação e terá uma área de lazer para crianças. 

“A feira é idealizada por uma mãe empreendedora que buscava espaços mais justos e acessíveis para criar esse encontro”, diz Mariana Hannickel, a fundadora da Feira das Deusas. O evento foi criado há dois anos, com mais de 130 colaboradoras. 

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 8 de abril de 2022

Publicado

por


source
O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente

ÁRIES

Você pode expressar sentimentos e ideias com mais equilíbrio. Procure abrir seu coração: vale ouvir mais, pensar diferente, buscar novos pontos de vista. É importante compreender os sentimentos e as necessidades dos outros também. A Lua segue em Câncer, em harmonia com Urano: bom para fugir da rotina e promover inovações. Vale movimentar as energias em casa, mudar os móveis de lugar, por exemplo. Fica mais fácil adequar-se às circunstancias. Vale também abrir a mente para novas percepções e aprendizados.

TOURO

A sensibilidade ganha destaque com a Lua em Câncer, que na parte da tarde se combina com Urano. Continue aberto para introduzir mudanças práticas em sua vida. Caso queira expandir seus rendimentos, um novo curso, novas técnicas e tecnologias continuam favorecidas. Aproveite também para dar mais atenção a quem ama, num clima de intimidade. Lembre-se que a sedução e a conquista devem vir acompanhadas de responsabilidade. Esteja consciente de que as melhores colheitas vêm com perseverança.

GÊMEOS

Período produtivo! Imaginação e inspiração continuam ativadas. A Lua se combina com o Urano, favorecendo atividades criativas. Vale aproveitar para meditar e visualizar os projetos se concretizando. Aproveite para aprender algo novo e assimilar novas técnicas, com mais dedicação. Continue atento para as novas ideias que surgem. Anote-as, Mercúrio e Saturno favorecem planejamentos e bons contatos profissionais. Elas tendem a ganhar mais consistência e trazer resultados num futuro próximo.

CÂNCER

Você pode cuidar mais da casa, cultivar intimidade, aconchego e afeto. O dia promete ser mais agradável e produtivo. A Lua segue em seu signo, em harmonia com Urano: aproveite para cultivar equilíbrio emocional e dar atenção às pessoas que ama. Meditação, mantras, boa música ou um bom livro podem fazer muito bem para sua alma. Continue a questionar-se para perceber o que deve ser abandonado, deixado para trás. Velhos modelos já não servem mais, o céu o convida a mudar.

LEÃO

A Lua segue em Câncer, favorecendo os encontros os encontros mais íntimos e as demonstrações de carinho. Aproveite para dar atenção à quem ama, cuidar de assuntos relativos ao lar à família. A pressa e a inquietação podem ser amenizadas para não causar rupturas e prejuízos indesejáveis. Continue atento para evitar imprudências e atitudes radicais. Procure cultivar mais paciência, tolerância e compreensão. Ainda bem que hoje a Lua se combina com Urano para ajudá-lo a cultivar mais liberdade e criatividade.

VIRGEM

A mente está aguçada, favorecendo novos aprendizados e novas experiências. Lua e Urano se alinham: aproveite para pensar diferente e abrir-se para novos pontos de vista. Evite comentários agressivos, priorize o que for necessário e essencial. Novas ideias e percepções entram em pauta, continue perceber quais discussões são realmente produtivas para não perder tempo. Procure ver o que tem de bom e o que deve ser deixado para trás, em nome do amor por si mesmo, pelo outro e da vontade de crescer. 

Leia Também

LIBRA

É hora de abrir-se para novas oportunidades. Conte com mais sensibilidade, inspiração e confiança. Bom período também para ficar próximo de pessoas queridas. Com Vênus em Peixes e Lua em Câncer, é importante ouvir mais, e dar atenção para as pessoas que ama. Mas continue atento para evitar grandes gastos, você pode pesquisar melhor e priorizar a segurança. Vale também manter a mente aberta para assimilar novos conceitos, fazer novas amizades e expandir sua rede de contatos.

ESCORPIÃO

Bom momento para limpar e harmonizar a casa ou o local de trabalho, eliminar a energia estagnada. Jogue fora o que não usa mais. O período traz potencial transformador. Lua e Urano indicam bom período para questionar velhas crenças. Sua consciência se expande e você vê o mundo de maneira ampliada. Todo o tipo de novidade continua favorecida. Mas evite pressa, a correria e as atitudes impulsivas. Quanto mais tranquilidade puder cultivar, melhor. Novos aprendizados continuam favorecidos.

SAGITÁRIO

Os relacionamentos podem se renovar com diálogos esclarecedores, carinho e atenção. Tudo depende de sua disposição para ouvir, aprender e interagir. A colaboração dos outros continua importante, sua capacidade de dar e receber é posta à prova. Procure aplicar com inteligência as leis do intercâmbio para multiplicar receitas e recursos. Coerência, praticidade e o impulso das pessoas próximas são fundamentais. É tempo de cultivar prudência, economia e maturidade para que possa avançar.

CAPRICÓRNIO

Para refletir: tem esquecido de cuidar de si por causa do excesso de preocupações? É preciso adaptar seus objetivos, pois aos poucos você modifica a forma de enxergar a vida. A Lua segue em Câncer, favorecendo a intuição, o afeto e a sensibilidade. Lua e Urano combinam forças, favorecendo inovações. Bom dia para fugir da rotina e fazer algo diferente. Aproveite para refletir também sobre as inovações que pode promover. É importante também regular o horário de sono, alimentação e exercícios físicos.

AQUÁRIO

Assuntos ligados à casa e à família ganham destaque. A Lua segue em Câncer: um convite para entrar em contato com o que é mais íntimo para você, fortalecer as ligações com as pessoas queridas. Aproveite para comunicar-se com cordialidade, expressar afeto e carinho. É importante também reconhecer as mudanças que deve efetuar, o Universo o empurra para novos aprendizados. Introduzir as mudanças aos poucos, com critério, planejamento e sabedoria, para que não ocorram rupturas e rompimentos indesejáveis.

PEIXES

Bom período para dar atenção às questões domésticas, aos familiares e pessoas queridas. A Lua segue em Câncer, estimulando a sensibilidade. Além disso, a Lua se alinha com Urano: fica mais fácil cultivar criatividade. Atividades ligadas ao corpo e à estética ficam favorecidas. Você pode aproveitar para dar aquele toque especial à sua casa, pra que ela fique mais aconchegante. Conte com mais amor, altruísmo e compaixão. A beleza em todos os níveis e significados ganha especial destaque.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana