conecte-se conosco


Sem categoria

Suicídio: Adolescente de 14 anos é encontrada morta em casa em Tangará da Serra

Publicado

Uma adolescente do sexo feminino, de apenas 14 anos de idade, foi encontrada morta em sua casa no Jardim Monte Líbano, em Tangará da Serra, no final da tarde desta quarta-feira, 18. De acordo com as informações policiais, ela cometeu suicídio por enforcamento.

O SAMU chegou acionado, mas o óbito da menina foi constatado. Polícias Militar, Civil e Politec acompanharam a ocorrência chocante.

Peça ajuda!

O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, complexo, multifacetado e de múltiplas determinações, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero.

Todos os anos, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). No Brasil, uma pessoa morre por suicídio a cada hora, enquanto outras três tentaram se matar sem sucesso no mesmo período.

Onde buscar ajuda para prevenir o suicídio?

Há algumas possibilidades de auxílio quando o assunto é o suicídio. A principal delas, além das Unidades de Saúde, é o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), ponto de atenção estratégico a saúde mental, de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental.

Em Tangará da Serra, o CAPS está localizado na Rua Euclides Geraldo de Medeiros, 938, Centro. O telefone é o 65 3326 4450. O atendimento é gratuito.

Outras possibilidades de ajuda:

Unidades Básicas de Saúde

A Unidade Básica de Saúde (UBS) é o contato preferencial dos usuários, a principal porta de entrada e centro de comunicação com toda a Rede de Atenção à Saúde. É instalada perto de onde as pessoas moram, trabalham, estudam e vivem e, com isso, desempenha um papel central na garantia de acesso à população a uma atenção à saúde de qualidade.

UPA 24H

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) faz parte da Rede de Atenção às Urgências. O objetivo é concentrar os atendimentos de saúde de complexidade intermediária, compondo uma rede organizada em conjunto com a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192.

Centro de Valorização da Vida

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, email, chat e voip 24 horas todos os dias.

O número de contato gratuito é 188.

A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, são gratuitas a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular.

Também é possível acessar o site do CVV para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre ligação gratuita, ou conferir aqui os postos de atendimento.

Comentários Facebook

Sem categoria

Com 95% dos pacientes recuperados, Tangará tem 69 óbitos por Covid e 10 pessoas na UTI

Publicado

O boletim oficial do coronavírus (covid-19) divulgado nesta quarta-feira, 07, pelo setor municipal de saúde revela que Tangará da Serra registrou, desde o início da pandemia, 69 óbitos de pacientes com a doença, sendo 04 em área indígena e 65 nas demais áreas do município.

No total, 5.199 casos foram confirmados na cidade, desde o início da pandemia, sendo que mais de 95% dos pacientes já estão recuperados. 175 pacientes continuam infectados, em isolamento domiciliar ou internados. 10 deles estão em UTI.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 46%.

Há ainda um paciente com suspeita de doença internado na UTI e outros 03 pacientes, de outras localidades, internados em UTI de Tangará.

Comentários Facebook
Continue lendo

Saúde

Taxa de cura do coronavírus é de 91% em Tangará da Serra

Publicado

Tangará da Serra registra a taxa de cura de coronavírus em 91%. Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde, a taxa de letalidade se manteve em 1,21%. Isso significa um total de 3.725 casos confirmados, sendo 3.403 recuperados e 277 em monitoramento, além de 45 óbitos.

Nesta terça-feira (25), a taxa de ocupação de leitos de UTI era de 92,31%% e de leitos de enfermaria de 24%%. Do total de 13 leitos de terapia intensiva, 12 estão ocupados no Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde de terça, 85.069 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 2.653 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 1.763 novas confirmações de coronavírus no Estado. Dos 85.069 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 17.622 estão em monitoramento e 64.842 estão recuperados. Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19, estão: Cuiabá (17.353), Várzea Grande (6.694), Rondonópolis (5.992), Lucas do Rio Verde (4.291), Sorriso (4.115), Tangará da Serra (3.725), Sinop (3.229), Primavera do Leste (2.635), Nova Mutum (1.843) e Campo Novo do Parecis (1.713).

 

 

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana