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Carros e Motos

Veja 5 carros que ninguém esperava que estariam no Salão do Automóvel 2018

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Nas semanas que antecederam o Salão do Automóvel 2018, uma boa parte das fabricantes que participam do evento divulgaram o que teriam em seus estandes. Afinal, a consequência de um mundo digital e conectado é a dificuldade em guardar segredos. Está cada vez mais difícil fazer com que o público realmente fique boquiaberto com uma novidade inesperada. Mas tivemos algumas surpresas neste ano.

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A reportagem do iG Carros elege cinco modelos que ninguém esperava que estariam no Salão do Automóvel 2018
. Alguns deles surpreenderam não apenas jornalistas, mas também funcionários de suas próprias montadoras que ajudavam na organização do evento.

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1 – BMW Série 3


BMW Série 3 foi o mais inesperado entre os lançamentos do Salão do Automóvel 2018
Divulgação

BMW Série 3 foi o mais inesperado entre os lançamentos do Salão do Automóvel 2018

O novo Série 3
apareceu pela primeira vez durante o Salão de Paris (França), que aconteceu no começo de outubro. Pelo tempo, seria muito difícil imaginar que a BMW do Brasil seria capaz de trazer uma unidade do modelo para ser mostrada no São Paulo Expo. Na semana que antecedeu o início do evento para a imprensa, o sedã foi visto deixando a sede da BMW na zona sul de São Paulo, atiçando o imaginário dos fãs. Lembremos que isso ocorreu antes mesmo do modelo ser apresentado em seu país de origem, a Alemanha.

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Tratando-se da versão 330i, abaixo do capô se esconde o motor de quatro cilindros, de 258 cv de potência. É o modelo mais esportivo do Série 3 convencional. Acima dele, apenas o emblemático M3. O sedã de luxo chegará ao Brasil ainda no primeiro semestre de 2019, importado da Alemanha. Com um novo aporte de R$ 125 milhões na fábrica de Araquari (SC), será nacionalizado em meados do fim de 2019, conforme a fabricante.

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2 – Fiat 500X


Fiat 500X está passando por avaliação de público no Salão do Automóvel 2018
Guilherme Menezes/iG

Fiat 500X está passando por avaliação de público no Salão do Automóvel 2018

A FCA vive um impasse com seus concessionários. Os produtos mais rentáveis do grupo têm sido os SUVs Compass e Renegade, que estão restritos à Jeep. Quem vende apenas produtos da marca italiana cobra que a FCA dê atenção para a linha de utilitários esportivos pelo seu lado. Uma solução rápida e prática seria o Fiat 500X
, um primo distante do Renegade.

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Apesar de marcar presença no evento, o Fiat 500X não está confirmado para o Brasil. Trata-se apenas de um estudo de mercado para entender como seria a receptividade do público. A marca italiana também se preocupa com a abordagem do 500X, uma vez que o objetivo não é canibalizar as vendas do Renegade. O último crossover vendido pela Fiat no Brasil foi o antigo Freemont, descontinuado em 2015.

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3 – Nissan X-Trail híbrido


Nissan X-Trail surge em versão híbrida no Salão do Automóvel 2018
Caue Lira/iG

Nissan X-Trail surge em versão híbrida no Salão do Automóvel 2018

Antes do Salão do Automóvel começar, a Nissan divulgou que eletrificaria o evento. Era certo que o Leaf 100% elétrico seria uma das atrações, mas a marca surpreendeu ao remover a capa de um dos modelos no estande e revelar o X-Trail híbrido
. Tal como o Fiat 500X, o SUV médio da Nissan está passando por uma avaliação do público e poderá ser vendido no Brasil se o feedback for satisfatório.

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A atração que estreou no Salão de Tóquio (Japão) de 2017 tem motor 2.0, rendendo 147 cv de potência e 21,1 kgfm de torque. O segredo está na unidade elétrica que garante mais 40 cv de potência (portanto, 187 cv ao todo) e 16 kgfm de torque. Em todos os seus mercados no mundo, o X-Trail é vendido apenas com transmissão CVT.

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4 – Mercedes-AMG GT 63 S


Mercedes-AMG GT 63 S do Salão do Automóvel 2018 é um cupê de quatro portas com mais de 600 cv de potência
Guilherme Menezes/iG

Mercedes-AMG GT 63 S do Salão do Automóvel 2018 é um cupê de quatro portas com mais de 600 cv de potência

O Mercedes-Benz Classe S sempre conseguiu rivalizar com as versões mais luxuosas do Porsche Panamera, mas faltava um concorrente à altura para o modelo turbo. Bem, entre as novidades do Salão do Automóvel, a marca da estrela de três pontas preparou uma surpresa não apenas para o público, mas também para a rival que está exatamente no estande ao lado: o AMG GT 63 S, um supercarro de quatro portas.

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Quem se interessar pelo monstro terá que desembolsar mais de R$ 1 milhão, com as primeiras entregas previstas para o segundo trimestre do ano que vem. Mesmo que seja um veículo voltado ao conforto, com bom espaço interno para quatro passageiros, seu motor V8 4.0 biturbo entrega 639 cv e 91,8 kgfm de torque nas quatro rodas. Pisando fundo, o GT 63 S pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, com velocidade máxima de 315 km/h.

5 – Chery Tiggo 8


Caoa Chery surpreendeu ao mostrar o Tiggo 8 no Salão do Automóvel 2018
Caue Lira/iG

Caoa Chery surpreendeu ao mostrar o Tiggo 8 no Salão do Automóvel 2018

Os modelos Tiggo 5X e 7 já eram figurinhas carimbadas no estande da Caoa Chery. Ambos os SUVs já estavam confirmados para o Brasil, com fabricação nacional para o fim do ano no Complexo Industrial de Anápolis (GO). Mas é claro que o “rei dos SUVs” (como é apelidado o Dr. Carlos Alberto, o Caoa) teria uma surpresa a mais para o Salão.

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Eis que surge o Chery Tiggo 8
, um SUV do porte do Hyundai Santa Fe. Ele virá ao mercado no fim de 2019 para concorrer com os grandes utilitários, como Santa Fe e Pajero Sport, mas nenhuma outra informação foi revelada. Vale lembrar que o Grupo Caoa também está apresentando carros no estande da Subaru (XV, Forester, WRX, STi) e Hyundai (Elantra, Sonata, Santa Fe e Azera) no Salão do Automóvel 2018
.

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F-150 Lightning será a primeira picape elétrica Pace Car da Nascar

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F-150 Lightning adesivada para comandar o grid da Nascar, que acontece durante o próximo final de semana
Divulgação/Ford

F-150 Lightning adesivada para comandar o grid da Nascar, que acontece durante o próximo final de semana

A Ford anunciou nesta quarta-feira que o Pace car da etapa da Nascar em Martinsville será um carro  elétrico. A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da montadora de Detroit a comandar uma prova da categoria.

Fazendo oposição ao motor V8 de 5.8L que equipa os modelos da Nascar e geram entre 550 e 670 cv, dependendo da configuração, a F-150 Lightning possui dois motores elétricos que combinam para 563 cv e 107 kgfm de torque, e o Vice Presidente de veículos elétricos da marca, Darren Palmer, espera que os torcedores da Ford fiquem impressionados com a picape:

“Mal podemos esperar aos nossos fãs do que a F-150 Lightning é capaz. Fazendo 0 a 100 km/h em 5 segundos, acredito que vamos chamar alguma atenção na pista.”

A versão elétrica da F-150 vem sendo um grande sucesso para a montadora, tendo sido realizados quase duzentos mil pedidos de reserva desde que o modelo foi revelado, em maio de 2021. A montadora até revelou que irá aumentar a produção da F-150 Lightning de 40 mil unidades por ano para 150 mil até o meio de 2023.

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“A resposta dos consumidores à picape Lightning foi tão positiva que decidimos trazer o modelo para um evento da Nascar. Sabemos que quem estará presente adora caminhonetes e estamos confiantes que vão gostar ainda mais quando assistirem a F-150 Lightning liderando o pelotão”, disse Jeannee Kirkaldy  Gerente de Marketing de competições da Ford Performance .

A F-150 Lightning será o terceiro modelo elétrico da Ford a servir como Pace Car em uma prova da Nascar. O primeiro foi o Focus EV, de 141cv que comandou a etapa de Richmond, em abril de 2012, mais recentemente o Mustang Mach-E comandou a prova de Talladega no ano passado.

A etapa de Martinsville da Nascar Cup Serie s acontecerá no sábado (9) às 20h30 e será transmitida para o Brasil no canal Bandsports na TV fechada.

Fonte: IG CARROS

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Conheça os padrões de conectores para carregar um carro elétrico

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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos até o momento
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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos até o momento

Ao dirigir um carro elétrico, o motorista sempre ficará atento à autonomia do veículo e à localização dos eletropostos pelo trajeto já que achá-los pode não ser tarefa tão simples, ainda mais com pouca autonomia no carro. Mas além dessas preocupações, ao chegar aos pontos de carregamento surge mais uma: O conector do posto é compatível com meu carro?

Antes de apresentar os tipos de plugues disponíveis, é necessário entender primeiro o tipo de corrente elétrica que cada estação de recarga fornece. Correntes elétricas são o movimento de elétrons através de um material condutor, que se movem a fim de equilibrar a diferença de potencial elétrico entre as extremidades.

Existem dois tipos de correntes elétricas: Correntes alternadas e correntes contínuas . Basicamente, o que define o tipo de corrente é a movimentação das partículas, na corrente contínua os elétrons se movem apenas em um sentido, enquanto na corrente alternada, o movimento é variável.

Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos
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Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos

Existem os carregadores AC e DC (Corrente Alternada e Corrente Contínua, em inglês). O tipo mais comum é o AC, de corrente alternada. Esse tipo de corrente é mais fácil de ser transportado pela rede elétrica, por isso é o utilizado nas residências e na maioria dos eletropostos.

Ao conectar um carregador AC no seu carro elétrico o tempo de recarga será longo, pois a corrente alternada é convertida em corrente contínua dentro do próprio carro, que é o tipo utilizado pelas baterias.

Nos carregadores DC a corrente já é convertida antes das “bombas” dos eletropostos , e ao ser conectado no veículo a energia vai diretamente para as baterias, reduzindo assim o tempo gasto para recarregar o veículo.

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Não há um consenso mundial sobre um padrão a ser adotado para carregar os veículos elétricos, cada continente tem um formato. Sobre cada um deles, a reportagem de iG Carros conversou com Tiago Garcia, youtuber e dono do canal “Meu Carro Elétrico”.

1 – J1772 e CCS1

O Padrão J1772 é regulamentado pela SAE (Sociedade de Engenheiros Automotivos) e busca simplificar os conectores de carregamento  de elétricos. Esse padrão é utilizado na América do Norte e Japão. A partir deste modelo nasceu o padrão CCS1 de carregamento em corrente contínua (DC), ambos são muito similares, mas o padrão para recarga rápida possui dois conectores extras, específicos para a corrente contínua.

2 – CHAdeMO

Apesar do padrão de recarga em corrente alternada japonês ser o mesmo do norte-americano, o sistema de carga rápida é diferente. O modelo é fabricado desde 2009 e foi pioneiro na eletrificação dos modelos japoneses, é utilizado somente no mercado asiático e alguns veículos como os modelos da Tesla que são importados vem com o adaptador.

3 – Mennekes e CCS2

O padrão europeu é o mais comum de ser encontrado no Brasil , já que muitos veículos elétricos disponíveis aqui são importados do Velho Continente. O padrão tem esse nome devido à empresa que o fabrica. Assim como no modelo norte-americano , a entrada de carregamento rápido é apenas uma adaptação da entrada comum, o que facilita na hora de realizar a recarga rápida.

4 – GB/T

O maior mercado de carros elétricos do mundo tem seu próprio padrão de carregamento. Além da China o padrão GB/T é utilizado também na Índia. É o modelo encontrado nos carros elétricos vendidos pela JAC no Brasil, mas a marca disponibiliza o adaptador que converte o europeu dos eletropostos para o chinês encontrado no veículo. Mas vale atenção: apesar de ter o mesmo nome para as versões de corrente contínua e alternada, os encaixes não são os mesmos.

5 – Tesla

O último padrão disponível é o desenvolvido pela fabricante estadunidense Tesla. O modelo da empresa de Elon Musk não diferencia corrente alternada de corrente contínua, o que fará a diferença da velocidade é o ponto de recarga. Os modelos da Tesla disponíveis no Brasil podem enfrentar dificuldades ao utilizar os postos de carga, por serem importados independentemente, o padrão encontrado no carro será o do país de origem do carro.

No Brasil o padrão mais comum é o mesmo utilizado na Europa, tanto para recargas de corrente alternada quanto de corrente contínua. Um padrão global de carregadores elétricos poderia facilitar a vida das montadoras que importam seus veículos elétricos ao redor do mundo e também dos compradores, que não precisariam ter mais dúvidas.

Fonte: IG CARROS

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