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Cidades

Veterano na imprensa fala aos assessores dos municípios sobre comunicação no rádio e na televisão

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A importância do rádio e da televisão como instrumentos de veiculação de conteúdo institucional dos municípios foi um dos temas do Encontro de Assessores de Imprensa, encerrado nesta sexta-feira (1) na Associação Mato-grossense dos Municípios. O evento, que teve início na quinta-feira (31), foi realizado pela Academy Brasil e MPX Brasil, com o apoio da AMM. O assunto foi abordado pelo veterano na imprensa mato-grossense, jornalista Elias Neto, que conta com 43 anos de profissão, sendo 37 na televisão e 13 no rádio. 

O comunicador ressaltou que nos últimos anos o rádio vem retomando a sua importância histórica, consolidando altos índices de audiência e movimentando a economia,  com a abertura de novos postos de contratação. Segundo Elias, de acordo com pesquisa realizada em 2020, o veículo é ouvido por 78% da população das principais regiões metropolitanas do Brasil.

Embora tenha atuado por mais de três décadas na televisão, Elias revelou uma paixão especial pelo rádio, onde iniciou a carreira em 1979, em Cáceres, com o codinome Jota Jr., que utilizou até 1983. O jornalista relembrou momentos importantes desse veículo que atravessa gerações, como o anúncio da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão – Abert  de 1983, que destacava a unanimidade do meio perante a opinião pública. De acordo com a peça publicitária, o jornal atingia 40% da população, a televisão, 80%, e o rádio, todos os brasileiros. Com relação ao alcance da televisão, Elias revelou outro levantamento mais recente, realizado em 2014, “que apontou que o brasileiro passa mais de quatro horas em frente à tv”.

Considerando as particularidades desses dois tradicionais veículos de comunicação, Elias reforçou aos assessores diretrizes importantes na preparação dos gestores para emplacar entrevistas e matérias jornalistas na imprensa local e regional. A objetividade e o poder de síntese dos entrevistados são alguns dos principais fundamentos que devem ser observados para transmitir as mensagens do poder público municipal. O jornalista também ressaltou a importância da imagem do entrevistado quando o conteúdo for transmitido pela televisão, com atenção especial a cores e estampas das vestimentas.

O palestrante também sugeriu aos assessores cultivar uma relação de confiança com os veículos de comunicação locais e estaduais, visando garantir maior alcance e divulgação das matérias produzidas pelas equipes das prefeituras. “O envio de releases, o contato com os chefes de produção,  chefes de redação e editores-chefes são fundamentais para os assessores de imprensa”, frisou.

O Encontro de Assessores de Imprensa dos Municípios de Mato Grosso reuniu representantes de dezenas de cidades que durante dois dias participaram de um ciclo de palestras sobre os seguintes assuntos: Comunicação no Período Eleitoral; Planejamento de Comunicação; Assessoria de Imprensa e Gerenciamento de Crise; Redes Sociais no Serviço Público; Estrutura dos Sites e os Portais Transparência das Prefeituras; A Importância do Rádio e da Televisão – Mídia Training,  além de Publicidade e Mídia.

Fonte: AMM

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Cidades

Com ferro em brasa: Jovem marca nas costas nº 22 do partido de Bolsonaro

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Um jovem morador de Mirassol D’Oeste (204 km de Tangará da Serra) marcou com ferro em brasa o número 22 nas costas para “homenagear” o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro.

A atitude do jovem dividiu opiniões nas redes sociais e gerou várias críticas e piadas. Internautas de posicionamento político contra a gestão do atual presidente não economizaram em usar a palavra “gado” e outros sinônimos para reagir na foto do jovem.

Uma delas soltou “o gado já tá marcado”; outro usou “esse não some no meio da boiada”. Na lista de compartilhamentos da imagem há pessoas que moram no mesmo assentamento do jovem, o Roseli Nunes. A maioria delas vão contra a atitude do morador.

Segundo a imprensa local, o adolescente se marcou após um desafio entre amigos. Ele estaria em um leilão, ajudando na marcação dos gados, quando foi desafiado.

Mídia News

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Cidades

Mato Grosso tem a 4ª gasolina mais barata do país

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Mato Grosso tem o 4° preço mais barato do litro da gasolina no país, com R$ 6,99. Os dados são da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgados nesta terça-feira, 21.

O estado ficou em 16° lugar no ranking comparativo de maiores valores registrados do preço do combustível.

O valor em Mato Grosso está abaixo do preço médio do litro da gasolina no país, que ficou em R$ 7,232 na última semana. Os dados são referentes aos dias 12 a 18 de junho.

O preço médio mais alto foi verificado na Bahia (R$ 8,037). O maior valor cobrado foi encontrado foi no Rio de Janeiro (R$ 8,990). Já o menor foi registrado em um posto de São Paulo (R$ 6,170).

Em Mato Grosso, o preço mínimo registrado foi R$ 6,30 o litro. Como foi feita entre os dias 12 e 18 de junho, a pesquisa da ANP ainda não reflete totalmente o último reajuste anunciado pela Petrobras nas suas refinarias.

G1/MT

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