conecte-se conosco


Cidade

UPA adota medidas para dar maior agilidade no atendimento de paciente suspeitos de coronavírus em Rondondópolis

Publicado

A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Rondonópolis adotou novas medidas para triar e atender com mais agilidade os pacientes que apresentarem sintomas do Covid-19, o coranavírus. Agora, além de um enfermeiro, a triagem é feita conta com a presença de um médico.
De acordo com a diretora da UPA, Vânia Scapini, a medida faz parte dos protocolos internos específicos e adequações que foram adotados com o início da pandemia.

“O novo fluxo de atendimento foi estabelecido devido à necessidade de diminuir o risco de contágio do Covid-19, e atender com qualidade e rapidez aos pacientes que apresentarem sintomas do novo coronavírus”, comentou a coordenadora da UPA, acrescentando que os pacientes que tiverem sintomas serão atendidos com prioridade e isolados para realização de exame.

Ela cita que na triagem, caso a doença seja descartada, a pessoa será dispensada dali mesmo, evitando, assim, sua permanência dentro da UPA. “Porém, caso seja avaliada como suspeita do coronavírus, os profissionais a encaminha para a sala de isolamento na unidade para maiores cuidados, como realização de exames”.

Ela destaca que a UPA está seguindo todos os protocolos e critérios recomendados pelo Ministério da Saúde para atendimento a pacientes com suspeita do COVID-19.

Desde o dia 17, as visitas aos pacientes e a permanência de acompanhantes na unidade estão suspensas. Só estão liberadas as entradas de acompanhantes nos casos garantidos por lei e mediante avaliação prévia da equipe da unidade. Os acompanhantes terão de passar pelo processo de higienização necessário antes da entrada na observação e não será permitido que permaneçam no box de emergência.

Vânia salientou, também, que a UPA adotou uma série de medidas de segurança aos profissionais de saúde em contato com os pacientes. “Todos estão devidamente protegidos com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para fazer atendimentos”, disse, destacando que a situação é monitorada de perto por uma comissão de acompanhamento que foi crida. “Estamos atentos e novas medidas podem ser adotas conforme vai sendo verificada a necessidade”.

Orientações fundamentais

A coordenação da UPA orienta a população a somente procurar a unidade em casos de urgência e emergência. Pacientes com sintomas leves de doenças, resfriados ou que necessitem apenas de consulta médica não devem ir até a UPA. Tanto adultos como idosos devem procurar unidades de saúde quando não tiverem sintomas que necessitem de atendimento urgente.

Recomenda, ainda, os idosos a se manterem em casa. A ida até o hospital somente deve ocorrer caso o atendimento necessário seja de urgência e emergência. Adultos também não devem se dirigir até a UPA quando o caso não for de urgência.

Transmissão

A infecção pelo coronavírus teve início, em dezembro de 2019, na China e se espalhou pelo mundo, sendo considerada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O coronavírus pode ser transmitido de forma semelhante à influenza ou outros vírus respiratórios, pelas gotículas respiratórias, por tosses e espirros em curta distância, ou contato com objetos contaminados pelo vírus. Confira dicas de prevenção:

• Lavar as mãos com frequência, ou utilizar álcool 70%, principalmente antes de consumir algum alimento.
• Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
• Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir.
• Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
• Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
• Manter ambientes bem ventilados, evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.

Fonte: AMM
Comentários Facebook

Cidade

Secretaria Municipal de Assistência Social confecciona máscaras e lençóis em Porto Alegre do Norte

Publicado

por

Desde que as consequências da pandemia do covid- 19 começaram a nos atingir, muitos produtos dos quais precisamos para nos proteger do vírus começaram a faltar. Isso ocorreu devido o crescimento exagerado da procura pelos produtos, da falta de transporte de logística que afeta desde o transporte da matéria prima até o produto das prateleiras onde o consumidor tem acesso. E até mesmo pela questão das paralisações das indústrias com intuito de evitar a disseminação do vírus.

Sendo essa a nossa realidade, a primeira dama e Secretária de Assistência Social, Valdirene Nascimento, teve a iniciativa de produzir na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com sua equipe, as máscaras e lençóis para atender parte das necessidades do nosso município. As máscaras estão sendo entregues para as equipes de saúde, para órgãos como a prefeitura e a delegacia, para pessoas que não tiveram condições de comprar e para todos os idosos. Já os lençóis são reserva para o hospital utilizar em caso de pacientes infectados pelo covid -19.

Essa ação teve o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre do Norte que vem trabalhando bastante para evitar que nosso município seja afetado por este vírus. Esse trabalho da primeira dama Val se iniciou há mais de 20 dias e já foram produzidas mais de 500 máscaras e 53 lençóis. Val ainda reforçou que estão bastante empenhados em amparar a população nesse momento de dificuldade e que ainda serão confeccionados mais produtos.

Fonte: AMM
Comentários Facebook
Continue lendo

Cidade

Santo Antônio do Leste publica novo decreto sobre medidas a serem adotadas no município

Publicado

por

Considerando as determinações contidas nos Decretos Municipais realizados anteriormente, que dispõem sobre a adoção, no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta do Município de Santo Antônio do Leste, Mato Grosso, de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo coronavírus, o Prefeito em exercício, José Arimateia, realiza novo decreto, para fins de alteração do artigo 2º do Decreto nº 023/2020 e estabelece novas medidas a serem tomadas e mantidas a partir do dia 26/03/2020 a 05/04/2020.

O novo DECRETO 025/2020 deixa explícito que, os estabelecimentos como Lojas, oficinas, borracharias e congêneres poderão realizar suas atividades, desde que, adotam medidas de higienização no local, garantindo a segurança dos trabalhadores, como uso de EPI’s e álcool em gel, permitam a escala máxima de 03 clientes no ambiente e mantenha a distância mínima de 1,5 metro entre clientes e atendentes.

Bares, lanchonetes, restaurantes, sorveterias, padarias e congêneres devem realizar suas atividades, tão somente, em balcão e entregas domiciliares, sendo proibida a permanência de pessoas no estabelecimento, devendo ser garantida a distância mínima de 1,5 metro entre clientes e atendente. No parágrafo único do Decreto nº 025/2020, fica suspensa a atividade de estabelecimentos como academias, salões de estética e beleza e congêneres.

Fonte: AMM
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana