sexta, 13 de dezembro de 2024
Connect with us


Tangará da Serra

Tangará da Serra ocupa posição de destaque nacional na produção e pesquisa sobre o abacaxi

Publicado em

Começou na manhã desta terça-feira, dia 21/05, em Tangará da Serra, o VII Simpósio Brasileiro do Abacaxizeiro. Evento coloca o Município em posição de destaque nacional na produção e pesquisa do abacaxi, um dos frutos símbolos do Brasil. Essa é a primeira vez que o Simpósio, de importância nacional, acontece em Mato Grosso. O evento faz parte da programação alusiva ao 48º Aniversário de Emancipação de Tangará da Serra.

Para se ter uma ideia da importância do evento, durante a abertura o pesquisador da Unemat, William Krause, apresentou duas novas variedades de abacaxi resistentes a pragas e sem espinhos que foram criadas nos laboratórios da Universidade tangaraense.

De acordo com Krause, um dos idealizadores do evento e precursor de significativos projetos de pesquisa do abacaxizeiro em Tangará, o objetivo é apresentar e dialogar sobre as novas tecnologias e práticas para a cultura do fruto.

A programação do VII Simpósio Brasileiro de Abacaxizeiros ainda inclui palestras, mesas-redondas e apresentações de pesquisas recentes, seguindo até quarta. O estado de Mato Grosso produz abacaxi em 17 municípios, segundo o Censo Agropecuário divulgado em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tangará da Serra é o maior produtor do estado, segundo o levantamento.

Com a presença do Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Allan Kardec, e do Vice-prefeito, Marcos Scolari, o Simpósio, que conta com total apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), põe Tangará da Serra em posição de destaque nacional quando o tema é pesquisa, ciência e apoio ao pequeno e médio produtor, especialmente o produtor de abacaxi.

Tangará da Serra, maior produtor de abacaxi do estado de Mato Grosso e um dos maiores do Brasil, recebe até quinta, 23/05, produtores e pesquisadores de 12 estados brasileiros que prestigiam o evento, promovido pelo MT Horticultura, programa de extensão da Unemat, Universidade de Mato Grosso, em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria da Agricultura Pecuária e Abastecimento de Tangará da Serra.

Variedades de abacaxi
O pesquisador da Unemat Willian Krause apresentou apresntou duarante o evento as duas variedades de abacaxia desenvolvidas pela Unemat de Tangará da Serra, a Unemat Esmeralda e a Unemat Rubi. As duas variedades estão sendo avaliadas por produtores de todo o Brasil. Um dos diferenciais das variedades é a ausência de espinhos na planta e a resistência a Fusariose, causada pelo fungo Fusarium guttiforme, é a principal limitação fitossanitária à produção do abacaxi no Brasil.

Presenças
Também participaram da abertura do evento representante da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, a reitora da Unemat Vera Maquêa, a Presidente da Câmara, Elaine Antunes, o deputado estadual Doutor João, além de diretores da Unemat, estudantes, acadêmicos e comunidade em geral. O prefeito Vander Masson não participou do evento, pois cumpre agenda em Brasília.

Texto e fotos: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação

Tangará da Serra

Mãe denuncia e menor é apreendida com 10 pinos de substância análoga à cocaína no Dona Júlia

Published

on

Uma adolescente de 16 anos foi apreendida pela Polícia Militar nesta quinta-feira (12), no Residencial Dona Júlia, sob suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas. A ação foi desencadeada após uma denúncia feita pela própria mãe da jovem.

De acordo com o boletim de ocorrência, a mãe da adolescente entrou em contato com a Polícia Militar por meio do 190, relatando que encontrou dez pinos de substância análoga à cocaína dentro da bolsa da filha. Ao ser questionada, a jovem admitiu que havia adquirido a droga com a intenção de comercializá-la, informando que cada pino seria vendido por R$ 100.

A adolescente foi conduzida à delegacia para os procedimentos legais, acompanhada por sua mãe. Os entorpecentes foram apreendidos e encaminhados para análise.

O caso segue sob investigação para identificar possíveis envolvidos no fornecimento da droga.

Continue Reading

Tangará da Serra

Dr. João e Max Russi iniciam transição da Mesa Diretora na Assembleia Legislativa

Published

on

O primeiro-secretário eleito da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Dr. João (MDB) e o presidente eleito, Max Russi (PSB), se reuniram na manhã desta quinta-feira (12) para iniciar os trâmites da transição da Mesa Diretora para o próximo biênio, que terá início em fevereiro de 2025.

Com a eleição da Mesa Diretora referendada, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), os dois deputados decidiram iniciar as conversas e já montar o staff que ajudará nos trâmites.

O deputado Dr. João destacou que, passadas as eleições municipais e com a escolha da Mesa Diretora confirmada, é o momento ideal para se preparar para os desafios do próximo ano.

“Este é o primeiro passo que nós estamos dando. Vamos nos inteirar dos processos, entender até onde podemos ajudar a população de Mato Grosso e seus municípios. Até fevereiro, já estaremos com tudo pronto para iniciar a nossa gestão a todo vapor”, pontuou o primeiro-secretário eleito.

Dr. João também destacou o envolvimento do atual presidente, Eduardo Botelho (União), na transição: “Estamos em contato direto com o Botelho, que colocou toda sua equipe a disposição para que façamos tudo de forma tranquila, ordenada e que não prejudique o andamento da Casa”.

“Hoje nos reunimos para definir os primeiros passos para o próximo ano, com objetivo de garantir uma gestão eficiente e em sintonia com as necessidades da população”, destacou o presidente eleito, Max Russi.

Também estiveram presentes na reunião o chefe de gabinete do deputado Dr. João, Carlos Alexandre e o secretário-geral da Mesa Diretora, Olindeval Soares.

A chapa vencedora conta com: Max Russi (presidente), Júlio Campos (1º vice-presidente), Gilberto Cattani (2º vice-presidente), Wilson Santos (3º vice-presidente), Dr. João (1º secretário), Paulo Araújo (2º secretário), Diego Guimarães (3° secretário), Elizeu Nascimento (4º secretário), Fábio Tardin – “Fabinho” (5º secretário) e Juca do Guaraná (6º secretário).

Os deputados eleitos para compor a nova Mesa Diretora tomarão posse em 1º de fevereiro de 2025.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana