Educação
UFMT investiga denúncias de fraudes em aprovações por cotas raciais no SISU
Na última semana, uma denúncia foi protocolada ao Ministério Público Federal (MPF), através do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Mato Grosso (Cepir-MT), onde seis estudantes brancos são acusados de utilizarem de cotas raciais para serem admitidos no curso de Medicina da Universidade do Estado do Mato Grosso (UFMT). Dentre os alunos suspeitos, existe um caso em Tangará da Serra.
A acusação partiu do estudante e militante, Vinícius Brasilino, que por meio de uma publicação em sua rede social expôs alguns prints, com fotos e nomes dos alunos que estariam tentando se matricular na universidade ilegalmente, por meio de cotas raciais.
Segundo ele, é preciso que a universidade tenha critérios mais rígidos quanto as auto declarações. “ Nós queremos saber quais são os métodos usados pela universidade para validar essa auto declaração dos estudantes, essa é a nossa preocupação”. Questionou Vinicius.
De início a denúncia foi feita somente a alguns alunos aprovados no curso de medicina, mas acredita-se que essas fraudes aconteçam também em outros cursos e universidades. “Não tenho dúvidas que existam mais casos como este em outros Campus, por isso, já fizemos a denúncia frente ao MPF, para irmos além com esse caso”. Afirmou o estudante.
Em nota, a assessoria de imprensa da UFMT se pronunciou sobre o caso.
Nota assessoria de imprensa da UFMT
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu, por meio de sua Ouvidoria, e vai apurar a denúncia a respeito do não cumprimento de requisitos de estudantes aprovados nas vagas reservadas para ações afirmativas. Independentemente das denúncias, no ato da matrícula, já são adotados procedimentos de verificação da veracidade das informações constantes nas auto declarações dos estudantes pela Comissão Permanente de Homologação e Acompanhamento de Matrículas por Ações Afirmativas.
Conforme o item 5.6 do edital 002/2018, disponível na Central de Ingresso da UFMT, “os candidatos que se enquadrarem nas categorias de ingresso de pretos, pardos e indígenas terão a auto declaração submetida à comprovação de veracidade, podendo ser convocado a qualquer momento pela Comissão Permanente de Homologação e Acompanhamento de Matrículas por Ações Afirmativas”.
Caso seja confirmado que o estudante aprovado por meio da lei de cotas não cumpre o requisito, ele será declarado inelegido e, consequentemente, a vaga será preenchida por outro estudante que se encontra na lista de espera.
Por: Pedro Miranda (Estagiário).
Educação
Estudante de Tangará da Serra é medalha de ouro no programa Caça Asteroide do Governo Federal
É de Tangará da Serra o medalhista de ouro no programa “Caça Asteroide” do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Matheus Cassol Junqueira, aluno da 2ª Série do Ensino Médio da Escola La Salle Atec. A entrega da premiação foi em Brasília durante a 19º Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações, no mês passado.
O Prefeito Vander Masson e a Primeira-dama e Coordenadora do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres (GPPM), Silvana Ló Masson parabenizam o aluno Matheus, aos pais do garoto, Patrízia Blanck Cassol Junqueira e Anderson Gomes Junqueira, além de todos os professores da escola La Salle Atec que não mediram esforços em trazer mais este prêmio para nosso município.
PROGRAMA CAÇA ASTEROIDE
O Caça Asteroides MCTI é uma parceria entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA), com objetivo de popularizar a ciência com uso da astronomia. Os estudantes que participam recebem imagens de observatórios internacionais, passam por uma capacitação e devem encontrar asteroides nas imagens. O programa conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT).
Theodora Malacrida – Assessoria de Imprensa
Educação
Enem 2022: Consulte local de prova e programe-se para chegar com antecedência
Às vésperas do início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, que começa no próximo domingo, 13, a orientação para os candidatos é consultar o local de prova e se programar para chegar no dia com antecedência.
A informação com o endereço está no cartão de confirmação de inscrição, disponível na Página do Participante, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A orientação é calcular o tempo que levará até o local usando o meio de transporte planejado. Se possível, percorra o caminho todo e, assim, se organize melhor no dia.
Confira o passo a passo para ver o local de prova:
1. Acesse a Página do Participante (CLIQUE AQUI) no site do Inep (CLIQUE AQUI)
2. Clique em “Página do Participante – Entrar com gov.br”;
3. Insira o número do seu CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição;
4. Na Página do Participante, você terá acesso a todas as suas informações e poderá consultar seu local de prova no cartão de confirmação.
5. Embora não seja obrigatório, a recomendação do Inep é imprimir e levar o cartão de confirmação no dia da prova.
Datas do Enem 2022
Tanto a versão impressa quanto a digital do Enem serão aplicadas nos mesmos dias:
13 de novembro (domingo)
45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
45 questões de ciências humanas; e
redação.
20 de novembro (domingo)
45 questões de matemática; e
45 questões de ciências da natureza.
Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30
O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
O que levar no dia da prova
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
Álcool em gel;
Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente;
Cartão de confirmação de inscrição;
Lanche; e
Água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo).
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
e-Título,
Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
RG Digital.
Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
Fonte: G1
-
Polícia5 dias atrás
Jovem morre após manobra de moto embaixo de máquina agrícola em Arenápolis
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Mulher morre atropelada após sair de veículo com defeito em Tangará
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Envolvido na morte de 7 pessoas é preso pela DHPP de Tangará da Serra
-
Polícia2 dias atrás
Vídeo registra mulher gritando para escapar de estuprador em Campo Novo
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Homem é preso após agredir mulher com chutes e socos em Tangará
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Caminhão destrói muro de residência em Tangará. Dono de imóvel pede para arcar com despesas
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Visitas íntimas restritas e mercados passam a ser proibidos em presídios de MT
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Integrantes de facções são presos pela PJC. Armas e munições apreendidas em operação