conecte-se conosco


Nacional

Tempo nublado e chuvas nesta quinta em São Paulo

Publicado


source
céu nublado com prédio
Reprodução Redes Sociais/Avertigus

Previsão do tempo desta quinta-feira (14) é tempo nublado e chuvas

Tempo nublado e chuvas durante todo o dia marcam a previsão do tempo desta quinta-feira (14), na capital paulista. A temperatura deve esfriar. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) divulgou que a mínima será de 20ºC e a máxima de 28ºC.

Por volta do meio-dia o sol pode aparecer entre as nuvens, garantindo algumas horas sem chuva. Mas com o entardecer a probabilidade de chuvas intensas aumenta. A umidade do ar em São Paulo oscila entre 55% e 95%.

Comentários Facebook

Nacional

ONU defende que Brasil e Índia devem receber autorização para produzir a vacina

Publicado

por


source
Secretário-geral da ONU
Carlo Allegri/Reuters

Secretário-geral da ONU

Antonio Guterres, secretário-geral da ONU , fez um apelo para que as empresas farmacêuticas com a licença de produzir as vacinas contra a covid-19 concedam uma permissão para que Brasil e Índia possam produzir doses dos imunizantes do novo coronavírus . As informações foram apuradas pelo Jamil Chade, colunista da Uol. 

Durante o Fórum Econômico Mundial, que acontece esse ano de maneira virtual, Guterres reiterou que é de extrema importância que as vacinas não fiquem apenas pelos países ricos. Porém ressalta que, enquanto a produção das doses ficar restrita somente nesses locais, a fabricação e distribuição não acontecem de forma igualitária.  

Para que isso não ocorra, certos acordos e patentes deveriam ser quebrados para que outros países com capacidade e estruturas para elaborar o imunizante recebem a liberação necessária para sua produção. Segundo o chefe da diplomacia da ONU, Brasil e Índia tem uma “enorme capacidade” de produção. 

Nesta segunda (25), fabricantes da vacina registraram suas patentes, mostrando que não estão dispostos a ceder tão facilmente em liberar a produção em larga escala. Tal atitude, dificulta que outros laboratórios possam produzir genéricos da vacina .  

Você viu?

“Precisamos de vacinas para todos. Em um tempo recorde, a ciência produziu vacinas. Mas o desafio é fazer uma maior distribuição. Essa será a forma mais rápida para reabrir a economia mundial. Mas essas vacinas chegam rapidamente aos países ricos, e nada aos pobres. Se eles (países ricos) acham que vão estar seguros, estão enganados”, disse o chefe da ONU. 

Guterres ainda declara sobre a importância de o mundo produzir e distribuir os imunizantes o quanto antes, para que mutações do vírus não sejam uma nova realidade a ser enfrentada pela população mundial. “Há um risco real de mutação. Precisamos agir rapidamente”, disse. 

O Brasil sempre se destacou como um dos líderes a buscar novas formas de garantir que a população mundial receba medicamentos. Quando foi preciso, o país quebrou patentes e faz acordos com empresas farmacêuticas mundiais para conseguir uma maior produção. Uma postura contrária mostrada no enfrentamento a pandemia da covid-19. 

Na OMC, o Brasil fez parte de um grupo que foi contra a uma proposta da Índia em suspender todas as patentes de vacinas até o final da pandemia. Assim, ajudaria países que apresentam a estrutura necessária de ajudar na fabricação das vacinas. Entre os emergentes, apenas o Brasil foram contra o plano. 

Com a chegada de doses da vacina vindas da Índia, no final da semana passada, o governo de Nova Déli declarou que foi justamente o veto do plano de ação proposto pelo país que impediu a produção em larga escala do imunizante. 

Comentários Facebook
Continue lendo

Nacional

MG: corpo de bebê é encontrado em viaduto com sinais de espancamento e asfixia

Publicado

por


source
Polícia Militar de Minas Gerais
Divulgação/Polícia Militar de Minas Gerais

Polícia Militar de Minas Gerais

Na madrugada desta segunda-feira (25), o corpo de um bebê de cerca de um ano foi encontrado por pedestres que passavam perto de um viaduto no bairro Olhos D’Água, na região oeste de Belo Horizonte.

Segundo informações do portal R7 e da Record News, o recém-nascido estava coberto por uma blusa e tinha diversos hematomas pelo corpo. Convocados ao local, agentes da Polícia Militar acionaram o Samu, que constatou a morte do bebê .

Ainda de acordo com a publicação, os policiais encontraram um bilhete ao lado do corpo, supostamente escrito pela mãe da vítima, com informações sobre o pai da criança, um morador da favela da Ventosa. No texto, ela relatava uma briga com o ex-companheiro.

Procurado no endereço apontado na mensagem, o homem, identificado como Jhonatan, confirmou que era o pai da criança , mas disse que não sabia de seu paradeiro desde o dia em que a ex-mulher fugiu com ela.

Agora, a Polícia Civil deve assumir o caso para tentar identificar a mãe do bebê e como ocorreu a morte. Uma das linhas de investigação apontam para a possibilidade de a criança ter sido asfixiada pela própria mãe, o que teria causado os hematomas.

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana