conecte-se conosco


BemRural

SUÍNOS/CEPEA: Movimento de alta nos preços é interrompido

Publicado


Cepea, 26/11/2020 – A oferta acima da demanda registrada nos últimos dias interrompeu o movimento de alta nos preços do suíno vivo negociado no mercado independente, cenário que vinha sendo observado desde junho. De acordo com pesquisadores do Cepea, de modo geral, enquanto a produção vem se recuperando, resultando até mesmo em “sobras” em algumas granjas, a demanda se enfraqueceu nos últimos dias, o que pode estar relacionado ao período de segunda quinzena do mês, quando o poder de compra da população diminui. Fonte: Cepea – www.cepea.esalq.usp.br

Fonte: CEPEA

Comentários Facebook

BemRural

O Boletim do Leite de janeiro está disponível no site!

Publicado

por


Cepea, 18/01/2021 – Nesta edição, confira:

 
Baixa oferta deve manter acirrada disputa por matéria-prima
A disponibilidade de matéria-prima deve permanecer limitada em 2021, especialmente no primeiro trimestre do ano, com volumes de leite abaixo da média registrada para o mesmo período de 2020. Esse cenário se deve ao clima desfavorável no ano passado (tempo seco e temperaturas elevadas, que prejudicaram as pastagens) e ao aumento contínuo nos custos de produção (os valores dos dois principais componentes da ração, o milho e o farelo de soja, atingiram patamares recordes). Leia mais. 
 

Demanda desaquecida pressiona cotações de derivados
As negociações dos derivados lácteos encerraram 2020 enfraquecidas. Segundo a pesquisa diária do Cepea, realizada com o apoio financeiro da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), os preços de derivados lácteos comercializados entre indústrias e atacado do estado de São Paulo iniciaram o mês de dezembro de 2020 em alta, mas houve desaceleração da demanda por lácteos, refletindo em aumento dos estoques e em consequente queda nos preços a partir da segunda quinzena daquele mês. Leia mais.  

Déficit na balança comercial fecha 2020 com aumento de 20,4%
A balança comercial de lácteos fechou 2020 com déficit anual de 142 mil toneladas, alta de 20,4% frente ao de 2019 e o segundo maior déficit da última década – o maior, de 189 mil toneladas (gráfico 1), foi registrado em 2016. Este resultado se deve ao aumento de 22,4% nas importações de derivados lácteos em comparação com o ano anterior, totalizando 174 mil toneladas. Leia mais. 
 

Concentrados são o principal fator de aumento dos custos em 2020
O Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária leiteira registrou aumento de 1,13% em dezembro de 2020 na “média Brasil” (BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP). No acumulado do ano, a alta, nos principais estados produtores foi de 23,24%. O fator que mais influenciou a elevação dos custos foi a valorização das rações e concentrados e dos suplementos minerais. No acumulado de 2020, o aumento nos preços deste grupo de insumos foi de 44,13% na “média Brasil”. Os suplementos minerais, insumo indispensável para nutrição dos rebanhos, também se valorizaram em dezembro, registrando aumento de 1,19% no mês e de 13,24% no acumulado do ano. Leia mais. 

Fonte: CEPEA

Comentários Facebook
Continue lendo

BemRural

Diretoria realiza reunião com produtores em Campo Novo

Publicado

por


Fortalecimento Institucional

Diretoria realiza reunião com produtores em Campo Novo

O encontro se deu para apresentar as diretrizes da gestão e levantar as demandas da base

18/01/2021

Presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Fernando Cadore, juntamente com parte da diretoria plena, visitou na manhã desta segunda-feira (18.01), o núcleo de Campo Novo do Parecis para reunião com delegados da região Oeste. Objetivo do encontro foi apresentar as diretrizes da gestão e levantar as demandas da base.

Presidente explanou que a condução da entidade será sempre pautada conforme as demandas do produtor rural e as decisões alinhadas com a base. “Nós estamos na direção da entidade, mas trabalharemos conforme as demandas, ouvindo quem está no campo. Apresentamos como será a nossa maneira de trabalhar e escutamos os anseios locais. Precisamos trabalhar a quatro mãos”, afirmou o presidente.

Dentre as pautas discutidas, os produtores locais tiraram dúvidas e apresentaram questões sobre o CAD Parecis, pesquisas científicas, logística, Fethab, levantaram discussão sobre venda de terras para estrangeiros e elogiaram o projeto Classificador Legal. Delegada coordenadora do núcleo de Campo Novo, Magda Ortolan, enfatizou a importância do projeto Classificador para os produtores locais e solicitou a ampliação dos atendimentos na localidade.  “É um projeto que contribui muito conosco, um dos mais solicitados e tendo em vista o tamanho da nossa região, precisamos ampliar os atendimentos”, pontuou.

Produtor Alex Utida parabenizou a postura do presidente durante as falas em entrevistas e agradeceu a visita ao núcleo, a qual classificou como essencial para os produtores locais. “Essa visita é muito importante e significativa. Tenha aqui um núcleo parceiro, amigo e que ajuda a tomar decisões. Estamos com as mesmas pautas, enxerguem em nós aliados. Somos um grupo ativo, com muitas ideias e queremos participar, fazer e estar junto”, explanou.

Na mesma, o presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, Jonas Marcelo Iapp, avaliou positivamente o encontro. “Totalmente positiva a visita, devido à crescente demanda dos produtores do núcleo. Essencial para afinar o contato entre os produtores locais e a entidade. Uma grande valia ter o presidente diretamente conosco”, destacou.

Diretoria Plena Além do presidente, também estiverem presentes na reunião o diretor administrativo, Nathan Belusso, segundo diretor financeiro, Valmor Scariote, presidente da região Sul e coordenador da comissão de Defesa Agrícola, Jorge Giacomelli, vice-presidente Oeste, Lucas Konageski, vice Leste, Diego Dall Asta e diretor executivo Wellington Andrade. Da área técnica participaram as gerentes de Defesa Agrícola e Sustentabilidade, Jerusa Rech e Marlene Lima, respectivamente.

CAD – No início da tarde a equipe de diretores visitou o Centro de Aprendizagem e Difusão (CAD Parecis) e fez a abertura dos trabalhos dos dois dias de campo realizados nesta segunda (18.01) e terça-feira (19.01).

Fonte: ASCOM

Assessoria de Comunicação

Contatos: Telefone: 65 3644-4215 Email: [email protected]

Fonte: APROSOJA

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana