Educação
SINTEP em Tangará afirma que não há condições de retomada das aulas presenciais
Publicado
13 de janeiro de 2021 - 13:59
Francisca Alda de Lima, Presidente do SINTEP de Tangará
A Presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (SINTEP), sub-sede de Tangará da Serra, professora Francisca Alda Ferreira de Lima, afirmou que não há condições para retomada das aulas presenciais.
A possibilidade que tem sido debatida pela SEDUC e Secretarias Municipais de Educação, segundo a presidente do Sindicato, deve ser descartada. “Estamos com quatro Diretores de escolas em isolamento com suspeita de COVID. Inclusive eu. Sem condições sanitárias e vacina não há que se discutir volta as aulas”, pontua.
De acordo com a sindicalista, o SINTEP está realizando o planejamento estratégico durante essa semana. “Deste planejamento sai as ações do Sindicato para este ano. Vamos aguardar, debater o planejamento e os encaminhamentos”, salienta.
Quanto ao retorno das aulas presenciais, Francisca enfatiza não haver qualquer possibilidade disso acontecer, sugere que os pais de alunos sejam consultados através de uma enquete.
GREVE
A nível de Estado, professores e demais trabalhadores da rede em Mato Grosso sinalizaram para a realização de uma “greve sanitária” para contrapor a decisão do Governo do Estado de retomar as aulas presenciais já no próximo dia 8 de fevereiro.
Sobre essa possibilidade acontecer em Tangará, Francisca explica que a pauta será encaminhada para uma assembleia do SINTEP no Município. “Deverá ser pauta de uma assembleia que iremos promover assim que encerrar o período de quarentena em que estou, ou alguém assumir a presidência temporariamente”, completa.
Educação
Escola Emanuel Pinheiro passa a se chamar Colégio Tiradentes e PM assume gestão em Tangará
Publicado
11 de janeiro de 2021 - 11:10
Foto: Reprodução
A Escola Estadual Emanuel Pinheiro de Tangará da Serra agora passa a se chamar Colégio Tiradentes. Isso porque o Governo de Mato Grosso implantou a primeira unidade de Escola Militar da cidade em uma de suas mais antigas escolas.
A Polícia Militar de Tangará é que passará dessa forma a fazer a gestão escolar da unidade. A direção ficará a cargo do Capitão PM Márcio Pereira da Silva.
De acordo com a Capitão a Polícia Militar será a responsável pela Gestão e Coordenação disciplinar do agora Colégio Tiradentes de Tangará, enquanto a parte pedagógica da escola continua sob a gestão da SEDUC.
“O trabalho da PM visa garantir que professores e coordenadores tenham respaldo quanto a hierarquia e o respeito por parte dos alunos em sala de aula”, enfatiza o Capitão.
De acordo com o Diretor do Colégio, regras básicas como fardamentos específicos, uniformes, cortes de cabelo, entre outros, são parte da condução efetiva nesse formato da escola.
Os pais e responsáveis por alunos terão uma participação maior em todo esse processo, garante o Capitão PM. “Serão chamados para atuarem mais diretamente na vida escolar do aluno”, pontua.
Matrículas
Segundo o Diretor da unidade, as matrículas foram abertas em 5 de janeiro e serão encerradas na próxima quarta-feira, 13.
“Os pais que tiverem interesse em ingressar seus filhos na Escola Militar Tiradentes, nos procurem no antigo Colégio Emanuel Pinheiro e efetuem a matrícula do 7° ao 2° ano”, completa o Capitão.
Educação
Seduc prorroga até o dia 13 prazo para solicitações de matrículas pela internet
Publicado
7 de janeiro de 2021 - 16:11
Foto: Reprodução
O prazo para novas matrículas na rede estadual de ensino foi prorrogado pela Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) até o dia 13 de janeiro. Para o ano letivo de 2021 são ofertadas mais de 78,3 mil vagas em 323 escolas de 52 municípios.
A decisão de ampliar o prazo foi tomada devido à baixa procura de pais e responsáveis para garantir vagas para as crianças e adolescentes no ano letivo de 2021. Até a manhã desta quinta-feira (7) foram feitas 19,8 mil solicitações para matrículas, o equivalente a 25% do total.
São ofertadas 18,2 mil vagas na Capital, das quais 11,9 mil ainda estão disponíveis. Para o restante do Estado são 60,9 mil vagas, das quais 47,6 mil continuam em aberto. As solicitações de matrículas podem ser feitas pelo site www.seduc.mt.gov.br.
A Seduc-MT reforça que está tomando todos as medidas necessárias para garantir a volta às aulas de forma segura para alunos e servidores, respeitando protocolos de biossegurança para evitar a propagação do novo coronavírus.
Cadastro do usuário e matrícula
Para solicitar a matrícula web é preciso fazer o cadastro do usuário no site www.seduc.mt.gov.br. Com isso, o sistema vai gerar o login e a senha de acesso do usuário, que deverá ser usado para a matrícula.
Ao confirmar a solicitação, o sistema vai emitir uma ficha com as informações cadastradas, que deve ser levada pelos pais ou responsáveis na unidade escolar, junto com a documentação exigida. A data e o horário para isso estarão especificados na ficha.
A matrícula só será efetivada quando for validada pela escola. O horário de atendimento para confirmação da matrícula nas unidades de ensino que atendem nos três turnos será das 7h às 19h e, nas que atendem dois turnos, das 7h às 18h30.
Documentos
Para confirmar a matrícula, o aluno maior de 18 anos ou os pais ou responsáveis devem levar originais e, preferencialmente, cópias dos seguintes documentos:
– RG e CPF do pai, da mãe ou do responsável legal;
– certidão de nascimento ou casamento do aluno;
– RG e CPF do aluno;
– fatura atualizada de energia elétrica da residência dos pais/responsáveis;
– histórico escolar ou atestados de transferência para alunos transferidos;
– tipo do Grupo Sanguíneo e Fator RH do aluno;
– cartão atualizado de vacina do aluno (de acordo com a Lei Estadual nº10.736, de 09 de agosto de 2018);
– atestado médico oftalmológico do aluno, apenas para o Ensino Fundamental (de acordo com a Lei Estadual n°10.739, de 10 de agosto de 2018).
Suporte
Pais ou responsáveis que não têm acesso à internet podem ir até a sede da Seduc, onde há terminais de computadores para realização da matrícula web. Técnicos da secretaria também estão à disposição no local para dar orientação e suporte.
A Seduc fica no Centro Político Administrativo, na mesma rua da antiga sede, local onde anteriormente funcionava a Secretaria de Infraestruturta (Sinfra).
Fonte: Seduc-MT

Autoridade francesa recomenda adiar a segunda dose de vacina

Em parceria com Butantan, MC Fioti lança funk em apoio à vacina; confira

Os signos e o poder da mente: como pensamento influencia sua vida

Rede de tráfico em bairros de Tangará é desmantelada pela Força Tática

Homem é preso com motocicleta roubada no Antônio Conselheiro
Polícia


Rotam prende suspeitos e recupera dois veículos roubados em Primavera do Leste
Uma equipe da Rotam prendeu na noite desta sexta-feira (22.01), quatro homens por receptação, no bairro 1º de Março, na...


Trabalho integrado identifica motoristas embriagados, poluição sonora e trafico de droga em Sinop
A operação Quintum Praecptum envolveu várias unidades do 11º BPM de Sinop (a 500 km de Cuiabá) e equipes da...


Dois foragidos por homicídio são capturados em Várzea Grande e Nobres
Policiais da Rotam e da 15ª Companhia de Força Tática capturaram na sexta-feira (22.01), dois procurados da justiça por crime...
Mato Grosso


Profissionais da linha de frente do combate à Covid-19 são vacinados no interior
A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) iniciou a aplicação da vacina contra a Covid-19 nos profissionais que atuam na linha de...


Governador e primeira-dama discutem ações de enfrentamento à violência contra a mulher
O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes se reuniram com a deputada federal Rosa Neide e representantes de...


Cuiabá Esporte Clube representará Mato Grosso na série A do Brasileirão
O Cuiabá Esporte Clube vai representar Mato Grosso na Série A do Campeonato Brasileiro de 2021. Com 61 pontos e o...

Política MT


Lúdio Cabral recomenda ao governador quarentena obrigatória em todo o estado
Deputado Lúdio Cabral requereu medidas de restrição de circulação de pessoas Foto: Ronaldo Mazza O deputado estadual e médico sanitarista...


Peixoto de Azevedo terá uma nova escola no bairro Nova Esperança
Foto: SAMANTHA DOS ANJOS FARIAS A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc) e a prefeitura de Peixoto...


ALMT apoiará compra direta de vacina, afirma primeiro-secretário
Segundo Russi, existe a possibilidade de recursos disponíveis para a compra da vacina Foto: MAYCON FALCONY / ASSESSORIA DE GABINETE...
Mais Lidas da Semana
-
Tangará da Serra16 de janeiro de 2021 - 18:20
Morre o professor tangaraense Adavilso Parpineli, vítima de COVID-19
-
Tangará da Serra18 de janeiro de 2021 - 18:26
Mais um pioneiro morre vítima da COVID-19 em Tangará da Serra
-
Cidades18 de janeiro de 2021 - 13:48
Homem morre em acidente na Serra dos Parecis
-
Tangará da Serra19 de janeiro de 2021 - 11:32
Carro atropela quatro pessoas em motocicleta; Jovem tem ferimento grave
-
Tangará da Serra19 de janeiro de 2021 - 17:29
Médico Eli Ambrósio é 1º tangaraense a tomar vacina contra COVID
-
Mulher16 de janeiro de 2021 - 17:49
Azulejos na decoração: 7 dicas para deixar o ambiente mais moderno
-
Cidades20 de janeiro de 2021 - 18:03
PM apreende envolvidos em pesca predatória em plena piracema
-
Tangará da Serra20 de janeiro de 2021 - 17:16
Mulher denuncia golpe aplicado no Instagram em Tangará da Serra