Tangará da Serra
Tangará registra 2º janeiro mais mortal da série histórica
No mês que marcou avanço dos casos causados pela variante ômicron em Tangará da Serra, número de óbitos por Insuficiência Respiratória cresceu 66% em relação ao mesmo mês do ano passado e mortes por pneumonia aumentam 25%.
O aumento de casos de COVID-19 causados pela variante ômicron e seus diferentes reflexos no organismo humano pode ser uma das explicações para o recorde histórico de óbitos registrados pelos Cartórios de Registro Civil tangaraenses em janeiro de 2022, o segundo mais mortal desde o início da série histórica em 2013, com um aumento de 25% nos falecimentos por pneumonia em comparação ao mesmo mês de 2021.
Em janeiro de 2022 foram registrados 64 óbitos na cidade, enquanto foram 85 mortes no mesmo mês de 2021, sendo o mais mortal e que já havia registrado crescimento de 37% nas mortes em relação a janeiro de 2020, ainda antes do início da pandemia no país. Já as mortes por pneumonia passaram de 4 em janeiro de 2021 para 5 neste ano. Em 2020, antes da pandemia, foram 7 mortes pela doença.
Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), base de dados administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/BR), abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos 7.658 Cartórios de Registro Civil do País – presentes em todos os 5.570 municípios brasileiros-, e cruzados com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que utilizam como base os dados dos próprios cartórios brasileiros.
Outro dado observado pelos números de óbitos registrados pelos Cartórios tangaraenses está relacionado ao crescimento de mortes por doenças do coração em janeiro deste ano na comparação com o primeiro mês do ano passado: AVC (50%) e Causas Cardiovasculares Inespecíficas (16,6%), enquanto que mortes por Infarto tiveram redução de 14% em 2022. Por outro lado, mortes por Septicemia se manteve sem alteração, enquanto Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) registrou apenas uma morte, não tendo variação percentual. Já os óbitos por Covid-19 tiveram redução de 68% no período.
“As estatísticas dos cartórios de registro civil mostram que, apesar ínfimo decréscimo no total de mortes em janeiro de 2022, comparado com o mesmo mês de 2021, doenças respiratórias tiveram aumento expressivo. Os números alertam para que fiquemos atentos ao vírus da Covid-19 e suas variantes”, analisa a presidente da Anoreg/MT, Velenice Dias.
Mortes Violentas crescem
Enquanto o total de mortes em janeiro de 2022 em Tangará da Serra teve redução de 24%, os falecimentos por Mortes Naturais – aquelas causadas por doenças – diminuíram 22%. Já as Mortes por Causas Violentas – aquelas em razão de homicídios, acidentes de veículos, suicídio, entre outras – aumentaram 300%, o que mostra que a diminuição do isolamento eleva os índices de óbitos em razão de acidentes e crimes. Na comparação de janeiro de 2020, antes do isolamento, com janeiro de 2021, houve queda de 95% nas Mortes Violentas.
O número de óbitos registrados nos meses de 2022 ainda pode vir a aumentar, assim como a variação da média anual e do período, uma vez que os prazos para registros chegam a prever um intervalo de até 15 dias entre o falecimento e o lançamento do registro no Portal da Transparência. Além disso, alguns estados brasileiros expandiram o prazo legal para comunicação de registros em razão da situação de emergência causada pela COVID-19.
Sobre a Anoreg-MT
A Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (ANOREG/MT) congrega os 243 Cartórios distribuídos em todos os municípios do Estado. A entidade reúne cartórios de cinco especialidades: Registro Civil das Pessoas Naturais, Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas, Tabelionato de Notas, Tabelionato de Protesto e Registro de Imóveis. As principais funções relacionadas aos Cartórios extrajudiciais são a garantia de fé pública, autenticidade, publicidade, segurança e eficácia a todos os atos jurídicos pessoais, patrimoniais e negociais da população brasileira, contribuindo para prevenir litígios e desburocratizar os serviços ao cidadão.
Assessoria de Imprensa da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Mato Grosso (Anoreg-MT)
Tangará da Serra
TRT seleciona servidor público para vaga em Tangará da Serra
Servidores públicos municipais ou estaduais, que residem em Tangará da Serra, podem se candidatar a uma vaga na 2ª Vara do Trabalho instalada na cidade. O processo seletivo está com as inscrições abertas para interessados que possuam graduação ou estejam cursando Direito.
A pessoa selecionada receberá a remuneração do seu cargo efetivo, acrescida de R$ 2.179,66, valor que corresponde a função comissionada (FC04), e irá exercer atividades de Assistente de Secretaria de Vara do Trabalho.
A atuação é na modalidade presencial, com jornada de trabalho das 7h30 às 14h30.
Dentre as atribuições do posto de trabalho, estão inclusas auxiliar na gestão e execução das atividades relacionadas à Secretaria da Vara, conferir processos e ambientes de recursos tecnológicos, lavrar as atas de audiências, publicá-las e lançar em sistemas informatizados os resultados das audiências e de outras decisões.
Fonte: Folha Max
Tangará da Serra
Homem é preso após agredir mulher com chutes e socos em Tangará
A Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Tangará da Serra agiu para combater mais um caso de violência doméstica. Nesta terça-feira, 22, um suspeito foi preso em flagrante, acusado de invadir a residência de sua ex-companheira e agredi-la brutalmente.
O crime ocorreu na manhã, quando o suspeito desferiu chutes, socos e tapas no rosto e na cabeça da vítima. A mulher, após conseguir se desvencilhar das agressões, buscou socorro e registrou a ocorrência na delegacia.
A equipe de investigação da Delegacia Especializada iniciou as buscas e localizou o suspeito, que foi preso em flagrante. Ele agora responderá pelos crimes cometidos.
As autoridades destacam a importância de denunciar casos de violência doméstica. Denuncie pelo 180 ou 197 e ajude a combater esse tipo de crime.
-
Polícia3 dias atrás
Jovem morre após manobra de moto embaixo de máquina agrícola em Arenápolis
-
Tangará da Serra3 dias atrás
Mulher morre atropelada após sair de veículo com defeito em Tangará
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Envolvido na morte de 7 pessoas é preso pela DHPP de Tangará da Serra
-
Política MT7 dias atrás
Dr. João destaca união de forças e rapidez para atender cidades atingidas por enchentes em MT
-
Tangará da Serra7 dias atrás
Tolerância Zero: Força Tática prende traficante e apreende drogas no Jardim Figueira
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Prefeito Vander Alberto Masson assina Ordem de Serviço para construção de Centro Municipal de Ensino no Jardim Buritis
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Praça da Esmeralda: Evento gratuito de Aerodance promete saúde e diversão para todas as idades
-
Tangará da Serra22 horas atrás
Homem é preso após agredir mulher com chutes e socos em Tangará