sábado, 19 de abril de 2025
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Carros e Motos

Trocando marchas com a mão, na Indian Chief 1948

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A grande maioria dos motociclistas brasileiros, pelo menos os mais jovens, teve conhecimento da existência da marca norte-americana de motocicletas Indian há muito pouco tempo, quando a empresa voltou a produzir motocicletas nos Estados Unidos, após cerca de 60 anos inoperante, e seus produtos começaram a ser importados para o Brasil.

Muito parecidas com as Harley-Davidson, as Indian são ainda mais antigas, com início de produção dois anos antes da sua eterna rival. Foram também dois jovens empreendedores, George Hendee e Carl Oscar Redstrom, que fundaram a Indian Motorcycle Company, em 1901, na cidade de Springfield, Massachussets.

As primeiras Indian ainda não se pareciam com os modelos mais conhecidos posteriormente, pois não eram mais do que bicicletas equipadas com pequenos motores monocilíndricos. Em dez anos, a Indian já era a maior fabricante de motocicletas do mundo, produzindo modelos sofisticados, que até partida elétrica tinham.

Já mostrei aqui todas as versões modernas da Indian que foram comercializadas até o ano passado, quando a marca se retirou de nosso mercado, mas esta Indian Chief 1948 merece um lugar especial na galeria das motocicletas clássicas.

A Indian Chief começou a ser produzida em 1922, para ser o modelo mais sofisticado da marca. Esse status logo foi comprovado pelo público, que considerava as Indian mais confortáveis do que as rivais Harley-Davidson. O motor V2 de 1.000 cm3 era potente e de funcionamento suave, e logo no ano seguinte, com a cilindrada aumentada para 1.200 cm3, ela chegou a atingir o auge de sua popularidade.

Em 1953, pressionada pelas marcas europeias que começaram a chegar ao mercado norte-americano, as Indian Chief foram consideradas antiquadas e a marca encerrou a sua produção. Dessa data até 2011, quando a Polaris comprou a lendária marca e iniciou a produção das Indian modernas, muitos fabricantes e importadores exploraram a marca com os mais diversos tipos de motocicletas.

Câmbio na mão

Pelas fotos pode-se notar que essa motocicleta tem a alavanca de câmbio acionada pela mão direita, a mesma do acelerador. Isso torna a pilotagem mais difícil, porém mais interessante. Algumas Indian, como se pode ver em pesquisas de fotos de época, tinham a alavanca de câmbio do lado esquerdo e, outras até, tinham o acelerador transferido para o lado esquerdo do guidão.

Na hora de experimentar a velha senhora, não foi o câmbio que mais estranhei, pois é possível escolher uma das três marchas quando não é necessário acelerar, mas foi a embreagem no pé esquerdo o que mais me atrapalhou. É que é preciso estar com o pé direito no chão, apoiando a motocicleta, para acionar a embreagem com o outro pé.

Também é preciso um pouco de prática para soltar a embreagem de forma a não dar trancos e não deixar o motor apagar. Caso isso aconteça, o pedal do lado direito, parecido com o de uma bicicleta, é a única forma de ligar o motor novamente.

Mesmo com todas essas características intrigantes, a Indian Chief 1948, principalmente tão bem restaurada como esta, jamais faria feio em meio a grupos de motociclistas modernos.

Carros e Motos

Fiat Argo vs. VW Polo: qual desvaloriza mais?

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Fiat Argo é um dos modelos mais vendidos da FCA no Brasil

A KBB Brasil fez um levantamento das versões das versões do Fiat Argo e do VW Polo com as maiores e menores desvalorizações.

Dentre as versões do Argo, a Precision 1.8 AT é a que menos perdeu valor após um ano de uso (-1,42%). Já no caso do Polo, a configuração com menor desvalorização é a Comfortline (-2,21%).

Desvalorização é a comparação do preço atual de um veículo com os valores aplicados pelo mercado à mesma versão fabricada em anos anteriores. Confira abaixo a tabela completa.

Modelo/Versão
Taxa de desvalorização
FIAT ARGO PRECISION 1.8 AT
-1,42%
VOLKSWAGEN POLO COMFORTLINE
-2,21%
VOLKSWAGEN POLO HIGHLINE
-4,23%
VOLKSWAGEN POLO 1.6 MSI MT
-4,50%
VOLKSWAGEN POLO 1.0
-6,12%
FIAT ARGO DRIVE 1.3 MT
-6,84%
FIAT ARG0 1.0
-6,85%
FIAT ARGO PRECISION 1.8 MT
-8,05%
FIAT ARGO DRIVE 1.0
-9,37%
FIAT ARGO HGT AT
-9,38%
FIAT ARGO HGT MT
-9,75%
FIAT ARGO DRIVE 1.3 GSR
-16,50%
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Carros e Motos

Um Porsche 911 feito para vencer o fora de estrada

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Porsche 911 Off=Road

A Russell Built Fabrications (RBF) debutou no Sema Show deste ano (entre os dias 5 e 9 de novembro) um Porsche 911 , da geração 964, preparado para encarar o Baja 1000. A boa notícia é que, agora os pedidos podem ser realizados. Cada modelo será personalizado de acordo com o gosto de cada cliente e o preço varia entre US$ 380.000 (R$ 1.542.800, em conversão direta) e US$ 650.000 (algo em torno de R$ 2.639.000).

Foram realizadas diversas modificações para suportar os trajetos off-road, como o chassi e as suspensões reforçadas, além de todos os painéis da carroceria serem trocados por componentes leves e reduzindo o peso para 1.270 kg. Ou seja, 200 kg a menos em relação ao 964 “original”.

A distância entre-eixos cresceu 7,62 cm para oferecer um centro de gravidade mais equilibrado e maior estabilidade. Também foi instalada uma barra estabilizadora traseira da Nascar. O deslocamento do motor de seis cilindros refrigerado a ar passou de 3.6 para 3.8 por meio de uma parceria com a empresa Rothsport Racing. A potência é de 365 cv e 42,82 kgfm de torque.

Todas as versões trazem gaiola de proteção, display digital da MoTec e bancos de corrida em carbono da Sparco.

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