Política MT
Sessão Especial destaca trajetória do IFMT e homenageia personalidades
Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT
A noite desta quinta-feira (29.11) foi abrilhantada pela sessão especial alusiva aos 109 anos do Instituto Federal de Mato Grosso – IFMT, momento em que diversas personalidades, que ajudaram a escrever a história do instituto, foram reverenciadas com moção de aplausos, numa iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM). Os participantes também puderam prestigiar a exposição no saguão principal da AL, para conferir fotos históricas da antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso – ETF, referência na área educacional.
Professora de Geografia, por 19 anos, Emiko Yanagawa lembrou com emoção a época da ETF. “Aposentei em 1998 e quando recebi o comunicado que seria homenageada foi uma sensação indescritível porque olhando para a sociedade cuiabana vemos que em todos os setores temos ex-alunos. Ser professor é um dom, uma profissão que precisa ser valorizada. É uma emoção muito grande estar aqui nesta solenidade”.
Ex-aluna do Liceu Cuiabano, da ETF e UFMT, a desembargadora que atua na área do Direito Público, Helena Ramos, relembrou a importância do instituto em sua trajetória. “Era um sonho estudar na ETF, tenho muito a agradecer a instituição por ter me proporcionado estudar o 2º grau, em 1977, porque me preparou para a vida. Acabei fazendo o curso de Direito, virei juíza e, hoje, depois de 30 anos sou desembargadora. Admito que tudo isso foi por conta do ensino público de qualidade que recebi”, afirmou.
“Tenho 35 anos de casa, fui o primeiro reitor da instituição e, quando assumi, em 2009, tínhamos três ex-autarquias: Cefet Cuiabá, Cefet Mato Grosso e Agrotécnica de Cáceres. E a entreguei com 19 unidades, ou seja, a instituição está presente em todos os rincões de Mato Grosso. É uma satisfação receber essa homenagem e também mostrar que prestamos um bom serviço para a sociedade mato-grossense”, destacou o professor José Bispo Barbosa.
Botelho, que teve a oportunidade de trabalhar e estudar na ETF, disse que o reencontro é uma forma de agradecimento aos profissionais que fizeram e fazem do IFMT, uma instituição de grande valor à sociedade. “A Escola Técnica Federal é uma escola que marcou época, que fez grandes pessoas. Prova disso é que nesta noite também homenagearemos alguns dos tantos ex-alunos que são destaques em suas atividades e orgulho para todos nós”, afirmou o presidente.
O engenheiro civil, Edivá Pereira Alves foi professor de Desenho e diretor da antiga ETF. “A Escola Técnica da minha época representou muito para a nossa cidade, visto que hoje encontramos ex-alunos políticos, empresários, juristas, demonstrando que a ETF tem um significado muito grande. E é muito bom ser lembrado pelo trabalho realizado”, disse Edivá, que atuou por 30 anos nesse estabelecimento de ensino.
Henrique Do Carmo Barros, ex-diretor, falou em nome dos homenageados e destacou momentos históricos da instituição. “É uma honra sermos reconhecidos pelo trabalho que realizamos. Nosso muito obrigado ao deputado Botelho pela noite memorável!”. O deputado Wilson Santos, ex-aluno, destacou a importância do ensino de qualidade, com a exigência do conhecimento de cada aluno, inclusive, defendeu a reprovação dos que não estiverem preparados. “Temos que prezar pelo ensino de qualidade. E o deputado Botelho está de parabéns por essa iniciativa, devido a importância que o IFMT representa”, afirmou o deputado.
TRAJETÓRIA – o presidente Botelho destacou a trajetória do IFMT, campus de Cuiabá, que passou por diversas nomenclaturas, instalações e propósitos educacionais: Escola de Aprendizes e Artífices de Mato Grosso, Liceu Industrial de Artes e Ofícios de Mato Grosso, Escola Industrial de Cuiabá, Escola Técnica Federal de Mato Grosso (ETF-MT) e Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (CEFET-MT). No final de 2008, através da lei 11.892, o Governo Federal criou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, transformando as 38 unidades dos Cefets pelo país em Institutos Federais de Educação, Ciências e Tecnologia, passando a apresentar a atual proposta voltada à educação profissional e tecnológica.
Com as mudanças, o IFMT cresceu. Além dos campi Cuiabá Bela Vista e São Vicente, ambos sediados na Capital do estado, alcançou também as cidades de Cáceres, Rondonópolis, Barra do Garças, Pontes e Lacerda, Campo Novo do Parecis, Juína, Confresa, Sorriso, Várzea Grande, Primavera do Leste, Alta Floresta, Tangará da Serra, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Sinop e Guarantã do Norte.
Segundo dados divulgados na Plataforma Nilo Peçanha, atualmente a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é composta por 643 unidades de ensino, sendo que 589 são dos institutos federais. Ao todo, a Rede tem mais de um milhão de estudantes matriculados e cerca de 80 mil servidores, entre professores e técnicos-administrativos.

Política MT
Chico Guarnieri propõe Frente Parlamentar sobre Tecnologia e Inovação

Foto: JL Siqueira/ALMT
O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) propôs a criação da Frente Parlamentar de Tecnologia e Inovação (FPTI) que estará sob sua coordenação e terá como demais membros os parlamentares: Beto Dois a Um, Diego Guimarães, Elizeu Nascimento, Fábio Tardin e Júlio Campos.
Como presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Turismo da Assembleia Legislativa, Chico busca trabalhar em prol da industrialização do estado, ainda mais após as visitas ao Parque Tecnológico de Mato Grosso, com o escritório de inovação localizado em Várzea Grande. O local será referência para criação, desenvolvimento, disponibilização de soluções tecnológicas e atração de empresas inovadoras. A inauguração deve ocorrer no primeiro semestre de 2025.
“Temas como ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo geram um grande impacto na vida do cidadão. É necessário a participação de todas as entidades e instituições interessadas, inclusive sobre questões orçamentais. A FPTI pretende estimular a capacidade de respostas às transformações e desafios enfrentados pelo nosso estado”, ressaltou Guarnieri, na sessão dessa quarta-feira (26.03).
A Frente Parlamentar é a associação que se destinará a promover, juntamente com representantes da sociedade civil, de órgãos públicos e afins, o aprimoramento da legislação e de políticas públicas para Mato Grosso. A Frente propõe gerar um amplo debate público, sugerir e definir leis, regulamentações e políticas capazes de impulsionar a transformação positiva da realidade socioeconômica mato-grossense.
Com a criação da Frente, serão realizados simpósios, seminários e outros eventos relacionados a divulgação da política em curso versus estado das coisas, e também a apresentação dos resultados das experiências.
Política MT
Combate à dengue: Chico Guarnieri propõe programa de vacinação nas escolas

Foto: JL Siqueira / ALMT
Diante do cenário preocupante do número de casos da dengue em nosso Estado, o deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) propôs a criação do programa “Escola Livre da Dengue”. A proposta prevê a vacinação dos estudantes, do ensino fundamental e médio, nas instituições de ensino públicas e privadas de Mato Grosso.
Guarnieri argumentou que foram 40 mil registros de dengue no Estado, em 2024. Neste ano, até esta quarta-feira (12.03), 9.365 casos já foram confirmados, segundo o painel da Secretaria de Saúde mato-grossense (SES).
A vacina da dengue, de acordo com a SES, está disponível apenas para a população de 10 a 14 anos e de janeiro do ano passado até 10 de março de 2025, foram administradas 39.368 doses.
“As crianças ficam vulneráveis devido à exposição em ambientes com grande concentração de pessoas e também estão com o sistema imunológico em desenvolvimento. As escolas são espaços estratégicos para campanhas de saúde pública, permitem um alcance amplo, sem a necessidade de deslocamentos para centros de saúde”, comentou o deputado.
O parlamentar destacou ainda que essa proposta reforçaria também o trabalho de prevenção contra a dengue, estimulando a conscientização tanto das crianças e adolescentes, e de deus familiares.
“O ambiente escolar é ideal para disseminação de informações sobre o combate ao mosquito transmissor e sobre as medidas preventivas que podem ser adotadas em casa”, completou.
O que prevê o projeto?
O projeto de Lei, apresentado nessa quarta-feira (12.03), na sessão plenária, em Cuiabá, prevê que os pais ou responsáveis devem ser notificados sobre o calendário vacinal e a importância de completar todas as doses da vacina.
“Deverão ser organizados ‘Dias D de Vacinação’ dentro das instituições de ensino, com o devido intervalo entre as doses do imunizante, facilitando o acesso à imunização”, indica o terceiro artigo.
Caberá às escolas acompanhar os índices de vacinação dos alunos e incentivar os responsáveis a garantirem a imunização completa. A SES poderá divulgar os dados de cobertura vacinal das instituições de ensino como forma de estimular a adesão.
O Poder Executivo poderá firmar convênios com os municípios, entidades privadas e organizações da sociedade civil para a execução dessas ações.
As instituições de ensino que atingirem altos índices de vacinação receberão o selo de “Escola protegida contra a dengue”, também sendo possível outras formas de premiação a critério da SES.
-
Tangará da Serra4 dias atrás
Grupo que lucrou mais de R$ 13 milhões com tráfico em Tangará é desarticulado
-
Polícia1 dia atrás
Jovem que estava desaparecida é encontrada morta em Diamantino
-
Polícia3 dias atrás
Adolescente de 16 anos é sequestrada, morta e tem corpo jogado em poço
-
Tangará da Serra3 dias atrás
TJ absolve Fábio Junqueira e reconhece conduta correta em caso envolvendo ex-secretário de Saúde
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Obras do Hospital Regional de Tangará da Serra chegam a 42% de execução
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Polícia Militar prende foragido condenado a 11 anos por roubo em Tangará
-
Mundo6 dias atrás
Morre aos 88 anos o Papa Francisco, líder máximo da Igreja Católica
-
Tangará da Serra5 dias atrás
Polícia Civil de Tangará alcança quase 100% de resolutividade nas investigações de roubo