quinta, 20 de março de 2025
Connect with us


Tangará da Serra

Tangará da Serra ocupa posição de destaque nacional na produção e pesquisa sobre o abacaxi

Publicado em

Começou na manhã desta terça-feira, dia 21/05, em Tangará da Serra, o VII Simpósio Brasileiro do Abacaxizeiro. Evento coloca o Município em posição de destaque nacional na produção e pesquisa do abacaxi, um dos frutos símbolos do Brasil. Essa é a primeira vez que o Simpósio, de importância nacional, acontece em Mato Grosso. O evento faz parte da programação alusiva ao 48º Aniversário de Emancipação de Tangará da Serra.

Para se ter uma ideia da importância do evento, durante a abertura o pesquisador da Unemat, William Krause, apresentou duas novas variedades de abacaxi resistentes a pragas e sem espinhos que foram criadas nos laboratórios da Universidade tangaraense.

De acordo com Krause, um dos idealizadores do evento e precursor de significativos projetos de pesquisa do abacaxizeiro em Tangará, o objetivo é apresentar e dialogar sobre as novas tecnologias e práticas para a cultura do fruto.

A programação do VII Simpósio Brasileiro de Abacaxizeiros ainda inclui palestras, mesas-redondas e apresentações de pesquisas recentes, seguindo até quarta. O estado de Mato Grosso produz abacaxi em 17 municípios, segundo o Censo Agropecuário divulgado em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Tangará da Serra é o maior produtor do estado, segundo o levantamento.

Com a presença do Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Allan Kardec, e do Vice-prefeito, Marcos Scolari, o Simpósio, que conta com total apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), põe Tangará da Serra em posição de destaque nacional quando o tema é pesquisa, ciência e apoio ao pequeno e médio produtor, especialmente o produtor de abacaxi.

Tangará da Serra, maior produtor de abacaxi do estado de Mato Grosso e um dos maiores do Brasil, recebe até quinta, 23/05, produtores e pesquisadores de 12 estados brasileiros que prestigiam o evento, promovido pelo MT Horticultura, programa de extensão da Unemat, Universidade de Mato Grosso, em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria da Agricultura Pecuária e Abastecimento de Tangará da Serra.

Variedades de abacaxi
O pesquisador da Unemat Willian Krause apresentou apresntou duarante o evento as duas variedades de abacaxia desenvolvidas pela Unemat de Tangará da Serra, a Unemat Esmeralda e a Unemat Rubi. As duas variedades estão sendo avaliadas por produtores de todo o Brasil. Um dos diferenciais das variedades é a ausência de espinhos na planta e a resistência a Fusariose, causada pelo fungo Fusarium guttiforme, é a principal limitação fitossanitária à produção do abacaxi no Brasil.

Presenças
Também participaram da abertura do evento representante da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, a reitora da Unemat Vera Maquêa, a Presidente da Câmara, Elaine Antunes, o deputado estadual Doutor João, além de diretores da Unemat, estudantes, acadêmicos e comunidade em geral. O prefeito Vander Masson não participou do evento, pois cumpre agenda em Brasília.

Texto e fotos: Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação

Tangará da Serra

Idoso morre afogado em Tangará após ser arrastado pela correnteza no rio Ararão

Published

on

Um homem de 70 anos morreu afogado na região do rio Ararão, em Tangará da Serra, após ser arrastado pela correnteza. As fortes chuvas que atingiram o município nesta quarta-feira (19) fizeram o rio transbordar, cobrindo a ponte e alagando a estrada que dá acesso às chácaras da região.

A vítima, moradora de uma das propriedades próximas, acabou sendo levada pela força da água.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e iniciou as buscas ainda na quarta-feira. Na manhã desta quinta-feira (20), o corpo do idoso foi encontrado enroscado em uma cerca de arame, já sem vida.

Continue Reading

Tangará da Serra

MDB se fortalece ainda mais em Tangará com a filiação de Elaine Antunes e mais suplentes de vereador

Published

on

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) segue se fortalecendo em todo o estado de Mato Grosso e, em Tangará da Serra, consolida sua posição como um dos principais partidos da cidade. Nesta quarta-feira (19), a sigla recebeu a filiação da ex-presidente da Câmara Municipal, Elaine Antunes, que disputou as eleições de 2024 e obteve 1.250 votos, sendo a sétima mais votada.

Apesar da expressiva votação, Elaine não conseguiu a reeleição devido ao coeficiente eleitoral não alcançado por seu antigo partido.

O presidente do diretório municipal do MDB, Marcelo Show, destacou a importância da chegada de Elaine Antunes. “Foi uma excelente vereadora. Sua experiência agregará ainda mais força ao nosso partido. Além dela, o MDB também recebeu a filiação do suplente de vereador Adilson Paquito e de outros suplentes que reforçam a base do partido em Tangará”, salientou o dirigente partidário.

O MDB integra a base aliada do prefeito Vander Masson na Câmara de Vereadores e tem como principal liderança estadual o deputado Dr. João, que ocupa o cargo de Primeiro Secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana