quinta, 18 de abril de 2024
Connect with us


Mato Grosso

SES realiza encontro de profissionais da Saúde para debater prevenção de transtornos psicológicos

Publicado em

O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado em 10 de outubro. Nesta data, os profissionais da Saúde intensificam ações e promovem debates para falar sobre os diversos transtornos psicológicos enfrentados pelos indivíduos da sociedade. Além disso, os servidores aproveitam a oportunidade para articular planos e estratégias com o objetivo de oferecer aos cidadãos opções e formas de tratamento para os distúrbios mentais enfrentados em alguma fase da vida. 

Em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) realizou, de 8 a 10 outubro, na Escola de Saúde Pública (ESP-MT), uma capacitação que reuniu servidores de 16 Escritórios regionais de Saúde e representantes dos Distrito Sanitários Indígenas (DSEIs), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros para definir fluxos de atenção em saúde, melhorar estratégias de notificação e orientar as secretarias municipais sobre como identificar e apoiar os sobreviventes que tentaram interromper a vida.

Foto por: Tchélo Figueiredo – Secom/MT

De acordo com uma das responsáveis pela promoção do evento, a qualificação é importante para promover a padronização dos processos de identificação da saúde mental, pois de acordo com o órgão, existe uma distinção na condução do processo de notificação.

“Precisamos melhorar as notificações, a notificação de lesão autoprovocada, que é competência da vigilância epidemiológica. Este processo é muito difícil de fazer, pois inclui uma entrevista com a pessoa. A notificação, além de ser difícil de fazer, não está tendo adesão na maioria dos casos. Os profissionais capacitados serão multiplicadores que vão levar os procedimentos para suas regiões”, explicou a servidora da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES-MT.

Foto por: Organizadores – SES/MT

A SES-MT tem intensificado os processos de qualificação dos atendimentos. Pois, dentro desta realidade, os trabalhos de saúde mental é um importante e forte mecanismo de proteção contra o suicídio, já que os fatores causais podem ser amenizados por meio do tratamento adequado.

Outro importante conhecimento que foi reforçado aos profissionais que estão participaram da capacitação e que atuam na Atenção Primária, da qual fazem parte as Unidades Básicas de saúde, é o processo de ouvir o paciente, observar suas características para direcionar os pacientes para o local certo.

A servidora do setor de coordenadoria de Ações Programáticas e Estratégicas da SES-MT, Luciana Gomes de Souza, explicou que essas ações de treinamento visam ao processo instrução dos servidores para atender todos os públicos que necessitem de tratamento e atenção em saúde mental. Além disso, ela enfatizou que o debate sobre este tema é importante para a construção de planos efetivos para intervenção das pessoas que apresentam comportamento que indicia um possível processo de interrupção da vida.

“Trabalhamos com todos os ciclos de vida e saúde mental, da infância à terceira idade, passando por todas as fases: criança, adulto, adolescente, idoso, sendo homem, mulher e todas as populações em situação de vulnerabilidade. Nosso principal objetivo não é apenas promover a instrumentalização técnica, mas também conseguirmos fazer um fluxo devido e mais próximo do alinhamento das regiões, pois é a partir dos dados desses eventos que vem acontecendo no Estado é que vamos poder elaborar estratégias de intervenção e organizar ações que sejam efetivas para o cuidado”, explicou Luciana.

Foto por: Organizadores – SES/MT

Todos os fatores de risco da saúde mental foram debatidos durante o encontro, que apresenta variadas temáticas para a construção de ações que possam promover a melhor forma de prevenção ao suicídio e reverter os dados negativos.

O evento é resultado da união dos setores da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, Coordenadoria de Ações Programáticas nas áreas da Saúde Indígena e Área Técnica de Saúde Mental, Coordenadoria Técnica de Gestão Regional, Vigilância Epidemiológica e Escola de Saúde Pública.

Postos e unidade de atendimento pelo SUS

As Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas têm, de diferentes formas, equipes de saúde que podem acompanhar pessoas em sofrimento mental. Caso seja necessário um serviço especializado em saúde mental, os próprios profissionais encaminharão e farão a regulação pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Há municípios que possuem CAPS (infanto-juvenil, para transtornos mentais e dependência química), os serviços especializados que não exigem regulação ou encaminhamento e atuam como unidades de portas abertas. O paciente pode ser levado diretamente para essas unidades, em horário comercial.

Telefones úteis à população

SEAC – Setor de Atendimento à Crise: (65) 3661-1990
Unidade 3 do CIAPS Adauto Botelho: (65) 3661-4381
Emergência Samu: 192
Centro de Valorização da Vida – CVV: 188 (ligação gratuita).

Cidades

Max Russi prestigia mutirão de cirurgias e reforça atuação para zerar filas

Published

on

O deputado Max Russi (PSB) tem acompanhado os atendimentos do programa Gov MT Fila Zero na Cirurgia, em um acordo firmado entre o Consórcio Regional de Saúde Sul de Mato Grosso (Coress/MT) e o governo do estado. Um dos principais atores para os desdobramentos, junto ao governador Mauro Mendes (UB), que resultaram na assinatura do convênio na ordem de R$ 20 milhões, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa acompanhou, neste sábado (13), o mutirão de atendimentos na Santa Casa de Rondonópolis, onde são realizadas 100 cirurgias.

Max Russi destacou a sinergia entre os poderes, colocando em prática e potencializando o Sistema Único de Saúde (SUS).

Ele lembra que os investimentos nas ações de saúde também tem sido temática das discussões no parlamento estadual, quanto as questões orçamentárias.

“Nós estávamos discutindo esse na Assembleia, nessa semana, e nós, deputados estaduais, devemos sim destinar 30%, vamos abrir mão desse recurso, mas as cirurgias e exames não podem parar”, assegurou.

Conforme o presidente do Coress, o prefeito de Alto Araguaia, Gustavo Melo, desde o início dos trabalhos, em novembro passado, estão previstos mais e 27 procedimentos para 17 municípios das regiões sul e sudeste. “Já foram feitos 1629 exames nesse período”, complementou.

A aposentada, Dalva de Deus Moura foi uma das contempladas com o mutirão de cirurgias e disse que já esperava pelo procedimento há mais de um ano.

“Eu me sinto muito feliz, estou muito contente, alegre e com fé em Deus vai dar tudo certo, ainda mais com esse programa”, comemorou.

Além de Max, estiveram presentes os deputados estaduais Ondanir Bortoline “Nininho”, Cláudio Ferreira e Sebastião Rezende. Os prefeitos de São Pedro da Cipa, Eduardo Português, Iraci Ferreira, de Pedra Preta, Júnior da Saúde de São José do Povo e Issak Castelo Branco, de Tesouro, também marcaram presença.

Fonte: JB News

Continue Reading

Cidades

Corpo do cantor sertanejo João Carreiro será enterrado em Cuiabá

Published

on

O corpo do cantor João Carreiro, que morreu nessa quarta-feira (3), será enterrado em Cuiabá, de acordo com publicação nas redes sociais dele. O velório acontece na manhã desta quinta (4), em Campo Grande, local onde ele morreu. O sertanejo não resistiu a uma cirurgia para colocar uma válvula no coração.

A assessoria do cantor ainda não informou o cemitério onde João será enterrado.

João Carreiro estava internado em um hospital de Campo Grande para realizar o procedimento. Antes da cirurgia, ele gravou um vídeo dizendo que ficaria uns dias afastado das redes sociais para cuidar da saúde.

Na manhã dessa quarta, a esposa dele, Francine Caroline, postou um vídeo nas redes sociais afirmando que o cantor já estava no centro cirúrgico. Durante a tarde, ela publicou uma nova mensagem, dizendo que o coração de João já estava funcionando sozinho com a nova válvula e que a cirurgia estava sendo finalizada.

Horas depois, Francine postou um texto pedindo orações para o cantor. Durante a madrugada, ela escreveu: “Minha vida me deixou”.

Carreira

Natural de Cuiabá, o sertanejo ficou nacionalmente conhecido por participar da dupla “João Carreiro e Capataz”, que fez muito sucesso durante a década de 2000. Em 2009, a música “Bruto, Rústico e Sistemático” fez parte da trilha sonora da novela Paraíso, da TV Globo.

Em 2014, a dupla se separou, e João Carreiro seguiu carreira solo. Em dezembro de 2023, o cantor lançou as gravações de duas músicas: “Meu Avô” e “A Coroa É Meu Chapéu”. Na virada do ano, João Carreiro se apresentou na cidade de Pedra Preta, a 243 km de Cuiabá.

Fonte: G1/MT

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana