Crédito: Divulgação
A importância do rádio e da televisão como instrumentos de veiculação de conteúdo institucional dos municípios foi um dos temas do Encontro de Assessores de Imprensa, encerrado nesta sexta-feira (1) na Associação Mato-grossense dos Municípios. O evento, que teve início na quinta-feira (31), foi realizado pela Academy Brasil e MPX Brasil, com o apoio da AMM. O assunto foi abordado pelo veterano na imprensa mato-grossense, jornalista Elias Neto, que conta com 43 anos de profissão, sendo 37 na televisão e 13 no rádio.
O comunicador ressaltou que nos últimos anos o rádio vem retomando a sua importância histórica, consolidando altos índices de audiência e movimentando a economia, com a abertura de novos postos de contratação. Segundo Elias, de acordo com pesquisa realizada em 2020, o veículo é ouvido por 78% da população das principais regiões metropolitanas do Brasil.
Embora tenha atuado por mais de três décadas na televisão, Elias revelou uma paixão especial pelo rádio, onde iniciou a carreira em 1979, em Cáceres, com o codinome Jota Jr., que utilizou até 1983. O jornalista relembrou momentos importantes desse veículo que atravessa gerações, como o anúncio da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão – Abert de 1983, que destacava a unanimidade do meio perante a opinião pública. De acordo com a peça publicitária, o jornal atingia 40% da população, a televisão, 80%, e o rádio, todos os brasileiros. Com relação ao alcance da televisão, Elias revelou outro levantamento mais recente, realizado em 2014, “que apontou que o brasileiro passa mais de quatro horas em frente à tv”.
Considerando as particularidades desses dois tradicionais veículos de comunicação, Elias reforçou aos assessores diretrizes importantes na preparação dos gestores para emplacar entrevistas e matérias jornalistas na imprensa local e regional. A objetividade e o poder de síntese dos entrevistados são alguns dos principais fundamentos que devem ser observados para transmitir as mensagens do poder público municipal. O jornalista também ressaltou a importância da imagem do entrevistado quando o conteúdo for transmitido pela televisão, com atenção especial a cores e estampas das vestimentas.
O palestrante também sugeriu aos assessores cultivar uma relação de confiança com os veículos de comunicação locais e estaduais, visando garantir maior alcance e divulgação das matérias produzidas pelas equipes das prefeituras. “O envio de releases, o contato com os chefes de produção, chefes de redação e editores-chefes são fundamentais para os assessores de imprensa”, frisou.
O Encontro de Assessores de Imprensa dos Municípios de Mato Grosso reuniu representantes de dezenas de cidades que durante dois dias participaram de um ciclo de palestras sobre os seguintes assuntos: Comunicação no Período Eleitoral; Planejamento de Comunicação; Assessoria de Imprensa e Gerenciamento de Crise; Redes Sociais no Serviço Público; Estrutura dos Sites e os Portais Transparência das Prefeituras; A Importância do Rádio e da Televisão – Mídia Training, além de Publicidade e Mídia.