conecte-se conosco

  • banner_Lorenzetti_1250x250

Mato Grosso

Terça-feira (30): Mato Grosso registra 16.304 casos e 629 óbitos por Covid-19

Publicado


.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (30.06), 16.304 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 629 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. As 39 mortes mais recentes envolveram residentes de Alta Floresta, Matupá, Cuiabá, Juína, Cáceres, Várzea Grande, Rondonópolis, Nova Mutum, Barra do Garças, Tangará da Serra e Jaciara. 

Dentre os 20 municípios com maior número de casos de Covid-19, estão Cuiabá (3.964), Várzea Grande (1.322), Rondonópolis (1.215), Sorriso (689), Primavera do Leste (636), Tangará da Serra (599), Lucas do Rio Verde (541), Nova Mutum (454), Sinop (413), Pontes e Lacerda (378), Campo Verde (339), Confresa (313), Cáceres (277), Barra do Garças (209), Campo Novo do Parecis (207), Colíder (206), Querência (201), Sapezal (175), Alta Floresta (158) e Alta Floresta (158). 

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada no Boletim anexado ao final desta matéria. 

Nas últimas 24 horas, surgiram 979 novas confirmações no Estado. A área técnica ainda esclareceu que foram corrigidas três ocorrências de duplicidade no sistema. Além disso, um caso anteriormente notificado em Sorriso foi reposicionado para Sinop, município de residência do paciente.

Dos 16.304 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 9.189 estão em isolamento domiciliar e 5.891 estão recuperados. Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 222 internações em UTI e 278 em enfermaria. Isto é, a taxa de ocupação está em 92,5% para UTIs e em 40,8% para enfermarias.

Considerando o número total de casos em Mato Grosso, 51% dos diagnosticados são do sexo feminino e 49% masculino; além disso, 4.396 pacientes têm faixa-etária entre 31 a 40 anos. O documento ainda aponta que um total de 19.109 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 1.420 amostras em análise laboratorial.

Os pacientes são devidamente acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica do Estado e dos municípios. Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada diariamente pela SES disponível neste link, a partir das 17h.

Cenário nacional

Nesta terça-feira (30), o Governo Federal confirmou 1.402.041 casos da Covid-19 no Brasil e 59.594 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 58.314 óbitos e 1.368.195 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus. 

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Indea-MT arrecada R$ 288,6 mil com leilão de veículos inservíveis

Publicado

por


O leilão de veículos inservíveis realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) totalizou R$ 288,6 mil. Ao todo, foram disponibilizados 45 lotes para arremate.

A venda dos veículos atende à Lei Estadual nº 11.109/2020, que estabelece a destinação correta dos bens inservíveis estaduais. Bem como, contribui para a arrecadação de fundos que são revertidos aos cofres públicos, favorecendo órgãos ou entidades que realiza o leilão.

Os bens arrematados serão entregues nas condições em que se encontram.

O leilão foi realizado por meio da plataforma eletrônica, no site www.superbid.net e/ou www.majudicial.com.br, somando mais de 530 lances.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Paratleta do projeto Olimpus participa do Campeonato Brasileiro Master de natação

Publicado

por


Mais um bolsista do projeto Olimpus representa Mato Grosso em uma competição nacional. Beneficiado com o bolsa atleta na categoria Nacional, o paratleta Adriano Luiz dos Santos Bonkewech, participa do Campeonato Brasileiro Master de natação que ocorre a partir desta quinta-feira (24.06) e segue até domingo (27.06), na piscina do Vasco da Gama, no Rio de Janeiro (RJ). 

Para Adriano, o auxílio financeiro mensal via bolsa atleta da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) veio em bom momento e ajudou a dar suporte aos seus treinamentos.

“Com o recurso deu para adquirir material para treinamento, proteínas e vitaminas para fortalecer meu físico. Tenho também uma melhor alimentação”, frisa. 

Adriano perdeu a mão esquerda aos 21 anos na serraria em que trabalhava em Sinop (MT). Com 103 quilos, foi incentivado pela namorada a emagrecer, objetivo alcançado pela natação.

“Queria correr, mas o médico indicou a natação e aos 26 anos comecei a nadar e senti prazer. Fui convidado a competir e desde 2014 não parei mais”, conta com entusiasmo.

Hoje, aos 36 anos, Adriano Bonkewech é medalhista de ouro nos 100m borboleta e nado livre no Centro-Oeste de natação e tricampeão nos jogos regionais de natação em Mato Grosso. Sob a coordenação técnica de Sara Pica Pau, treina diariamente em Sinop (MT).

O paratleta chegaria a tentar índice técnico para as Olimpíadas de Tóquio, mas, devido à pandemia, foram canceladas as três competições internacionais para as quais ele estava classificado e que valeriam como seletivas olímpicas.

“No ano passado eu estava garantido no Open Internacional de Berlim, da disputa do Pan-americano no México e por último o Sul-americano na Argentina, provas que garantiriam o índice para as olimpíadas e foram canceladas por causa da pandemia”.

No Campeonato Brasileiro Master de Natação, Adriano participa de provas de nado borboleta, costas e livre. A competição é organizada pela Associação Brasileira Masters de Natação (ABMN) e seguirá rígidos protocolos de prevenção à covid-19, como acesso ao local restrito apenas aos atletas e técnicos.

“Desejamos todo sucesso em sua caminhada e que continue mantendo os treinamentos acirrados em busca de novas conquistas no pódio. Lá no Rio você é Mato Grosso”, enaltece Jefferson Carvalho Neves, secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana