conecte-se conosco

  • banner_Lorenzetti_1250x250

Mulher

Solidão da mulher negra: entenda o choro de Natália no BBB 22

Publicado


source
Natália
Reprodução/Instagram

Natália

Desde a madrugada do dia 27, Natália Deodato, participante do BBB 22, vem sendo alvo de críticas e deboches após chorar ao ver seu interesse romântico Lucas, beijando outra participante durante a festa do líder . Acusada de  ser emocionada e de estar querendo chamar atenção, muitas pessoas parecem não entender o motivo do choro de Natália para além de ter levado um fora em uma festa.  

A solidão de mulher negra é uma pauta que há alguns anos vem sendo amplamente discutida dentro da academia e dos movimentos negros.  Contudo, ainda é um tema pouco conhecido fora desses meios. Jaque Conceição, psicanalista e ativista preta, explica que a solidão da mulher negra é um conceito da psicanálise que discute os processos de rejeição racial que as mulheres pretas sofrem por conta do racismo na cultura brasileira.

“É uma ideia antiga na psicanálise, inclusive. É a ideia de que mulheres negras, por sua condição racial, são rejeitadas amorosamente por seus parceiros, seja homens brancos ou negros, pelo imaginário que se tem em torno da figura da mulher negra”, diz. Ela acrescenta que as mulheres são ensinadas desde criança a desejarem a aprovação masculina e a só se sentirem verdadeiramente femininas a partir da validação dos homens. 

Contudo, Jaque explica que desde o periodo da escravidão a mulher negra teve sua feminilidade retirada. “As mulheres negras por conta da escravidão são tiradas do seu lugar de genero e colocadas em seu lugar de raça”, diz. Como em nossa sociedade a feminilidade é caracterizada pela visão da mulher como alguém a ser cuidada, isso tem várias consequências. Entre elas, o preterimento afetivo e o favorecimento sexual.

Ou seja, as mulheres negras não são vistas como objeto de afeição, mas como objetos sexuais, o que é reforçado por estereótipos como o da “mulata exportação”, a mulher para ter aventuras, não uma relação séria. 

“A ideia da solidão da mulher negra é um fenômeno psíquico que atravessa diversas esferas, principalmente afetiva, porque na nossa sociedade tem um valor muito importante a experiência feminina no campo das relações afetivas. Mulheres são ensinadas desde os contos de fadas que a ideia de ser mulher é quando um homem valoriza essa experiência feminina”, diz.

Para a psicóloga Damiana Cássia Sobral, do grupo Reinserir de Psicologia, o choro e a reação “exagerada” Natália são os efeitos do racismo que a atravessam e como ela, muitas mulheres pretas que são socialmente forçadas a ser forte sempre. 

“Natália é atravessada pelos efeitos nocivos do racismo, que são tão fortes em nossa sociedade, que separa os lugares que as mulheres negras irão ocupar : às retintas o cuidado com a casa e cozinha ou como babás, às de pele mais clara, ao sexo casual e à hiper sexualização dos seus corpos, o que as coloca em uma posição de objeto, ignorando a sua constituição psíquica como ser que sofre, sente, chora e que, assim como todos, busca amor e acolhimento. Desse ponto de vista, a mulher negra está mais vulnerável ao adoecimento psíquico emocional”, explica.

Leia Também

“É como se  uma mulher negra não precisasse  de afeto, por  justamente por sua força tanto física, quanto existencial. Uma mulher negra numa sociedade que odeia mulheres negras precisa de muita resiliência para sobreviver”, completa Jaqueline.

Damiana diz  ainda que essa visão romantizada da mulher negra como  “guerreira” que se tem acaba afetando negativamente o psicológico das mulheres pretas, as fazendo adoecer e a chegarem em seu limite como aconteceu com Natália na madrugada de ontem.  

Leia Também

Sororidade entre pretas

Nas redes sociais, diversas mulheres pretas vieram demonstrar o seu apoio e a sua solidariedade a Natália, ampliando o debate da solidão da mulher negra, seja explicando o conceito ou partilhando suas próprias experiências. Maíra Azevedo, também conhecida como Tia Má, foi uma das que usou suas redes para defender Natália e comentar a situação do ponto de vista de uma mulher preta.


“Quem já viveu isso na pele? O cara dizer que não se sente pronto, que não quer se envolver com ninguém e de repente…Aparece com alguém. Então, você entende que ninguém ERA VOCÊ! Lembro, que eu ficava com um cara, e nosso lance era massa, mas ele me dizia que não queria namorar com NINGUÉM e eu dizia tudo bem, apenas para “não perder ele” , até que um dia, ele surge com sua namorada padrão e eu entendi, que ele não queria namorar ALGUÉM COMO EU! E ser preterida dói! Não é questão de emoção, é ter que lidar constantemente com a rejeição!” escreveu em seu post no Instagram.

Outras pessoas de grupos minoritários também vieram demonstrar o seu apoio, contribuindo com o debate, como a influeciadora e ativista gorda, Jéssica Balbino.



Diz Jéssica em um trecho da thread: “Ser rejeitada deve ser algo recorrente na vida e história dela. E protagonizar isso em rede nacional, deve ser ainda mais dilacerador. Ser invisibilizada como mulher é uma realidade, tanto para pessoas pretas, como para pessoas gordas. É raro encontrarmos alguém que esteja disposto a construir do nosso lado. E quando dizemos sobre essa dor que nos invade de forma sistêmica, somos taxadas de loucas, exageradas. Queríamos o quê? É o que dizem”.

Em suma, o episódio do choro da Natália pede que prestemos mais atenção em dores que nem sempre atingem às fadas sensatas ou às princesas da Disney. Como vaticinou Linn da Quebrada para Naiara: “isso não é sobre você”. No caso, era um dor particular que é coletiva: a solidão da mulher negra.

Fonte: IG Mulher

Comentários Facebook

Mulher

Evento reúne trabalho de pequenas produtoras no Campo Belo

Publicado

por


source
Feira das Deusas reúne mulheres expositoras noPorto Espaço Lounge
Divulgação

Feira das Deusas reúne mulheres expositoras noPorto Espaço Lounge


Visando apoiar as pequenas produções e fomentar a economia criativa, a Feira das Deusas, que acontece amanhã no Campo Belo, traz ao público o trabalho de pequenas produtoras, como artesanato, moda, costura, aromaterapia, papelaria e entre outros. A programação inclui flash tattoo e alimentação, com opções variadas de drinks e petiscos. O evento permite entrada de animais de estimação e terá uma área de lazer para crianças. 

“A feira é idealizada por uma mãe empreendedora que buscava espaços mais justos e acessíveis para criar esse encontro”, diz Mariana Hannickel, a fundadora da Feira das Deusas. O evento foi criado há dois anos, com mais de 130 colaboradoras. 

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Mulher

Horóscopo do dia: previsões para 8 de abril de 2022

Publicado

por


source
O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente
Marcelo Dalla

O horóscopo do dia apresenta a previsão para o seu signo e ascendente

ÁRIES

Você pode expressar sentimentos e ideias com mais equilíbrio. Procure abrir seu coração: vale ouvir mais, pensar diferente, buscar novos pontos de vista. É importante compreender os sentimentos e as necessidades dos outros também. A Lua segue em Câncer, em harmonia com Urano: bom para fugir da rotina e promover inovações. Vale movimentar as energias em casa, mudar os móveis de lugar, por exemplo. Fica mais fácil adequar-se às circunstancias. Vale também abrir a mente para novas percepções e aprendizados.

TOURO

A sensibilidade ganha destaque com a Lua em Câncer, que na parte da tarde se combina com Urano. Continue aberto para introduzir mudanças práticas em sua vida. Caso queira expandir seus rendimentos, um novo curso, novas técnicas e tecnologias continuam favorecidas. Aproveite também para dar mais atenção a quem ama, num clima de intimidade. Lembre-se que a sedução e a conquista devem vir acompanhadas de responsabilidade. Esteja consciente de que as melhores colheitas vêm com perseverança.

GÊMEOS

Período produtivo! Imaginação e inspiração continuam ativadas. A Lua se combina com o Urano, favorecendo atividades criativas. Vale aproveitar para meditar e visualizar os projetos se concretizando. Aproveite para aprender algo novo e assimilar novas técnicas, com mais dedicação. Continue atento para as novas ideias que surgem. Anote-as, Mercúrio e Saturno favorecem planejamentos e bons contatos profissionais. Elas tendem a ganhar mais consistência e trazer resultados num futuro próximo.

CÂNCER

Você pode cuidar mais da casa, cultivar intimidade, aconchego e afeto. O dia promete ser mais agradável e produtivo. A Lua segue em seu signo, em harmonia com Urano: aproveite para cultivar equilíbrio emocional e dar atenção às pessoas que ama. Meditação, mantras, boa música ou um bom livro podem fazer muito bem para sua alma. Continue a questionar-se para perceber o que deve ser abandonado, deixado para trás. Velhos modelos já não servem mais, o céu o convida a mudar.

LEÃO

A Lua segue em Câncer, favorecendo os encontros os encontros mais íntimos e as demonstrações de carinho. Aproveite para dar atenção à quem ama, cuidar de assuntos relativos ao lar à família. A pressa e a inquietação podem ser amenizadas para não causar rupturas e prejuízos indesejáveis. Continue atento para evitar imprudências e atitudes radicais. Procure cultivar mais paciência, tolerância e compreensão. Ainda bem que hoje a Lua se combina com Urano para ajudá-lo a cultivar mais liberdade e criatividade.

VIRGEM

A mente está aguçada, favorecendo novos aprendizados e novas experiências. Lua e Urano se alinham: aproveite para pensar diferente e abrir-se para novos pontos de vista. Evite comentários agressivos, priorize o que for necessário e essencial. Novas ideias e percepções entram em pauta, continue perceber quais discussões são realmente produtivas para não perder tempo. Procure ver o que tem de bom e o que deve ser deixado para trás, em nome do amor por si mesmo, pelo outro e da vontade de crescer. 

Leia Também

LIBRA

É hora de abrir-se para novas oportunidades. Conte com mais sensibilidade, inspiração e confiança. Bom período também para ficar próximo de pessoas queridas. Com Vênus em Peixes e Lua em Câncer, é importante ouvir mais, e dar atenção para as pessoas que ama. Mas continue atento para evitar grandes gastos, você pode pesquisar melhor e priorizar a segurança. Vale também manter a mente aberta para assimilar novos conceitos, fazer novas amizades e expandir sua rede de contatos.

ESCORPIÃO

Bom momento para limpar e harmonizar a casa ou o local de trabalho, eliminar a energia estagnada. Jogue fora o que não usa mais. O período traz potencial transformador. Lua e Urano indicam bom período para questionar velhas crenças. Sua consciência se expande e você vê o mundo de maneira ampliada. Todo o tipo de novidade continua favorecida. Mas evite pressa, a correria e as atitudes impulsivas. Quanto mais tranquilidade puder cultivar, melhor. Novos aprendizados continuam favorecidos.

SAGITÁRIO

Os relacionamentos podem se renovar com diálogos esclarecedores, carinho e atenção. Tudo depende de sua disposição para ouvir, aprender e interagir. A colaboração dos outros continua importante, sua capacidade de dar e receber é posta à prova. Procure aplicar com inteligência as leis do intercâmbio para multiplicar receitas e recursos. Coerência, praticidade e o impulso das pessoas próximas são fundamentais. É tempo de cultivar prudência, economia e maturidade para que possa avançar.

CAPRICÓRNIO

Para refletir: tem esquecido de cuidar de si por causa do excesso de preocupações? É preciso adaptar seus objetivos, pois aos poucos você modifica a forma de enxergar a vida. A Lua segue em Câncer, favorecendo a intuição, o afeto e a sensibilidade. Lua e Urano combinam forças, favorecendo inovações. Bom dia para fugir da rotina e fazer algo diferente. Aproveite para refletir também sobre as inovações que pode promover. É importante também regular o horário de sono, alimentação e exercícios físicos.

AQUÁRIO

Assuntos ligados à casa e à família ganham destaque. A Lua segue em Câncer: um convite para entrar em contato com o que é mais íntimo para você, fortalecer as ligações com as pessoas queridas. Aproveite para comunicar-se com cordialidade, expressar afeto e carinho. É importante também reconhecer as mudanças que deve efetuar, o Universo o empurra para novos aprendizados. Introduzir as mudanças aos poucos, com critério, planejamento e sabedoria, para que não ocorram rupturas e rompimentos indesejáveis.

PEIXES

Bom período para dar atenção às questões domésticas, aos familiares e pessoas queridas. A Lua segue em Câncer, estimulando a sensibilidade. Além disso, a Lua se alinha com Urano: fica mais fácil cultivar criatividade. Atividades ligadas ao corpo e à estética ficam favorecidas. Você pode aproveitar para dar aquele toque especial à sua casa, pra que ela fique mais aconchegante. Conte com mais amor, altruísmo e compaixão. A beleza em todos os níveis e significados ganha especial destaque.

Fonte: IG Mulher

Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana