conecte-se conosco


Mato Grosso

Unemat divulga terceiro Panorama da Covid-19 em Alta Floresta

Publicado


.

A nota técnica nº 03, do Panorama atual da Covid-19 em Alta Floresta, foi divulgada nessa quinta-feira (30.07). O documento apresenta a distribuição e o comportamento epidemiológico da doença em seis municípios que integram a região do Alto Tapajós: Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Paranaíta.

O Panorama visa compartilhar produtos do projeto intitulado Mapeamento e Monitoramento da Covid-19 e Dengue em MT, vinculado à Faculdade de Ciências Biológicas e Agrárias, do Câmpus da Unemat de Alta Floresta.

A ação reúne pesquisadores de diferentes áreas que atuam na compilação e consolidação de dados, distribuição espacial por municípios e bairros, apresentação gráfica da incidência da Covid-19, assim como projeção futura do número de casos no município, por meio de modelagem matemática.

De acordo com o estudo, a Região de Saúde do Alto Tapajós acumulou, até 20 de julho, 423 casos positivos da Covid-19. Sendo que Alta Floresta se destaca com 65,24% dos registros, seguida de Paranaíta (19,14%), Nova Bandeirantes (9,21%), Nova Monte Verde (4,25%), Apiacás (1,65%) e Carlinda (0,47%).

Entre os meses de maio a julho, também houve avanço da zona de risco muito alto, a partir da baixada cuiabana em direção a região do Alto Tapajós, ao longo da BR-163. A classificação do nível de gravidade de disseminação passou de risco médio para muito alto, configurando o município de Alta Floresta o epicentro da Covid-19 na Região do Alto Tapajós, seguido por Paranaíta e Nova Bandeirantes.

Projeção de casos

O estudo aponta que o comportamento da curva está longe de uma estabilidade. Ao contrário, mostra o avanço da contaminação pelo novo coronavírus. A projeção do número de casos até o dia 19 de agosto é baseada nos dados oficiais acumulados até dia 20 de julho, para o município de Alta Floresta.

A previsão, no cenário mais pessimista e se não houver nenhuma medida mais restritiva, é que até dia 19 de agosto, 580 a 636 pessoas (considerando erro padrão) sejam positivadas para Covid-19. Da mesma forma, considerando 3,35% (10) o total de óbitos, a estimativa prevista seria de 21 óbitos, representando um aumento de 110%.

Modelos como esse têm como função alertar para os riscos de disseminação da doença e que, por razões de mudanças nas ações preventivas, há necessidade de sua constante atualização.

O objetivo dessa ação é contribuir com o poder público nas ações preventivas e critérios normativos para o controle da disseminação do referente vírus e prevenção, controle e monitoramento dos casos do novo Coronavírus (SARS-CoV-2) no Estado e na cidade, considerando que a evolução da pandemia é dinâmica e heterogênea em cada município ou território, contribuindo para o entendimento da situação epidemiológica de Alta Floresta, a partir da análise dos dados.

Para ver estudo completo e notas técnicas anteriores: http://portal.unemat.br/index.php?pg=site&i=comunicacao&m=comite-de-acompanhamento-do-coronavirus-covid-19

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Centro de Triagem da Covid-19 prestará atendimento aos domingos

Publicado

por


.

Após uma semana de pleno funcionamento, o Centro de Triagem da Covid-19 será aberto neste domingo (02.07) para atender à população que apresenta sintomas leves do coronavírus e precisa realizar o teste para o diagnóstico da doença.

Neste dia, 650 senhas serão entregues das 6h às 6h45 e os atendimentos começam às 7h. Para atendimento mais ágil, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) orienta que o paciente leve o Cartão Nacional de Saúde (Cartão do SUS). Quem não tiver o documento, poderá fazê-lo no local.

Para entrar no complexo, é obrigatório o uso de máscaras de proteção. Além disso, o Corpo de Bombeiros estará no local para auxiliar toda a coordenação e evitar qualquer tipo de aglomeração de pessoas durante a entrega das senhas.

O Centro possui uma equipe de 20 médicos, que atenderá adultos com sintomas leves da Covid-19. Para casos graves do coronavírus, as referências continuam sendo as unidades da Atenção Primária, que regulam pacientes para os Hospitais de Referência no tratamento da Covid-19.

A iniciativa é uma ação Governo de Mato Grosso para auxiliar a Atenção Básica dos municípios da Baixada Cuiabana no diagnóstico e tratamento precoces do coronavírus, de forma a evitar o agravamento da doença em pessoas que inicialmente apresentam sintomas leves da síndrome respiratória.

Serviço

O Centro de Triagem na Arena Pantanal fica localizado na Av. Agrícola Paes de Barros, s/n – Verdão, em Cuiabá. Para chegar até o local por meio do transporte público, o cidadão pode embarcar na linha 609, que sai da Estação Alencastro, em frente à Prefeitura de Cuiabá.

Para quem pretende utilizar automóvel próprio para chegar à Arena Pantanal, poderá deixar o veículo no estacionamento do estádio. Para saber mais detalhes e outras opções de como chegar ao Centro de Triagem na Arena Pantanal clique aqui .

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Covid-19: com 168 casos em monitoramento e 25 óbitos, Tangará segue na classificação “alto risco” de contaminação

Publicado

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) notificou, nesta quinta-feira (30), 50.538 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso.

Quanto ao boletim com o panorama da situação epidemiológica, dois municípios ainda configuram na classificação de risco “muito alto” para o novo coronavírus: Sinop e São José dos Quatro Marcos. Mesmo fora desta condição, Tangará, se mantém em quinto, no ranking das 10 cidades, com maior número de casos de Covid-19, que inclui Cuiabá (11.214), Várzea Grande (4.055) , Rondonópolis (3.208), Lucas do Rio Verde (2.812), Tangará da Serra (2.077), Sorriso (1.930), Sinop (1.892), Primavera do Leste (1.755), Nova Mutum (1.417) e Pontes e Lacerda (933).

Ainda de acordo com informações contidas no boletim, Tangará permanece na classificação de risco “alto” para a disseminação do coronavírus com outras 24 cidades: Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Sorriso, Várzea Grande, Cáceres, Primavera do Leste, Peixoto de Azevedo, Barra do Garças, Mirassol D’Oeste, Jaciara, Campo Novo do Parecis, Nova Mutum, Tapurah, Paranatinga, Vera, Nova Canaã do Norte, Barra do Bugres, Nova Bandeirantes, Santo Antônio do Leste, Brasnorte, Nova Monte Verde e Araguainha.

Foram registradas cerca de 1.684 novas confirmações de coronavírus no Estado. Dos 50.538 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 18.284 estão em monitoramento e 30.460 estão recuperados. Em Tangará da Serra, 1887 pessoas, estão curadas da doença.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana