quinta, 18 de abril de 2024
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Veja os principais golpes aplicados na hora de comprar um veículo seminovo

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Golpistas podem solicitar o depósito antecipado, fingindo que outro comprador estaria interessado. Veja outros;

Comprar um seminovo tem muitas vantagens, e nós até fizemos uma lista sobre os principais motivos para fugir dos modelos zero quilômetro. Entre os benefícios, podemos destacar a menor desvalorização, documentação barata e boas opções de parcelamento. Para José Félix, responsável pela área de varejo do Grupo DEKRA, veículos seminovos são os únicos que se enquadram no orçamento da maior parte da população brasileira. 

LEIA MAIS: Veja 5 bons motivos para apostar em veículos seminovos

De acordo com um levantamento publicado pela Fenauto (Federação das Associações de Revendedores de Veículos), o primeiro semestre de 2019 registrou alta de 0,76% na comparação com o mesmo período do ano passado. Mas é sempre bom ficar esperto sobre possíveis golpes. Marcio Leitão, CEO da rede de franquias de corretores de veículos BMZ Auto Brokers, enumera os 6 golpes mais comuns.

Golpe do Sinal

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Ao fazer um sinal, o valor deverá se transferido apenas para a conta do proprietário do carro, não de terceiros

Muitas pessoas caem nos esquemas em que golpistas anunciam carros por valores muito abaixo do mercado. Mas não há milagre. Normalmente, o golpista marcará um local para que o possível comprador possa avaliar as reais condições do veículo, mas durante o trajeto, solicitará um sinal com a justificativa de que outro interessado surgiu para levá-lo. 

De acordo com Leitão, o comprador apenas deverá concluir a transferência após conferir o estado do veículo. O dinheiro também não pode ser encaminhado para a conta de terceiros, apenas em nome do proprietário do veículo. O especialista ainda diz que este é golpe acontece com bastante frequência.

Fachada de concessionária

Passar credibilidade também é uma das grandes estratégias dos golpistas. Em alguns casos, os estelionatários tiram foto da fachada de uma concessionária e alteram as informações de contato em programas de edição. O comprador ligará para o número falso, que continua sendo um fixo, e passará por todo o processo da concessionária por telefone.

“Quando aparece um interessado, solicitam um “sinal” ou até o pagamento integral, também em conta de terceiros”, diz Leitão. “Quando o comprador vai ver o carro na loja, percebe que foi enganado. Para evitar um golpe dessa categoria, basta procurar o site oficial da loja e identificar a fachada no Google Street View. Vale lembrar de nunca executar pagamento integral em qualquer conta antes de conferir o estado do veículo.

LEIA MAIS: Veja 5 carros seminovos que não compraríamos em 2019

Familiar malicioso

Sabemos que algumas pessoas conseguem retirar veículos zero quilômetro das fábricas com condições especiais para funcionários. Neste caso, o golpista anuncia um veículo hipotético com valor abaixo do mercado. Quando a vítima entra em contato, informa que o modelo já foi vendido e repassa o contato do tal “familiar” para que disponibilize outro veículo nas mesmas condições.

“O golpista se apresenta como funcionário, diz que só pode resgatar mais um carro com as mesmas condições e pede um valor em sinal”, diz Leitão. “É importante não aderir à essas formas para adquirir um veículo e ficar atento à possibilidade de alguém vender carro zero com preço abaixo da concessionária”.

Carro dublê

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Depois de ver que o carro existe, deve-se levá-lo para uma vistoria cautelar. E não se deve aceitar documento pronto

Este é um dos esquemas mais difíceis de identificar. O golpista marca um encontro com a vítima em um shopping ou praça pública para analisar as condições do veículo. A intenção, novamente, é gerar credibilidade de que o carro realmente existe e tudo corre conforme a normalidade. 

Na hora da transferência , a conta deve ser a mesma do titular do veículo. Se pertencer a um terceiro, há grandes chances de ser um golpe. Além disso, é muito importante que o interessado leve o carro para  uma vistoria cautelar e não aceite um documento pronto.

Fraude digital

Os golpistas precisam de um hacker para executar o plano. Antes de tudo, a quadrilha identifica um vendedor sério e um comprador interessado. É normal que o anunciante coloque o seu número de celular em algum site de vendas, que será invadido remotamente pelo hacker.

Quando alguém está para fechar o negócio, os golpistas assumem o controle da conversa, bloqueiam o acesso do proprietário real e passam informações de pagamento paralelas. Neste tópico, Leitão volta a ressaltar a importância de conferir a titularidade da conta e não transferir absolutamente nada para terceiros. O especialista, entretanto, diz que é muito difícil prevenir esse tipo de golpe.

Carro de locadora

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Vale ficar atento aos documentos clandestinos de carros de locadora para não cair em golpes e sair no prejuízo

No caso deste último golpe, a quadrilha precisará do apoio de um despachante clandestino. O golpista vai até uma locadora de veículos e solicita o carro por um período. O despachante logo criará um documento de transferência, sem que a locadora saiba. Após esses processos, o carro finalmente será colocado à venda na internet. 

LEIA MAIS: Automáticos em boas condições: veja 5 seminovos por até R$ 40 mil

Leitão também explica que este tipo de veículo é quase sempre aprovado na vistoria, tratando-se de um modelo original. O pagamento será no nome de um integrante da quadrilha. Vale conferir se o carro já pertenceu a uma locadora para evitar este tipo de golpe .

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F-150 Lightning será a primeira picape elétrica Pace Car da Nascar

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F-150 Lightning adesivada para comandar o grid da Nascar, que acontece durante o próximo final de semana
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F-150 Lightning adesivada para comandar o grid da Nascar, que acontece durante o próximo final de semana

A Ford anunciou nesta quarta-feira que o Pace car da etapa da Nascar em Martinsville será um carro  elétrico. A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da montadora de Detroit a comandar uma prova da categoria.

Fazendo oposição ao motor V8 de 5.8L que equipa os modelos da Nascar e geram entre 550 e 670 cv, dependendo da configuração, a F-150 Lightning possui dois motores elétricos que combinam para 563 cv e 107 kgfm de torque, e o Vice Presidente de veículos elétricos da marca, Darren Palmer, espera que os torcedores da Ford fiquem impressionados com a picape:

“Mal podemos esperar aos nossos fãs do que a F-150 Lightning é capaz. Fazendo 0 a 100 km/h em 5 segundos, acredito que vamos chamar alguma atenção na pista.”

A versão elétrica da F-150 vem sendo um grande sucesso para a montadora, tendo sido realizados quase duzentos mil pedidos de reserva desde que o modelo foi revelado, em maio de 2021. A montadora até revelou que irá aumentar a produção da F-150 Lightning de 40 mil unidades por ano para 150 mil até o meio de 2023.

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“A resposta dos consumidores à picape Lightning foi tão positiva que decidimos trazer o modelo para um evento da Nascar. Sabemos que quem estará presente adora caminhonetes e estamos confiantes que vão gostar ainda mais quando assistirem a F-150 Lightning liderando o pelotão”, disse Jeannee Kirkaldy  Gerente de Marketing de competições da Ford Performance .

A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da Ford a servir como Pace Car em uma prova da Nascar. O primeiro foi o Focus EV, de 141cv que comandou a etapa de Richmond, em abril de 2012, mais recentemente o Mustang Mach-E comandou a prova de Talladega no ano passado.

A etapa de Martinsville da Nascar Cup Serie s acontecerá no sábado (9) às 20h30 e será transmitida para o Brasil no canal Bandsports na TV fechada.

Fonte: IG CARROS

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Conheça os padrões de conectores para carregar um carro elétrico

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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos até o momento
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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos até o momento

Ao dirigir um carro elétrico, o motorista sempre ficará atento à autonomia do veículo e à localização dos eletropostos pelo trajeto já que achá-los pode não ser tarefa tão simples, ainda mais com pouca autonomia no carro. Mas além dessas preocupações, ao chegar aos pontos de carregamento surge mais uma: O conector do posto é compatível com meu carro?

Antes de apresentar os tipos de plugues disponíveis, é necessário entender primeiro o tipo de corrente elétrica que cada estação de recarga fornece. Correntes elétricas são o movimento de elétrons através de um material condutor, que se movem a fim de equilibrar a diferença de potencial elétrico entre as extremidades.

Existem dois tipos de correntes elétricas: Correntes alternadas e correntes contínuas . Basicamente, o que define o tipo de corrente é a movimentação das partículas, na corrente contínua os elétrons se movem apenas em um sentido, enquanto na corrente alternada, o movimento é variável.

Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos
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Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos

Existem os carregadores AC e DC (Corrente Alternada e Corrente Contínua, em inglês). O tipo mais comum é o AC, de corrente alternada. Esse tipo de corrente é mais fácil de ser transportado pela rede elétrica, por isso é o utilizado nas residências e na maioria dos eletropostos.

Ao conectar um carregador AC no seu carro elétrico o tempo de recarga será longo, pois a corrente alternada é convertida em corrente contínua dentro do próprio carro, que é o tipo utilizado pelas baterias.

Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos , e ao ser conectado no veículo a energia vai diretamente para as baterias, reduzindo assim o tempo gasto para recarregar o veículo.

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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos, cada continente tem um formato. Sobre cada um deles, a reportagem de iG Carros conversou com Tiago Garcia, youtuber e dono do canal “Meu Carro Elétrico”.

1 – J1772 e CCS1

O Padrão J1772 é regulamentado pela SAE (Sociedade de Engenheiros Automotivos) e busca simplificar os conectores de carregamento  de elétricos. Esse padrão é utilizado na América do Norte e Japão. A partir deste modelo nasceu o padrão CCS1 de carregamento em corrente contínua (DC), ambos são muito similares, mas o padrão para recarga rápida possui dois conectores extras, específicos para a corrente contínua.

2 – CHAdeMO

Apesar do padrão de recarga em corrente alternada japonês ser o mesmo do norte-americano, o sistema de carga rápida é diferente. O modelo é fabricado desde 2009 e foi pioneiro na eletrificação dos modelos japoneses, é utilizado somente no mercado asiático e alguns veículos como os modelos da Tesla que são importados vem com o adaptador.

3 – Mennekes e CCS2

O padrão europeu é o mais comum de ser encontrado no Brasil , já que muitos veículos elétricos disponíveis aqui são importados do Velho Continente. O padrão tem esse nome devido à empresa que o fabrica. Assim como no modelo norte-americano , a entrada de carregamento rápido é apenas uma adaptação da entrada comum, o que facilita na hora de realizar a recarga rápida.

4 – GB/T

O maior mercado de carros elétricos do mundo tem seu próprio padrão de carregamento. Além da China o padrão GB/T é utilizado também na Índia. É o modelo encontrado nos carros elétricos vendidos pela JAC no Brasil, mas a marca disponibiliza o adaptador que converte o europeu dos eletropostos para o chinês encontrado no veículo. Mas vale atenção: apesar de ter o mesmo nome para as versões de corrente contínua e alternada, os encaixes não são os mesmos.

5 – Tesla

O último padrão disponível é o desenvolvido pela fabricante estadunidense Tesla. O modelo da empresa de Elon Musk não diferencia corrente alternada de corrente contínua, o que fará a diferença da velocidade é o ponto de recarga. Os modelos da Tesla disponíveis no Brasil podem enfrentar dificuldades ao utilizar os postos de carga, por serem importados independentemente, o padrão encontrado no carro será o do país de origem do carro.

No Brasil o padrão mais comum é o mesmo utilizado na Europa, tanto para recargas de corrente alternada quanto de corrente contínua. Um padrão global de carregadores elétricos poderia facilitar a vida das montadoras que importam seus veículos elétricos ao redor do mundo e também dos compradores, que não precisariam ter mais dúvidas.

Fonte: IG CARROS

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