conecte-se conosco


Meio Ambiente

Três pessoas são presas por garimpo ilegal em Nortelândia

Publicado

Foto: Sema-MT

Três pessoas foram presas por atividade ilegal de garimpo na comunidade de Santaninha, município de Nortelândia. A ação criminosa foi constatada após denúncias de mortandade de peixes no rio Santana, que banha a cidade.

No local, os fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e policiais da Delegacia de Estado de Meio (Dema) também encontraram quatro armas e munições. O proprietário da área foi multado em R$ 100 mil. A operação foi realizada na segunda-feira (19) e desfez o garimpo ilegal.

 

Comentários Facebook

Barra do Bugres

Unemat promove palestra on-line sobre Educação Ambiental em Barra do Bugres

Publicado

O câmpus da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Barra do Bugres realizará a live “Educação Ambiental: disseminando conhecimento para a comunidade em relação aos resíduos, coleta seletiva, reciclagem e meio ambiente”, no dia 16 de novembro, das 18 às 20h30, pela plataforma Google Meet.

Trata-se de um evento gratuito, on-line, com a convidada Clarissa Moesch Welter, que compartilhará seus conhecimentos sobre reciclagem e questões ambientais. O evento será em forma de palestra, com exposições orais da palestrante de debate e interação com as pessoas participantes.

A carga horária é de 2 horas. Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de novembro, clicando aqui.

Fonte: Assessoria Unemat

Comentários Facebook
Continue lendo

Meio Ambiente

Animais silvestres resgatados em Tangará da Serra são levados para instituição ecológica em Goiás

Publicado

Gato-palheiro é considerado como espécie ameaçada de extinção

Cinco animais silvestres de Mato Grosso, dentre eles três resgatados em Tangará da Serra, foram levados para Instituto Onça Pintada, em Mineiros (GO), pela Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).

Foram encaminhados dois veados-catingueiros, um lobo-guará, um tamanduá-mirim e um gato-palheiro (animal raro que se encontra entre as espécies ameaçadas de extinção).

Os filhotes de lobo guará e tamanduá-mirim foram encontrados em Tangará da Serra, ambos sem a mãe. O tamanduá é uma fêmea. O lobo é um macho que a mãe morreu atropelada por uma máquina agrícola. Já a fêmea de veado catingueiro foi entregue voluntariamente na região da baixada cuiabana.

O filhote de gato-palheiro também foi encontrado em Tangará da Serra e entregue ao Corpo de Bombeiros, que o destinou à Regional da Sema no município. O animal pode ser diferenciado dos felinos domésticos devido a pelagem longa, coloração diferenciada e listras pretas nas patas.

É classificado pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza) como espécie quase ameaçada e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como ameaçada de extinção.

Vítima de incêndios florestais

O veado-catingueiro, um filhote macho, perdeu a mãe para as queimadas no Pantanal e foi encontrado com escoriações no rosto devido ao fogo na Transpantaneira. Ele foi recolhido por um grupo de pessoas da região que fazem um trabalho preventivo para evitar que pontes de madeira queimem.

O animal foi entregue na pousada Jaguar, que dá apoio logístico à equipe de resgate de animais no Pantanal e ali recebeu os primeiros socorros dos médicos veterinários presentes.

A equipe formada por agentes da Sema, veterinários de Minas Gerais e São Paulo e voluntários já vem trabalhando há mais de dez dias na região do Porto Jofre, ponto escolhido por ser estratégico para o resgate de animais que são vítimas do fogo.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana