conecte-se conosco


Mato Grosso

Terça-feira (04): Mato Grosso registra 57.115 casos e 1.997 óbitos por Covid-19

Publicado


.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (04.08), 57.115 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 1.997 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado e 70 mortes nas últimas 24 horas. 

Foram registradas 1.959 novas confirmações de coronavírus no Estado. Dos 57.115 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 19.015 estão em monitoramento e 36.103 estão recuperados. 

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 313 internações em UTIs públicas e 306 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 82,97% para UTIs adulto e em 34,62% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19, estão Cuiabá (12.437), Várzea Grande (4.502), Rondonópolis (3.452), Lucas do Rio Verde (3.005), Tangará da Serra (2.395), Sorriso (2.384), Sinop (2.132), Primavera do Leste (1.904), Nova Mutum (1.524) e Pontes e Lacerda (975). 

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada no Boletim anexado ao final desta matéria. 

O documento ainda aponta que um total de 54.647 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 4.854 amostras em análise laboratorial. 

Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada diariamente pela SES disponível neste link, a partir das 17h.

Cenário nacional

Na última segunda-feira (03), o Governo Federal confirmou 2.750.318  casos da Covid-19 no Brasil e 94.665  óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 94.104 óbitos e 2.733.677 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados de terça-feira (04).

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Policiais penais descobrem início de escavação de túnel em penitenciária

Publicado

por


.

Policiais penais da Penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, em Sinop, descobriram o início de escavação de um túnel na cela 5 do raio Laranja, na manhã desta terça-feira (04.08). De acordo com as informações da direção da unidade, já havia a desconfiança da intenção dos recuperandos. Na cela havia 44 presos. 

“Desde o fim de semana estávamos monitorando o raio que apresentava  atitude suspeita. Em revista foram encontrados pedaços de ferros que levavam a crer que estavam trabalhando num plano de fuga. Ontem no lixo retirado do interior da cela foi encontrado poeira e fragmentos de concreto. Nesta manhã em procedimento de revista geral no raio, logramos êxito na missão”, explicou o diretor da unidade Roni de Souza.

No dia 09 de janeiro deste ano, os policiais penais na unidade também conhecida como “Ferrugem” descobriram outro túnel também no raio laranja, contudo, na cela 3. 

A direção da unidade registrou boletim de ocorrência sobre a escavação do túnel. E também será aberto procedimento administrativo disciplinar para apurar quais são os presos envolvidos na abertura do túnel.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Inscrições para seleção de Pontos de Esporte e Lazer terminam na sexta-feira (07.08)

Publicado

por


.

As organizações da sociedade civil que desenvolvem atividades esportivas continuadas de interesse social e coletivo têm até a próxima sexta-feira (07.08) para se inscrever no edital Pontos de Esporte e Lazer.

Com o objetivo de apoiar iniciativas que ajudam a efetivar o direito ao esporte e ao lazer, principalmente em comunidades e populações mais vulneráveis, a seleção pública vai contemplar 25 organizações com prêmios de R$ 15 mil para cada uma. O valor será disponibilizado em parcela única às instituições selecionadas.

Tanto as organizações que possuem espaço fixo para o desenvolvimento de suas atividades quanto as que não têm local predeterminado podem concorrer no edital. A principal exigência é que desenvolvam as práticas desportivas em suas comunidades há pelo menos três anos.

Para participar do processo de seleção, a organização deve preencher o formulário de inscrição informando principais ações realizadas, público beneficiado, estrutura física disponível para atividades, dentre outros esclarecimentos. Também é solicitada a apresentação de um plano de trabalho com descrição de objetivos, metodologia, equipe técnica  e prazo para a execução das atividades. 

O edital com relação de requisitos e o anexos contendo formulário de inscrição,  modelos de plano de trabalho e declarações necessárias estão disponíveis em www.esportes.mt.gov.br/editais.

Áreas temáticas, regionalização e inclusão

O conceito é que os Pontos de Esporte e Lazer funcionem como um instrumento de articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades, envolvendo áreas temáticas como: Esporte e Meio ambiente, Esporte Populares e Tradicionais, Esporte e Coletividade Esporte Inter-racial, Esportes indígenas, Esporte e infância e Esporte de Inclusão.

Para garantir a descentralização dos recursos e a redução das desigualdades regionais, o edital prevê que 60% dos projetos selecionados sejam de municípios do interior do Estado. Os outros 40% serão distribuídos entre os municípios da Região do Vale do Rio Cuiabá (Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger). 

A seleção ainda buscará contemplar pelo menos uma organização que atue em projetos de práticas desportivas para Pessoas com Deficiência (PCD).

“Há muitos projetos sociais esportivos que podem receber esse fomento do governo estadual.  Há excelentes iniciativas acontecendo por Mato Grosso e, que agora, podem receber esse prêmio financeiro para continuar a levar cidadadania à população. Escolinhas de esporte que desenvolvem atividades no contraturno escolar e tantos outros projetos que ajudam na inclusão e na redução de riscos sociais por meio de práticas esportivas, por exemplo. “, ressalta o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana