conecte-se conosco


Cidade

Vinte e cinco mil estudantes fazem curso da PM para prevenção ao uso de drogas

Publicado

Em 2019, o Programa Educacional de Enfretamento e Repressão às Drogas e Violência (Proerd) da Polícia Militar de Mato Grosso formou 24.789 estudantes, crianças e adolescentes, no curso de prevenção ao uso de drogas e de combate ao bullying e outras formas de violência.

Desenvolvido em 304 escolas de 43 municípios, as lições do programa foram ministradas entre os meses de fevereiro e dezembro do ano passado e chegaram, principalmente, a alunos do 5º e 7º ano do ensino fundamental

Em comparação com 2018, ano em que formou 21.026 crianças e adolescentes em 39 municípios, o Proerd, em 2019, registrou aumento de quase 20% no número de estudantes que concluíram o curso.

Sessenta e quatro instrutores da Polícia Militar levaram os ensinamentos e interagiram com alunos, familiares, professores e gestos escolares.

Em Cuiabá, por exemplo, o programa formou 4.875 estudantes e trouxe uma novidade que contribuiu para o fortalecimento da rede de prevenção às drogas, que foi a adesão de escolas da rede privada, entre as quais o Salesiano São Gonçalo, Plural, Isaac Newton e Master.

Este ano, o Proerd completará duas décadas em Mato Grosso. Maior programa de prevenção às drogas, nesses quase 20 anos já formou 340 mil estudantes no curso de resistência às drogas.

Os alunos que passam pelo programa aprendem como dizer não à oferta de droga, além de elevar a autoestima. As lições apresentam estilos de respostas para vários tipos de abordagens – oferta de drogas por amigos e desconhecidos e de ingresso no tráfico. Também aprendem questões como bullying, violência física, direitos e deveres, entre outros.

A dona de casa Maria Luiza dos Santos e Silva, mãe das alunas Clara e Ana Paula, de 11 e 13 anos, avalia como importante o aprendizado das filhas. Conforme ela, as meninas obtiveram respostas às perguntas que faziam em casa e que ela e o marido, Luiz Paulo, pareciam satisfazer a busca das filhas. “Tratávamos sobre drogas, mas parece que as aulas surtiam mais efeito, alertavam e ensinavam mais”, avalia a mãe.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, destaca que em quase 20 anos, o Proerd tem sido motivo de orgulho. A partir de 2019, a adesão da rede particular de ensino reforçou ainda mais a credibilidade da Polícia Militar junto à sociedade na prevenção às drogas.

Segundo Assis, há levantamentos que apontam que mais de 90% das crianças que fizeram o curso não se envolveram com drogas.

“Os pais acreditam e vêem as lições do programa como uma mudança de rumo na adolescência, no despertar dos filhos para o mundo em uma etapa da vida em que surgem as facilidades de acesso às drogas”, avalia.

De acordo com o comandante, a meta para 2020 é potencializar o trabalho e estender as ações por todos os municípios.

“Vamos fazer com que onde tiver um núcleo da PMMT tenha um policial instrutor, multiplicador dos ensinamentos do programa na prevenção às drogas”, completa.

O Proerd é desenvolvido por meio de parceria com as redes estadual e municipal de ensino. Em 2019, teve o apoio do Ministério Público do Trabalho e parlamentares.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Cidade

Mesmo diante de crise Prefeitura de Livramento tocará obras importantes no município

Publicado

por

“No momento a prevenção contra o novo coronavírus é de extrema importância, mas o desenvolvimento do município não pode parar diante dessa pandemia”, declarou o prefeito de Nossa Senhora Silmar de Souza (DEM) em seu gabinete na manhã desta quinta-feira (2).

Mesmo cauteloso com uma possível propagação do Covid-19 que se assola mundo afora, Souza enumerou uma serie de importantes obras que o município irá tocar nos próximos meses, aonde todas elas irão de encontro aos anseios da população papa-banana. Dentre elas estão a ‘implantação de academia ao ar livre e pista de caminhada, com campo de futebol’ no Distrito do Pirizal. Moradores dali também serão beneficiados com a ‘reforma do Posto de Saúde’. E, diante da pandemia do Covid-19, os ‘Postos de Saúde nos Distritos de Faval e Ribeirão dos Cocais’ também irão passar por ampliação e reforma.

Nestes tempos atuais os cuidados com a saúde passou a ser prioridade na atual administração que também já autorizou obras reparadoras nos PSFs Rural e Urbano situados na sede municipal. “São inúmeras obras, algumas com inicio imediato, principalmente as obras da saúde. Todas já foram licitadas e estão com recursos garantidos em conta”, afirmou Souza.

Nesta série de obras Souza ainda acrescentou a construção de drenagem de água pluvial, faixas elevadas em pontos estratégicos da cidade e duas importantes pontes de concretos armados a serem construídas na zona rural. Se somados os valores dos investimentos dos próximos meses se atinge o montante de quase R$ 1,5 milhão. Parte desse valor vem do governo federal e outra, do próprio município. Os períodos para término dessas obras variam e vão de 60 até 180 dias.

Contudo, vale ressaltar que cláusulas em contratos afirmados condicionam os pagamentos das obras de acordo com as medições de serviços executados, emitido por um engenheiro responsável. As medições juntamente com a nota fiscal desses serviços serão protocoladas na Prefeitura Municipal que se prontificará pelo pagamento num prazo de até 10 dias, após autorização do ordenador de despesa. 

Fonte: AMM
Comentários Facebook
Continue lendo

Cidade

Prefeitura e Grupo Barralcool promovem higienização das ruas diariamente em Barra do Bugres

Publicado

por

Para combater o avanço do coronavírus, por meio de uma parceria entre Prefeitura de Barra do Bugres e grupo Barralcool, todas as noites está sendo realizada limpeza das vias, com maior fluxo de pessoas durante o dia. Um caminhão pulveriza, em forma de névoa, o cloro diluído em 3%. Este trabalho foi realizado na noite desta quinta-feira, 02/04.

A limpeza se dá principalmente em áreas de grande aglomeração de pessoas durante o dia, ou seja, nas avenidas principais e nas calçadas. O foco principal de limpeza tem sido em frente a prédios públicos de atendimento à população, como Unidades de Pronto Atendimento, bancos e comércio

Fonte: AMM
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana