conecte-se conosco


Saúde

Unitan celebra mês do doador voluntário de sangue na semana que vem

Publicado

Seguindo a tradição de todos os anos no mês de novembro, a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Tangará da Serra (Unitan) está realizando comemorações em agradecimento aos doadores de sangue. O mês especial faz menção ao dia 25, quando é celebrado o dia nacional do voador voluntário de sangue.

De acordo com a coordenadora da Unitan, Juliana Gramarim, a próxima semana que vai do dia 23 a 27 será de recepção especial aos doadores.

“Estaremos recebendo os doadores e agradecendo todos eles por terem, durante o ano de 2020, esse ano tão difícil, contribuído, nos ajudado. Todas as vezes que fomos às redes sociais, à TV, rádio, pedimos e conseguimos ajuda, tivemos êxito e conseguimos manter o estoque e fornecimento de sangue para todos que precisaram durante esse ano”, afirmou.

Os doadores voluntários receberão um lanche diferenciado. A doação pode ser feita por agendamento. A Unitan atende de segunda a sexta-feira das 08:00 às 11:00 da manhã e de 13:30 às 17:00 no período vespertino. O telefone é o 3326-2529.

“Mais uma vez, a Unitan agradece a todos os doadores de sangue. Muito obrigado”, concluiu a coordenadora.

Comentários Facebook

Saúde

Já distribuídos, existem 400 mil testes de Covid-19 com vencimento em dezembro

Publicado

por


source
Testes
Rovena Rosa/Agência Brasil

Ainda existem testes próximos da validade em vários estados do País

Distribuídos entre os 14 estados brasileiros, existem 417 mil unidades de testes de diagnóstico da Covid-19 que devem ser usados antes de dezembro. O levantamento, realizado pelo G1, afirma que o Amazonas é o único estado sem testes em estoque.

Nem todos os estados que armazenaram exames, porém, alguns chamam atenção pelo prazo de validade extremamente próximo. Ainda segundo o portal, São Paulo (SP), Goiás (GO), Paraná (PR), Rio Grande do Sul (RS) e Rio Grande do Norte (RN) responderam que não podem garantir que será possível usar todos antes do fim do prazo.

Entre os estados, apenas o Rio Grande do Norte alegou a falta de insumos como um dos motivos para não cumprir a meta dentro do prazo previsto. Segundo a secretaria do estado, os testes “não se adequam aos kits de extração manual adquiridos pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública)”, o que impossibilita o processamento para os resultados.

Fonte: IG SAÚDE

Comentários Facebook
Continue lendo

Saúde

Casos de síndrome respiratória crescem em 11 capitais, diz Fiocruz

Publicado

por


source
Segundo a Fiocruz, alta de casos de SRAG indicam que pandemia está voltando a níveis preocupantes
Reprodução: BBC News Brasil

Segundo a Fiocruz, alta de casos de SRAG indicam que pandemia está voltando a níveis preocupantes

De 27 capitais brasileiras, 11 registram aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nas últimas semanas. Os dados são da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

No ano de 2020, as infecções pelo novo coronavírus correspondem a 98% do total de casos de SRAG no país.

Segundo a Fiocruz, os dados colhidos até o último sábado (21) indicam qua a pandemia volta a atingir níveis preocupantes em todo território nacional e é hora de retomar medidas de isolamento.

Capitais com crescimento significativo de SRAGs:

  • Belo Horizonte
  • Campo Grande
  • Maceió
  • Salvador.

Capitais com crescimento moderado de SRAGs :

  • Curitiba
  • Natal
  • Palmas
  • Plano piloto de Brasília
  • Rio de Janeiro
  • São Luís
  • São Paulo
  • Vitória

O monitoramento da Fiocruz é atualizado semanalmente. O período epidemiológicos estudados neste levantamento foi entre os dias 15 e 21 de novembro.

Fonte: IG SAÚDE

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana