conecte-se conosco


Meio Ambiente

Vigilância Ambiental disponibiliza caçambas para descarte de lixo no Bairro Alto da Boa Vista

Publicado

Um mutirão de limpeza e recolhimento de lixo será realizado a partir da tarde desta sexta-feira (14) no Bairro Alto da Boa Vista em Tangará da Serra.

A ação, coordenada pela Vigilância Ambiental, tem o objetivo de recolher objetos que possam permitir a criação de focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Isabela Talita,  cinco caçambas estarão disponíveis nas ruas Pássaro Preto, Tucano, Juriti, Pavão e Bem te Vi. “Dessa forma os moradores poderão depositar gratuitamente aquele lixo que acumula água e que não foi colocado na coleta seletiva”, informou.

O mutirão segue até segunda-feira (17).  As ações de combate a dengue são realizadas durante todo o ano, no entanto, com o período chuvoso,  a força tarefa deverá ocorrer em outras localidades, priorizando os bairros com altos índices do vetor.

 

Comentários Facebook

Cidades

Bióloga da UFMT alerta banhistas para evitar ataques de ariranhas no Rio Sepotuba

Publicado

No início do mês de julho,  duas famílias foram atacadas por ariranhas no Assentamento Antônio Conselheiro,  banhado pelo Rio Sepotuba, área rural de Tangará da Serra.

Em um dos casos, um casal de São Paulo, que visitava parentes no município foi vítima. O esposo tentou socorrer a mulher que estava sendo atacada pelos animais e acabou ferido. O primeiro registro de ataque das ariranhas, ocorreu em junho, após uma criança sofrer diversas mordidas que causaram lesões graves.

Os incidentes aconteceram no Rio Sepotuba. As vítimas foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), e encaminhadas ao hospital, apesar da gravidade dos ferimentos, ambas sobreviveram. Segundo a bióloga da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Márcia C. Pascotto, ao portal, Semana 7, relata que as ariranhas vivem em grupos e são territorialistas. Conhecidas pela valentia, os mamíferos de água doce enfrentam até onças para proteger a espécie, e cada grupo é capaz de defender uma região entre 10 a 30 km de extensão, o que pode explicar os ataques no local.

“As ariranhas têm filhotes no início da estação seca, eles nascem entre agosto e setembro. Então, provavelmente havia alguma fêmea gestante no grupo e como elas são muito sociais acabam atuando junto e defendendo seu território”.

A especialista ressalta, que ataques de ariranhas são incomuns, no entanto, os animais costumam ser agressivos quando se sentem emaçados. Diante dos ataques, recomenda que as pessoas tenham cuidado, já que o local é o habitat natural deles, e ali se reproduzem.

Comentários Facebook
Continue lendo

Meio Ambiente

Ecoponto é inaugurado no Bairro Jardim Acapulco em Tangará

Publicado

Mais um Ecoponto foi inaugurado em Tangará da Serra. A partir desta segunda-feira (15), o bairro Jardim Acapulco, conta com um espaço para o descarte adequado de resíduos recicláveis e volumosos.

Foi o segundo ecoponto inaugurado neste ano. Com mais essa obra, Tangará fica com dois espaços de descarte em funcionamento, considerando o que já opera no Altos do Tarumã. Outros dois estão em fase de implantação nos bairros Alto da Boa Vista e Vila Esmeralda.

“São obras executadas de forma planejada, exatamente para dar atendimento a todos os setores do Município. Ressalto que a execução dessa obra contribui com a qualidade de vida, mas precisa do exercício da cidadania. As pessoas têm que se conscientizar de que não devem continuar jogando lixo em terrenos baldios, em estradas, devem depositar nos Ecopontos. Sem a conscientização da sociedade, essas obras perdem o sentido porque continuaria tendo lixo distribuído por todas as partes da cidade”, afirmou Junqueira.

No local, a população poderá realizar o descarte de resíduos de construção civil, restos de poda e material inservível e volumoso; como móveis e eletrodomésticos em desuso.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana