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Estradas

SERRA DE DECIOLÂNDIA: Associação aguarda governo para obras de manutenção

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O governo do estado está ciente dos riscos de deslizamento e perda total da pista da MT-480 na Serra de Deciolândia. Porém, ainda não tomou providências por questões burocráticas e orçamentárias.

Há 30 dias, o secretário adjunto de Rodovias Pavimentadas do estado, Nilson de Brito, esteve na Serra de Deciolândia e constatou os problemas. Ele esteve acompanhado de representantes da Associação de Produtores da MT-480, entidade que mantém convênio com o governo para pavimentação e manutenção da rodovia.

Danos e riscos de tragédia na Serra de Deciolândia: Governo tem ciência.

Segundo a assessoria da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SINFRA-MT), o convênio com a entidade está em vigor e foi firmado ainda em 2010 pelo governo. Contudo, o contrato, que vige até 2020, passa por revisão e readequação de planilhas, e também aguarda disponibilidade orçamentária para alocação de recursos.

Em contato com a redação, o secretário executivo da Associação, Edílson Sampaio, confirma a preocupação com o que ocorre na Serra de Deciolândia e ratifica a vigência contratual com o governo. “É preocupante, temos um problema sério, ali. O sistema de drenagem precisa de manutenção urgente, entre outras medidas”, afirma, lembrando que a execução de trabalhos depende de recursos liberados pelo estado.

Seis anos de erosões

Sampaio revela que os problemas foram constatados logo no início do governo Pedro Taques (PSDB), em 2014, quando dos primeiros processos erosivos. Aliás, as erosões iniciaram antes, em 2013, conforme registro em foto da época, feito pelo autor desta matéria (ver abaixo).

Foto de 2013: Problemas já eram perceptíveis há seis anos.

O representante da associação relembra que em 2017, pouco antes do período de carnaval, houve o rompimento de um bueiro, o que exigiu trabalhos emergenciais de contenção. “Conseguimos, a duras penas, controlar a situação. Mas, na época tínhamos os recursos do convênio e empresa contratada para as obras. Então, naquela vez conseguimos salvar a MT-480, no trecho da serra”, relata.

A preocupação, agora, é a corrida contra o tempo. Com a proximidade das primeiras chuvas – que iniciam já em agosto, na tradicional ‘chuva do caju’, e passam a ocorrer maior frequência a partir de setembro – aumentam significativamente os riscos de deslizamento do talude que sustenta a MT-480 no trecho da Serra de Deciolândia. A partir de agora, resta saber se a burocracia e a morosidade governamental contribuirá para uma tragédia anunciada.

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BemRural

Em protesto, motoristas ameaçam atear fogo em ponte na MT-339 entre Tangará e Nova Olímpia

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A falta de estrutura e manutenção em uma ponte sobre o Rio Tarumã, na MT-339, na divisa entre Tangará da Serra e Nova Olímpia, preocupa moradores, agricultores e caminhoneiros que passam pelo local diariamente.

Por causa do problema, os motoristas de caminhão temem atravessar a via, pelo risco de acidente, o que prejudica o escoamento de grãos. O tráfego é intenso, muitos veículos passam diariamente pelo trecho, e os condutores aguardam uma solução definitiva para o problema, considerando que algumas tábuas estão podres e buracos se formam em parte da estrutura de madeira.

Outra preocupação apresentada pela categoria é quanto à temporada de chuvas que se aproxima, a ponte já apresenta desgaste da estrutura, e com a possível elevação do nível de água, alertam sobre a possibilidade de ruir. Revoltados, os caminhoneiros declararam à reportagem, que pretendem atear fogo na estrutura, em protesto.

Em nota a assessoria de imprensa da Secretaria Adjunta de Obras Rodoviárias, da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) afirma que técnicos da Superintendência de Obras II, farão uma vistoria no local, para avaliar o problema e buscar uma solução, mas não apresenta data para início de reparos.

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Estradas

Federalização de rodovias entre Brasnorte-Sorriso e Jangada-Castanheira, ganha força em audiência pública promovida pela AL

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Durante audiência pública idealizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALTM), na manhã da última sexta-feira (30) no Distrito de Brianorte, município de Nova Maringá, foi defendida a viabilidade e importância de federalizar a rodovia MT-242, entre Brasnorte e Sorriso.

Assembleia discutiu federalização da BR-242 em Brianorte.

Representando a região de Tangará da Serra, o suplente do deputado federal Dr. Leonado (PODEMOS), Vander Masson (PSDB) e o vereador de Diamantino Edílson Sampaio (PROS), buscaram  apoio em defesa do projeto de Lei 3371/2019, que propõe federalizar 708 km de rodovias estaduais que ligam Jangada a Castanheira.

“Com a federalização poderemos acelerar o desenvolvimento da região médio norte. A proposta pretende federalizar trechos das rodovias 246, 343, 358, 364 e 170 e transformá-las em BR-364. Estamos trabalhando junto com o Dr. Leonardo, e o objetivo é conseguir recursos federais para pavimentar totalmente essa ligação, criando nova rota de escoamento da produção agrícola e um novo corredor de desenvolvimento na região”, destaca Vander Masson.

Os trechos passam por Barra do Bugres, Assari, Nova Olímpia, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Brasnorte, Juína e Castanheira, conforme o vereador de Diamantino Edílson Sampaio (PROS), parte desse traçado já estava previsto como entroncamento da BR-364.

“A federalização dos trechos Brasnorte-Sorriso e Jangada-Castanheira, são totalmente viáveis, os projetos 3370/2019 e 3371/2019 já tramitam na Câmara Federal. Basta juntar as duas propostas e incluir no Plano Nacional de Viação, uma alteração simples na Lei Federal, e que pode com a integração proporcionar a esses municípios, estarem conectados ao restante da malha rodoviária federal, proporcionando desenvolvimento, geração de emprego e renda aos moradores”, conclui.

Participaram do encontro os deputados Dilmar Dal Bosco, Xuxu Dal Molin, Janaina Riva, Silvio Fávero, Romoaldo Junior, além de representantes da bancada federal de Mato Grosso e Rondônia, prefeitos de cidades da região, vereadores, empresários, membros da Associação de Moradores de Brianorte e comissão Pró-242, e que visam a conexão entre os municípios de Sorriso, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Brianorte e Brasnorte.

Os projetos de Lei, (3370/2019 | 3371/2019) serão analisados, inicialmente, pelas comissões da Câmara dos Deputados antes de serem votados em plenário. Para fortalecer o movimento de federalização entre Jangada e Castanheira, está prevista para o fim do mês de setembro uma audiência pública em Tangará da Serra, requerida por Vander Masson e firmada durante o evento em Brianorte, em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

 

 

 

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