Mato Grosso
‘Serviços Essenciais’ lideram ranking de reclamações de novembro
O Procon Estadual registrou no mês de novembro 2.346 reclamações de consumidores. Pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), foram 1.523 registros e pelo atendimento online – www.consumidor.gov.br, foram registradas 832 reclamações.
No Sindec, a campeã de reclamações foi a categoria “Serviços Essenciais”, com 1.086 registros. Liderando o setor está “Energia Elétrica”, com 666 atendimentos, seguido por “Água e Esgoto”, com 223 e em terceiro ficou “Telefonia Celular”, com 123 reclamações.
O segundo lugar do ranking é ocupado pelo setor “Assuntos Financeiros”, com 179 registros, tendo as categorias “Banco Comercial”, 47 atendimentos, “Cartão de Crédito”, 40 e “Cartão de Loja” 23. Já a área “Serviços Privados” está em terceiro lugar com 116 registros, sendo 25 para “Estabelecimento comercial (supermercado, loja, padaria, locadora, frutaria, etc.)”, 21 para “TV Por Assinatura (Cabo, Satélite, Etc)” e 13 para “Escola (Pré, 1°, 2° Graus e Superior)”.
Ocupando a quarta posição está “Produtos” com 113 registros, sendo 19 procedimentos para “Telefone (Convencional, Celular, Interfone, etc.)”, 17 para “Carro Nacional Zero (Montadora)” e nove para “Móveis de quarto”.
Já o setor “Saúde” ocupa o quinto lugar do ranking com 18 reclamações, sendo quatro para “Plano de saúde regulamentado”, quatro para “Plano Odontológico” e dois para “Farmácia de Drogaria”. Em sexto lugar está a área “Habitação” com sete registros, tendo três para “Condomínio”, dois para “Incorporação (Construtoras e Incorporadoras)” e um para “Locação”.
A última posição do ranking é ocupada pela área “Alimentos”, com quatro reclamações: um registro para “Bebidas Alcoólicas”, um para “Complementos e suplementos nutricionais (óleo de fígado bacalhau, levedo de cerveja, complexos vitamínicos e minerais)” e um para “Refrigerantes (normal, dietético e light)”.
Integram o banco de dados do Procon Estadual os registros efetuados na sede do órgão e nos postos de atendimento do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, do Ganha Tempo do CPA, da Assembleia Legislativa e do Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping.
Atendimento online
Por meio da plataforma www.consumidor.gov.br, o Procon registrou 832 reclamações no Estado, sendo a área de “Telecomunicações” a líder do ranking, com 349 registros. Em segundo lugar está “Serviços Financeiros” com 248 reclamações e em terceiro, “Produtos de Telefonia e Informática” com 90 registros.
Em quarto colocado, está a categoria “Demais Produtos”, com 46 atendimentos e em quinto lugar a categoria “Transportes” com 40. Já o sexto lugar é ocupado pela área “Demais Serviços” com 25 registros e o sétimo pela categoria “Produtos Eletrodomésticos e Eletrônicos” com 25 registros.
Em oitavo lugar, com sete reclamações, está a área “Saúde” com três, seguida por “Educação” em nono lugar, com três registros. Na décima posição, a categoria “Água, energia e gás” com duas reclamações e em décimo primeiro, a categoria “Turismo/ Viagens” com um registro.
As categorias “Habitação” e “Alimentos”, não obtiveram registro no mês de novembro na plataforma www.consumidor.gov.br.
Serviço
O Procon-MT está atendendo na Arena Pantanal, localizada no bairro Verdão, entrada pelo portão J, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

No posto do Ganha Tempo da Praça Ipiranga, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, no Várzea Grande Shopping, das 10h às 19h, e no posto do Ganha Tempo do CPA, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.

Mato Grosso
Produtores rurais priorizam importação de fertilizantes para reduzir custos operacionais

Crédito da Foto: Grafvision
Em 2023, mais de 41 milhões de toneladas do produto foram adquiridas pelo Brasil junto ao mercado internacional, volume que representa 8,3% das importações do país
Após uma safra marcada pela perda de pouco mais de 21 milhões de toneladas de grãos no país no comparativo com a temporada agrícola anterior, produtores rurais de Mato Grosso e de todo o país buscam alternativas para otimizar os custos de produção e maximizar a rentabilidade. Neste cenário, a importação de insumos, como os fertilizantes, é a saída para manter as margens de lucro.
De acordo com dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), somente em 2023, as compras de fertilizantes pelo Brasil junto ao mercado internacional representaram, aproximadamente, 8,3% do valor total das importações. O país também atingiu volumes recordes, importando cerca de 41 milhões de toneladas do produto – um aumento de 7,6% em comparação com 2022.
Na visão da diretora comercial da WM Trading, Lívia Verjovsky, mesmo com a queda nos preços dos insumos ao longo do ano, a alta dependência do Brasil se manteve devido, especialmente, ao crescimento da demanda agrícola e à produção nacional limitada – com excesso de chuvas em algumas regiões e estiagem prolongada em outras.
“A importação permite que o brasileiro compre os insumos a preços mais baixos e tenha uma maior gama de opções para a sua necessidade”, analisa a executiva.
Segundo Lívia, a aquisição de fertilizantes inclui a uréia, com suas variações de concentração de nitrogênio, fósforo, potássio, glifosato, picloram e inseticidas também, como o Acetamiprido. Os principais parceiros comerciais do Brasil neste setor são Rússia, Canadá, China, Marrocos, Estados Unidos da América e Belarus.
“Esses países desempenham papeis essenciais na cadeia de suprimentos de fertilizantes, sobretudo em nutrientes como potássio, fósforo e nitrogênio”.
Ainda segundo a diretora comercial da companhia, o cenário atual com perspectiva de recuperação para os resultados no agronegócio dão otimismo e numa exponencial crescente o mercado de importação de insumos nos próximos anos. A busca por opções de produtos no exterior se intensificou e se democratizou no Brasil desde a pandemia.
Além disso, os níveis de tecnologia envolvidos no agronegócio só aumentam. “Cada vez mais vemos produtores potencializando sua capacidade produtiva a partir de tecnologias de fertilização, plantio e colheita. Isso não seria diferente na manutenção dos insumos e equipamentos necessários a esse crescimento”, avalia Lívia Verjovsky.
WM Trading
Com sede em Vitória-ES, a WM Trading é a primeira do segmento no Brasil a obter a certificação ISO 9001. Em 2024, a empresa, cuja missão é proporcionar soluções eficientes e inovadoras em comércio exterior, investiu em rebranding para se tornar até 2030 a líder tecnológico em comércio exterior de larga escala.

A companhia tem presença em 14 estados brasileiros e uma filial no Panamá. Além disso, a empresa possui certificações necessárias para concluir nacionalizações junto a diversos órgãos como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Mato Grosso
Aposta de Cuiabá acerta Mega-Sena e leva R$ 201,9 milhões
Uma aposta de Cuiabá (MT) acertou as seis dezenas sorteadas hoje no concurso 2795 da Mega-Sena e ganhou um prêmio de R$ 201.963.763,26. Os números sorteados foram 13-16-33-43-46-55.
Prêmio de R$ 201,9 milhões é o sexto maior da história de um concurso regular da Mega-Sena – ou seja, excetuando edições especiais, como a Mega da Virada. O jogo vencedor do prêmio principal foi uma aposta simples de seis números e o próximo concurso será realizado na quarta, com prêmio estimado de R$ 3,5 milhões.
242 apostas acertaram cinco dezenas e ganharam R$ 49.426,51. Houve 19.146 jogos vencedores com quatro números; cada um deles fatura R$ 892,48.

Fonte: UOL
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