conecte-se conosco


Clima

Tempo bom predominará até final de semana no sudoeste de MT

Publicado

Ao contrário da semana anterior, em que as chuvas marcaram presença em bons volumes, nesta semana o sol manda desde a última segunda-feira e predominará na maior parte do tempo – ao menos até domingo – na região de Tangará da Serra, no sudoeste mato-grossense.

Nesta semana o sol manda desde a última segunda-feira e predominará na maior parte do tempo – ao menos até domingo – na região de Tangará da Serra

Segundo os principais sites de meteorologia do país – Clima Tempo, CPTEC INPE e INMET -, a tendência até o domingo é de sol e aumento de nuvens nas manhãs e pancadas rápidas de chuva durante as tardes, com noites de céu limpo.


As temperaturas ficam entre a mínima de 21°C e máxima de 34 graus Celsius. A umidade relativa do ar pode passar dos 90% e os ventos não superam os 10 km/h.

Comentários Facebook
Leia mais:  Carro e caminhonete batem de frente no Jardim Shangri-lá
publicidade

Clima

Frente fria traz instabilidade à região de Tangará da Serra

Publicado

Uma frente fria que avançou sobre o Sul do Brasil já traz instabilidade para todo o Centro-Oeste. Por isso, esta quarta-feira (13) terá predomínio de céu nublado em praticamente todos os locais de Mato Grosso.

Em todo o território mato-grossense, pancadas de chuva com raios podem ocorrer a qualquer hora do dia e há, inclusive, alerta para temporais. Com o excesso de chuva e de nebulosidade, as temperaturas vão ficar mais amenas.


Instabilidade ficou mais intensa na região desde o início desta semana na região de Tangará da Serra

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, na região de Tangará da Serra a umidade relativa do ar fica alta e poderá superar o índice de 90%. Nesta quarta, temperaturas máximas não passam dos 38 graus celsius e as mínimas deverão se situar na faixa dos 20°C. Para amanhã, quinta-feira, a previsão é idêntica.

Cuiabá e Chapadão

O mesmo padrão climático da Serra de Tapirapuã desta quarta-feira e amanhã, quinta (14), está previsto para toda a Baixada Cuiabana. Vale ressaltar que Cuiabá tem recebido fortes chuvas desde o mês de janeiro, inclusive provocando alagamentos.

Avenida Isaac Póvoas, em Cuiabá: Instabilidade também se impõe na capital do estado. (Foto: Repórter MT)

Para a região do Chapadão dos Parecis, a tendência é de chuvas mais volumosas, com índices que poderão superar os 40 milímetros ao longo da semana.

Leia mais:  Diretores de escolas municipais são empossados e ano letivo começa dia 11

Em Campo Novo do Parecis, as chuvas desta quarta-feira deverão ficar entre 20 e 30 milímetros, com temperaturas máximas chegando aos 29°C e as mínimas não baixando dos 22 graus celsius.

Para Diamantino e localidade de Deciolândia, o padrão climático deverá ser similar ao de Campo Novo do Parecis.

Comentários Facebook
Continue lendo

Clima

Clima: Umidade que vem da Amazônia traz chuvas ao Mato Grosso

Publicado

O fluxo de umidade que vem da região amazônica está ajudando a formar e concentrar nuvens carregadas sobre o estado de Mato Grosso. A chuva cai contínua em várias cidades desde ontem (27) e o volume acumulado já passa de 90 milímetros. A previsão indica mais chuva para esta segunda-feira (28), com risco de temporais.

Chuvas caem desde domingo na região de Tangará da Serra

Volume passa de 40 mm em diversas cidades. Segundo as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Apiacás, no extremo norte de Mato Grosso, na divisa com o Pará, acumulou o maior volume de chuva do estado, 95 milímetros entre às 10 horas de domingo e às 10 horas de segunda-feira. Também choveu 57 mm em Sinop, 50 mm em Rondonópolis, Sapezal, Santo Antônio do Leste e Alta Floresta, 45 mm em Carlinda e 41 mm em Sorriso.


Região de Tangará da Serra

Já em Tangará da Serra e região sudoeste de Mato Grosso, a chuva veio em bom volume na manhã de domingo, confirmando previsões de volumes entre 30 e 40 milímetros dos sites especializados em meteorologia.

A previsão para a região até a próxima quarta-feira (30) é que as chuvas acumulem ao menos 50 milímetros. Em razão do alto índice de nebulosidade e da umidade no período, o calor diminui, com a máxima não superando os 31ºC e as mínimas não baixando dos 19 graus celsius.

Leia mais:  Diretores de escolas municipais são empossados e ano letivo começa dia 11

Risco de chuva forte

Imagem de satélite do Instituto Nacional de Meteorologia mostra áreas de umidade sobre Mato Grosso

Praticamente todo o Mato Grosso segue bastante instável com chuva a qualquer hora do dia e que pode ser forte em alguns momentos. No sul do estado, incluindo a região de Cuiabá, os temporais são esperados principalmente a partir da tarde e a situação é de atenção. A chuva virá com raios e rajadas de vento.

(*) Com informações de Clima Tempo

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana