Economia
Texto da reforma da Previdência está pronto e aguarda Bolsonaro
Publicado
12/02/2019 - 17:12
O texto-base da reforma da Previdência foi concluído pela equipe de governo e agora aguarda a análise do presidente Jair Bolsonaro, ainda internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Segundo o secretário especial da Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, que esteve hoje (12) reunido com o ministro da Economia, Paulo Guedes, em Brasília, o presidente dará a palavra final sobre o projeto que será enviado à Câmara dos Deputados.
“Evidente que existem pontos que serão levados à presença do presidente para que ele possa tomar sua posição, possa definir de que forma isso possa chegar à Câmara Federal”, disse Marinho.
O secretário informou que o texto foi construído por diversas áreas do governo, além da contribuição de economistas e avaliação do projeto enviado pelo ex-presidente Michel Temer ao Congresso. Ele não antecipou nenhuma regra.
Marinho disse que o texto final é “bem diferente” da minuta do projeto que vazou para a imprensa na semana passada. Nessa minuta, o governo proporia idade mínima única de 65 anos para homens e mulheres se aposentarem no Brasil. Além disso, a minuta de projeto ainda previa um mínimo de 20 anos de contribuição para o trabalhador receber 60% da aposentadoria chegando, de forma escalonada, até o limite de 40 anos, para o recebimento de 100%.
Perguntado sobre quando o projeto será apresentado à sociedade, Marinho respondeu que isso vai ocorrer o mais rapidamente possível. “Vamos aguardar que o presidente convalesça, que ele esteja em plena condição de exercício do seu mandato, que eu espero que seja amanhã ou quinta-feira, e, apresentado [o texto] ao presidente, ele vai definir o prazo”, disse o secretário.
Militares
Sobre a inclusão de militares na reforma, mais cedo o senador Major Olímpio, líder do PSL, disse, ao deixar o Ministério da Economia, que os próprios militares apresentaram uma proposta para a Previdência.
“Os próprios comandantes militares, o ministro da Defesa [general Fernando Azevedo] têm se debruçado sobre isso. Os militares que estão fazendo propostas. Tudo vai cair aqui dentro da área técnica, da área econômica. Os militares, que são sempre solução para o nosso país, não são problema, também estão fazendo suas propostas. Vamos ver a viabilidade dessas propostas”, disse.
O senador também esteve reunido com Guedes, no ministério.
Saiba mais


Economia
Câmeras registraram momentos antes de jovem ser imobilizado no Extra; assista
Publicado
16/02/2019 - 17:46
Câmeras de segurança registraram os momentos que sucederam a imobilização de Pedro Henrique Gonzaga, de 25 anos, por um segurança da rede de hipermercados Extra da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O rapaz foi acusado de tentar roubar a arma do funcionário do estabelecimento e acabou morrendo depois de levar uma “gravata” na última quinta-feira (14).
Nas imagens, é possível ver o jovem se aproximando dos seguranças do Extra e conversando por alguns instantes. Uma mulher se aproxima e Pedro cai no chão. Ele é levantado pelos funcionários, mas depois de alguns segundos cai novamente.
Confira as imagens:
Em um outro vídeo, gravado por clientes do hipermercado , Pedro aparece rendido e pelo segurança Davi Ricardo Moreira. De acordo com testemunhas, o funcionário teria segurado o jovem por por cerca de dois minutos, até que ele desmaiou. Enquanto isso, pessoas no local tentavam convencê-lo a sair de cima do rapaz: “Tá sufocando ele. Ele tá com a mão roxa. Ele tá desacordado”, diziam. O segurança respondeu que o desmaio seria uma simulação.
Também é possível escutar testemunhas dizendo que Pedro não estava roubando. “Ele estava no caixa com a gente ali”, diz uma mulher, que é rapidamente repreendida por um dos seguranças. “Você está mentindo”, repete ele.
Leia também: Segurança reagiu a tentativa de furto, diz Extra sobre morte de jovem
Mesmo com a ajuda de Bombeiros, que foram até o hipermercado tentar reanimar o jovem, ele precisou ser encaminhado para o Centro de Emergência Regional da Barra da Tijuca, onde segundo a Secretaria Municipal de Saúde, deu entrada com quadro de parada cardiorrespiratória. Ele foi reanimado, mas sofreu outras duas paradas e não resistiu. Neste sábado (16), Pedro está sendo enterrado na cidade carioca.
O segurança chegou a ser preso em flagrante, mas pagou fiança e vai responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar, em liberdade.
Resposta do Extra

O Extra emitiu duas notas sobre o caso. Na primeira, afirma que afastou os seguranças envolvidos. Apesar disso, a rede tenta justificar a agressão do segurança , dizendo que a ação “tratou-se de uma reação a tentativa de furto a arma”.
Na segunda, declara que “nada justifica a perda de uma vida” e também diz que a “companhia se solidariza com os familiares e envolvidos”. A empresa também chama o episódio de “lamentável e afirma ” que não aceita qualquer ato de violência”. O hipermercado promete não fugir de suas responsabilidades diante da situação e diz que está “contribuindo com todas as informações disponíveis”.
O advogado da empresa Group Protection (responsável pela vigilância no local) corroborou a versão de legítima defesa . De acordo com ele, o jovem tentou roubar a arma do segurança e que, em seguida, acreditou que o rapaz simulava um desmaio. Eles fazem a contenção, retiram a arma e o garoto desmaia. O que se acredita que tenha sido uma simulação naquele momento. O próprio segurança reporta. Ele está mentindo, ele está mentindo, ele está simulando um desmaio como anteriormente havia simulado”, disse.
Leia também: Imagens flagraram o momento em que segurança do Carrefour agride cachorro; veja
O delegado responsável pelo caso afirmou, no entanto, que o segurança do Extra se excedeu na ação, mas que existem poucos elementos que caracterizem a intenção de matar.
Economia
Cade autoriza venda da distribuidora Eletrobras Amazonas Energia
Publicado
16/02/2019 - 06:16
A Eletrobras informou hoje (15), por meio de comunicado ao mercado, que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deu anuência à venda da distribuidora Eletrobras Amazonas Energia ao consórcio Oliveria/Atem. A venda havia sido questionada sob o argumento de que a aquisição da distribuidora poderia provocar concentração de mercado. O consórcio já havia adquirido a Boa Vista Energia, subsidiária da Eletrobras responsável pelo fornecimento de eletricidade em Roraima.
O questionamento foi apresentado por uma empresa concorrente do grupo Oliveira, a Gopower & Air. A Oliveiras Energia atua com fornecimento de energia com termelétricas no Amazonas e em Roraima, e a ATEM é uma distribuidora de petróleo.
A decisão favorável poderá ser questionada por meio de recurso, que poderá ser apresentado em um prazo de até 15 dias. A Eletrobras disse que novo cronograma da transferência de controle acionário da Amazonas Energia será divulgado para finalizar processo de desestatização da distribuidora. ” A Eletrobras manterá o mercado informado acerca do assunto de que trata este Comunicado ao Mercado”, disse a empresa. “Com isso, a etapa de capitalização de dívida, por parte da Eletrobras, na supracitada Distribuidora está suspensa até que seja proferida a decisão definitiva pelo Cade”.
O leilão de privatização da Amazonas Energia foi feito no dia 10 de dezembro do ano passado, após sucessivos adiamentos. A Amazonas Energia atende a quase 900 mil consumidores em 62 municípios do estado.

Universitários do Rio criam prótese para amputados de membro superior

Da suspeita de laranjas em eleição à provável demissão, entenda o caso Bebianno

Da suspeita de laranjas em eleição à provável demissão, entenda o caso Bebianno

Acumulou! Prêmio da Mega-Sena pode chegar a R$ 32 milhões na quarta-feira

Débora Nascimento termina casamento com José Loreto após descobrir traição
Polícia


Polícia Civil investiga prática de crimes fiscais envolvendo o comércio de grãos em Sapezal
Assessoria | PJC-MT Uma possível fraude de sonegação de impostos, envolvendo o comércio de grãos com emissão de notas fiscais...


Polícia Civil prende integrante de facção criminosa em Alto Taquari
Assessoria | PJC-MT A Polícia Judiciária Civil prendeu um integrante de organização criminosa que vinha impondo medo em comunidades de...


Polícia Civil conclui inquérito de latrocínio com a identificação de quatro envolvidos
Assessoria | PJC-MT A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá concluiu o inquérito policial do latrocínio que...
Mato Grosso


Sema e MPE devem acompanhar enchimento de reservatório da UHE Sinop e limpeza do rio
Uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), responsável pela autuação da Companhia Energética (UHE) de Sinop,...


Projeto social desenvolvido por agentes penitenciários entra na 4ª edição
O projeto Agente Mirim, desenvolvido por agentes penitenciários de Campo Novo do Parecis (397 km a médio-norte), abriu inscrições para novos...


Governador destaca que Fethab proporcionará maior investimento em infraestrutura no Estado
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, destacou durante seu discurso em Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá) nesta...
Política MT


Deputado visita Hospital Regional e Santa Casa de Rondonópolis
Foto: SANDRA COSTA / Assessoria de Gabinete O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) cumpre agenda desde essa sexta-feira (15/2) na região sul...


Reunião debate segurança em centro histórico de Cuiabá
Foto: ELIEL TENÓRIO PEREIRA / ASSESSORIA DE GABINETE O deputado estadual Elizeu Nascimento (DC) recebeu em seu gabinete um grupo de...


Moretto articula obra para a pista do aeroporto municipal de Pontes e Lacerda
Foto: Karen Malagoli O aeroporto municipal de Pontes e Lacerda (distante 449km de Cuiabá) deverá receber, a partir do mês...
Mais Lidas da Semana
-
Polícia11/02/2019 - 07:42
Pastor evangélico é preso suspeito de participação em quadrilha que tentou assaltar agência bancária em Tangará da Serra
-
Mato Grosso15/02/2019 - 09:14
Trabalhador rural morre ao receber descarga elétrica durante o serviço em Diamantino
-
Tangará da Serra10/02/2019 - 08:46
Motorista de carro atropela família em uma moto e foge do local do acidente
-
Clima13/02/2019 - 09:09
Frente fria traz instabilidade à região de Tangará da Serra
-
Sem categoria13/02/2019 - 14:52
Mulher morre com suspeita da doença ‘mal da vaca louca’ em Tangará da Serra
-
Mato Grosso12/02/2019 - 10:04
Motorista de Tangará da Serra, morre ao bater caminhão boiadeiro na traseira de carreta em Brasnorte
-
Mato Grosso16/02/2019 - 12:18
Sefaz apreende veículo com carga irregular em Tangará da Serra
-
Polícia14/02/2019 - 17:53
Homem empresta moto do patrão não volta ao trabalho e ‘perde’ o veículo em Tangará da Serra