Cidade
Violência é fomentada por forte presença de organizações criminosas
Tangará da Serra é a principal cidade da região sudoeste de Mato Grosso, que está localizada numa faixa de fronteira com a Bolívia e, por isso, é considerada rota do narcotráfico.
A região tem sido palco de muitos confrontos entre duas facções criminosas – Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC) – que tem suas bases principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Atividade criminosa na região está exposta nas estatísticas policiais. Somente no início deste mês de dezembro, 15 pessoas foram presas.
A presença das duas facções na região de Tangará da Serra indica o grau de interesse dos criminosos pela movimentação que ocorre na faixa de fronteira, onde a principal atividade ilícita é o tráfico internacional de drogas.
A evidência da forte atividade criminosa na região está exposta nas estatísticas policiais, que registram assaltos a mão armada, homicídios e tráfico. Somente neste mês de dezembro, 15 pessoas foram presas por estes crimes em duas operações policias nas cidades de Mirassol D’Oeste e Barra do Bugres.

Forte presença de facções na região indica o grau de interesse dos criminosos pela faixa de fronteira e no tráfico internacional de drogas
O que também chama atenção é a modalidade que tem sido adotada pelos bandidos, que se utilizam de residências de moradores locais para reunir os bandos, planejar e executar as ações.
Nestas ações criminosas há uma combinação de tráfico de drogas, roubos de veículos e assaltos a mão armada. Os moradores hospedeiros recebem criminosos de outras cidades, vindos principalmente da baixada cuiabana. Estas conexões indicam ações planejadas por organizações criminosas como o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital.
As atividades são coordenadas, muitas vezes, por líderes das facções que comprem pena em penitenciárias e incluem uso de tecnologia, com conhecimento técnico por parte dos criminosos.
(*) Veja matéria relacionada: Vira rotina envolvimento de jovens em homicídios motivados por drogas (https://bemnoticias.com.br/vira-rotina-envolvimento-de-jovens-em-homicidios-motivados-por-drogas/)

Cidade
Prazo de inscrições para o vestibular da Unemat termina nesta segunda
O prazo de inscrição para o vestibular 2022/2 da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) encerra nesta segunda-feira (16/05). Os interessados devem fazer a inscrição pelo site unemat.br/vestibular.
Em Tangará da Serra, a universidade abre, no total, 360 vagas para nove cursos: Administração em Agronegócio (Matutino), Administração em Empreendedorismo (Noturno), Agronomia (Integral), Ciências Biológicas (Noturno), Ciências Contábeis (Noturno), Enfermagem (Integral), Engenharia Civil (Integral), Jornalismo (Noturno) e Letras (Noturno).
O curso de Jornalismo é o mais novo no campus de Tangará da Serra. Iniciou em 2017 e já obteve nota 3/5 no sistema ENADE, que avalia anualmente a qualidade dos cursos superiores no país. A nota representa que a graduação está cumprindo com suas expectativas, e tem perspectivas para continuar avançando. Em período noturno, o curso possui carga horária de 3.200 horas, com disciplinas básicas e profissionalizantes, que vinculam teoria e prática, com duração mínima de 08 semestres (4 anos). Para o curso de Jornalismo, a Unemat oferece 40 vagas.
O Vestibular 2022/2 será realizado no dia 12 de junho, das 8h às 13 horas, e compreende duas fases: a primeira com questões objetivas sobre Ciências da Natureza e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas tecnologias. Já a segunda etapa constitui-se de uma redação.
O resultado final será divulgado a partir do dia 22 de julho. O período letivo terá início no dia 8 de agosto.
Todas as informações sobre as etapas do Vestibular e seus editais podem ser acessadas em vestibular.unemat.br
Assessoria de Imprensa
Cidade
Covid-19: 77 mil tomaram 1ª dose e apenas 24 mil imunizados com dose de reforço
O boletim que apresenta um resumo do cenário atualizado sobre a Covid-19 divulgado nesta manhã de segunda-feira, 16, pela Vigilância Epidemiológica revela que em Tangará da Serra 77.680 pessoas receberam a primeira dose da vacina, mas que apenas 24.490 buscaram a dose de reforço do imunizante.
A tendência de queda na busca pela imunização, reflexo da redução dos casos de contaminação, é evidente, quando o boletim revela o número decrescente de doses aplicadas no decorrer das campanhas de vacinação promovidas em Tangará da Serra.
Conforme o boletim epidemiológico, ao todo 169.562 doses foram aplicadas. 77.680 como 1ª dose, 64.631 como 2ª dose, o que apresenta 13.049 doses a menos aplicadas nesse intervalo.
O número de imunizados com a dose de reforço é ainda menor. Cai para 24.490 doses aplicadas. Ou seja, 53.190 a menos se comparado com o montante que recebeu a primeira dose, quando as contaminações da Covid-19 estavam no auge.
Com a 2ª dose de reforço então, o número cai drasticamente. Apenas 282 doses foram aplicadas.
Tangará da Serra registra 389 mortos por Covid-19
Do registro do primeiro caso em 2020, até a publicação deste último boletim epidemiológico, Tangará da Serra já contabilizou 389 óbitos em decorrência de complicações geradas pela Covid-19.
Ao todo, 23.375 tangaraenses foram contaminados e 22.968 tiveram seus casos evoluídos para cura. Atualmente, quatro moradores estão contaminados pelo vírus.
-
Polícia6 dias atrás
Motorista bate caminhão, cai em ribanceira e morre em Nova Marilândia
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Polícia Civil de Tangará da Serra prende homem acusado de homicídio
-
Barra do Bugres6 dias atrás
Jovem é perseguido e assassinado a tiros em Barra do Bugres
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Tangará registra chuva intensa com alagamentos em ruas e danos a moradores
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Operação Tolerância Zero prende traficante que atuava na região do Tarumã
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Suspeito de participar de tentativa de homicídio no Califórnia é preso
-
Polícia5 dias atrás
Suspeito de matar mulher encontrada enrolada em cobertor em Deciolândia é preso
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Centro de Eventos de Tangará da Serra deve ser entregue nas próximas semanas