Saúde
Tangará deixa a lista de municípios com risco “muito alto” de contaminação por Covid-19 em MT
Publicado
28 de julho de 2020 - 09:15A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou nesta segunda-feira (27) o boletim com o panorama da situação epidemiológica da Covid-19 em Mato Grosso.

Fonte: SES
Conforme o documento, dentre os 27 municípios do Estado na classificação com risco “muito alto” para o novo coronavírus, não consta mais Tangará da Serra. De acordo com a definição dos riscos é necessária a adoção de medidas restritivas para o controle da propagação do coronavírus nas cidades. Segundo o boletim, os municípios que estão na classificação de risco “alto” para a disseminação do coronavírus são: Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis, Várzea Grande, Cáceres, Primavera do Leste, Peixoto de Azevedo, Barra do Garças, Mirassol D’Oeste, Campo Novo do Parecis, Jaciara, Sapezal, Querência, Nova Mutum, Poconé, Nova Xavantina, Nova Olímpia, Nova Canaã do Norte, Barra do Bugres, Colniza, Tourixoréu, Guiratinga, Santa Terezinha, Jangada, Brasnorte, Castanheira, Carlinda e Araguainha.
O sistema de classificação que indica o nível de risco é definido por cores: muito alto (vermelho), alto (laranja), moderado (amarelo) e baixo (verde). Dentre os níveis, Tangará da Serra, que esteve nas últimas semanas, no índice vermelho, figura entre as cidades com risco moderado. Os indicadores de classificação de risco são atualizados duas vezes por semana e os resultados são divulgados nos Boletins informativos da SES.
Saúde
São Paulo promete entregar 40 milhões de doses da CoronaVac até abril
Publicado
26 de janeiro de 2021 - 16:21

O governador João Doria reforçou, na manhã desta terça-feira (26), a expectativa de que o Instituto Butantan produza 40 milhões de doses da vacina CoronaVac até abril. A afirmação foi feita após a confirmação do envio de 4,5 mil litros de insumos que deverão chegar ao Brasil no dia 3 de fevereiro.
“Na sequência, após os 4,5 mil litros iniciais, há outro volume de 5,6 mil litros que está processo avançado de liberação, totalizando 11 mil litros, para a produção de vacinas”, frisou o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas. Segundo ele, a chegada de 5,4 mil litros de insumos vai originar 8,6 milhões de doses até 20 dias depois que se cumprir o ciclo de controle de qualidade.
Covas aina lembrou que as doses já produzidas com os insumos recebidos anteriormente começarão a ser liberados diariamente ao Ministério da Saúde a partir de sexta-feira, 29.
Com os dois lotes, o diretor afirma que o Butantan voltará ao esquema inicial de entregas ao Ministério da Saúde, com expectativa dos 40 milhões de doses até abril, com possibilidade de fornecer ainda outras 54 milhões de doses. O Butantan, porém, reforçou a urgência com que o Ministério da Saúde deve sinalizar o interesse ou não de aumentar o lote.
Saúde
Ministério estima remoção de cerca de 1,5 mil pacientes de Manaus
Publicado
26 de janeiro de 2021 - 15:55

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse hoje (26) que o governo federal espera transferir do Amazonas para outros estados cerca de 1,5 mil pacientes infectados pelo novo coronavírus.”Nosso objetivo é chegar a algo em torno de 1,5 mil pessoas removidas”, afirmou Pazuello ao participar, em Manaus, da cerimônia de reabertura do Hospital Nilton Lins para atendimento a pessoas em tratamento de covid-19.
“Isso é para que possamos equilibrar a demanda e a oferta por leitos em Manaus”, afirmou o ministro. Ele disse que perto de 300 pessoas já foram transportadas em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). Segundo o último balanço divulgado pelo governo do Amazonas, a lotação de hospitais públicos e privados de todo o estado em decorrência do aumento do número de casos, após as festas de fim de ano, motivou a transferência de 277 pacientes para 11 estados: Acre, Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte e para o Distrito Federal.
Ao discursar ao lado do governador do Amazonas, Wilson Lima, o ministro Pazuello disse que “o salto da contaminação” pelo novo coronavírus verificado neste início de ano é fruto de uma “situação completamente desconhecida” que fez com que o número de casos da doença quase triplicasse de forma “muito rápida”.Segundo Pazuello, parte da situação se explica pela ação de uma nova variante do novo coronavírus.
“Estamos observando que é uma cepa diferente. Mandamos todo o material coletado para a Inglaterra, para que seja estudado em Oxford, para termos uma posição exata sobre o grau de contaminação e de agressividade desta nova cepa”, destacou o ministro.
Você viu?
Medidas
Ao elencar medidas de enfrentamento à pandemia já implementadas no Amazonas, em conjunto com o governo estadual e prefeituras, Pazuello afirmou que a falta de oxigênio hospitalar já foi equacionada, permitindo inclusive o funcionamento de novos leitos hospitalares.
Além do Hospital Nilton Lins, reaberto hoje, o governo do estado e o Ministério da Saúde vão inaugurar amanhã a enfermaria de campanha que o Exército montou na área externa do Hospital Delphina Aziz, em Manaus.Segundo o ministro, a enfermaria com 50 leitos clínicos segue o modelo preconizado pelo SUS.
“Fizemos um modelo que eu considero que é exatamente o modelo que o Ministério da Saúde preconiza. Que é desdobrar uma enfermaria de campanha em proveito de um hospital, usando a estrutura já contratada pelo hospital. Rapidamente você progride ao lado [do hospital] com uma enfermaria pronta.
“Pazuello ressaltou que as 452 mil doses de vacina contra o novo coronavírus já entregues ao governo do estado devem ser empregadas para iniciar a vacinação de indígenas aldeados; idosos que vivem em instituições de longa permanência (asilos, abrigos etc) e cerca de 87% dos profissionais de saúde do estado.
“Proporcionalmente, o Amazonas é o estado que mais recebeu doses. Além disso, em comum acordo com os demais governadores, fizemos um fundo com 5% de todas as vacinas que chegarem ao Brasil para atender a áreas mais impactadas. Com isso, a cidade de Manaus recebeu 100 mil doses de vacinas extras para atender os idosos acima de 70 anos.”

RJ: operadora corta internet do governo e justiça determina retorno do serviço

MP-RR pede saída de namorada de prefeito admitida para cargo antes de vacinação

Justiça manda suspender entrega de 132 mil doses de vacina ao Amazonas; entenda

Ouvidoria Geral de Polícia constata ampliação de vagas no sistema penitenciário

São Paulo promete entregar 40 milhões de doses da CoronaVac até abril
Polícia


PM recupera carreta com 50 toneladas de defensivo agrícola roubado no estado do Pará
Policiais militares do Núcleo de Nova Nazaré (a 269 km de Cuiabá) recuperaram na madrugada desta terça-feira 26.01), uma carreta...


Fugitivo de unidade prisional do Pará é recapturado pela Polícia Civil
Assessoria/Polícia Civil-MT Um foragido da Justiça do estado do Pará foi preso na manhã desta terça-feira (26.01) pela Polícia Civil...


Casal com diversas passagens criminais é preso novamente por tráfico de drogas
Raquel Teixeira/Polícia Civil-MT Um casal com diversos registros criminais, entre eles tráfico de drogas, roubo, ameaça e associação para o tráfico,...
Mato Grosso


Ouvidoria Geral de Polícia constata ampliação de vagas no sistema penitenciário
A Ouvidoria Geral de Polícia constatou a ampliação de 2.286 novas vagas ofertadas no Sistema Penitenciário. A solicitação de informação foi motivada pela...


Ouvidoria apura fechamento de unidades prisionais e constata ampliação de vagas no sistema
A Ouvidoria Geral de Polícia constatou a ampliação de 2.286 novas vagas ofertadas no Sistema Penitenciário. A solicitação de informação foi motivada pela...


Documentos fiscais emitidos até o dia 31 de janeiro concorrem no próximo sorteio do Nota MT
O próximo sorteio mensal do Programa Nota MT, a ser realizado em 11 de fevereiro, irá contemplar consumidores que pedirem...

Política MT


Sindicato pede apoio da ALMT para retorno de eventos controlados no estado
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), reuniu-se na manhã desta terça-feira (26) com...


Deputados discutem demandas da região sul na área da saúde
Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT Os deputados estaduais Sebastião Rezende (PSC) e Delegado Claudinei (PSL) debateram em reunião, na tarde...


Contribuintes questionam cobrança da taxa de licenciamento
Foto: Marcos Lopes Os proprietários de veículos de Mato Grosso devem efetuar o pagamento da Taxa de Renovação do Licenciamento...
Mais Lidas da Semana
-
Tangará da Serra22 de janeiro de 2021 - 16:18
4 mortes por COVID-19 em 24 horas em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra19 de janeiro de 2021 - 17:29
Médico Eli Ambrósio é 1º tangaraense a tomar vacina contra COVID
-
Cidades20 de janeiro de 2021 - 18:03
PM apreende envolvidos em pesca predatória em plena piracema
-
Tangará da Serra22 de janeiro de 2021 - 16:00
Censo previdenciário começou nesta sexta em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra20 de janeiro de 2021 - 17:16
Mulher denuncia golpe aplicado no Instagram em Tangará da Serra
-
Tangará da Serra22 de janeiro de 2021 - 11:29
Motociclista morre ao bater em traseira de carreta próximo a Progresso
-
Tangará da Serra20 de janeiro de 2021 - 09:32
Polícia Civil prende envolvidos em roubo e tráfico de drogas em Tangará
-
Tangará da Serra21 de janeiro de 2021 - 14:35
PM prende acusado de tentar raptar a própria filha em Tangará