Tangará da Serra
SEPOTUBA: MPF conduzirá audiência para discutir agressões e ocupações irregulares
Publicado
11 de novembro de 2018 - 10:57Pesqueiros, tablados flutuantes, cevas, linhas, anzóis, redes de pesca, pastagens, esgoto e muito lixo. Tudo isto e mais um pouco pode ser encontrado em grande quantidade às margens do rio Sepotuba, o principal afluente do rio Paraguai e maior manancial das cabeceiras do Pantanal.
Este descalabro será tema de audiência pública convocada para esta terça-feira (13) pelo Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT), por meio do Ofício de Tutela do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural. A audiência, que tratará expressamente da ocupação irregular das margens do Rio Sepotuba e das instalações irregulares de pesqueiros, terá início às 14hs, no auditório da Subseção da OAB em Tangará da Serra.

Ocupações irregulares resultam em alto grau de poluição, com grande quantidade de lixo e cevas com soja e milho
Entre os assuntos em pauta consta a ocupação irregular das áreas de reserva legal e preservação permanente do assentamento Antônio Conselheiro, principalmente por pesqueiros instalados às margens do Rio Sepotuba, muitos deles sob domínio de pessoas que não se enquadram como assentados ou trabalhadores rurais. Neste contexto há, inclusive, suspeitas de negociações ilegais de lotes.

Atividades de pesca e entretenimento nas margens do rio resultam em lixo acumulado e evidentes agressões ao manancial
O procurador da República e titular do Ofício do Meio Ambiente, Pedro Melo Pouchain Ribeiro, esclareceu que a reserva legal do assentamento não pode ser ocupada, além de que a construção de tablados necessita de cadastro técnico junto à SEMA/MT e Marinha. “Vamos realizar essa audiência pública justamente com o objetivo de ouvir a população, ficar a par do que está acontecendo na região. Queremos dar a oportunidade de que a sociedade participe do processo de tomada de decisão, juntamente com as mais diversas instituições, em prol da regularização ambiental da área”, enfatizou Ribeiro.
Agressões sistemáticas
Há muitos anos o Sepotuba vem sendo agredido sem dó nem pudor por uma quantidade imensa de pesqueiros, boa parte deles na região do Antônio Conselheiro. A atividade ilegal de pesca é menos intensa durante a piracema, mas quando o período proibitivo não vigora o que se pode observar é um grande número de pessoas em suas margens.

Abusos ao meio ambiente e pesca ilegal desvirtuam a verdadeira função de lotes no Assentamento Antônio Conselheiro, que foram distribuídos pelo Incra para reforma agrária
Vale salientar que a fraqueza do estado na fiscalização é um dos fatores que incentivam as práticas irregulares e as agressões.
Há quem pesque com certa consciência, mas há quem pratique a pesca predatória, com uso de redes, tarrafas, espinhéis e anzóis de galho. A venda clandestina de peixe é comum na região e em meio a esta atividade as cevas forram o leito do Sepotuba com soja e milho, alimentos absolutamente estranhos à ictiofauna, mas que atraem cardumes para os pescadores.
Para subsidiar as discussões, a SEMA/MT e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental promoveram um levantamento preliminar sobre a atual situação das ocupações irregulares nas áreas de reserva legal e preservação permanente do assentamento.
A partir desse levantamento e, em especial, dos relatos em audiência pública, será traçada a estratégia de regularização, inicialmente preventiva e orientativa, podendo culminar também com atuações fiscalizatórias e repressivas dos infratores, se necessário.
Também participarão da audiência pública, representantes do Ministério Público Estadual (MPE), do Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA), SEMA, Prefeitura de Tangará da Serra, Batalhão da Polícia Militar Ambiental e da Marinha, por meio da Agência Fluvial de Cáceres.

Imagens retratam a judiação do rio Sepotuba por atividades ilegais e ocupações irregulares
-
- Segundo revelado pela PM Ambiental, 95% dos tablados inspecionados no trecho percorrido estão em desconformidade com a lei


Tangará da Serra
Bandido arromba e furta loja na Ismael do Nascimento. “Insegurança”, diz vítima
Publicado
1 de julho de 2022 - 14:57Um criminoso arrombou a porta e furtou uma loja localizada na Avenida Ismael José do Nascimento, em Tangará da Serra. O crime aconteceu nesta madrugada de sexta-feira e toda a ação foi registrada por câmeras do circuito interno da empresa.
Veja abaixo os vídeos da ação criminosa desta madrugada
Conforme as imagens, por volta das 2h35, o bandido inicia uma série de tentativas de arrombar a porta da loja, forçando a abertura com alguns objetos. Um carro se aproxima e ele sai andando, disfarçando como se apenas passasse pelo local.
Poucos segundos depois ele volta e retoma as tentativas de arrombar a porta da loja. O criminoso sai mais duas vezes, quando motocicletas passam. Ele leva cerca de 6 minutos para arrombar a porta e entrar no estabelecimento comercial.
No interior da loja, o criminoso segue direto para o caixa, em seguida, inicia a captura dos objetos de maior valor. “Levou objetos pequenos, mas de maiores valores como relógios, perfumes, calças de marca, camisetas”, disse a proprietária em entrevista ao programa Tangará 40 Graus da TV Cidade Verde.
O bandido leva aproximadamente 3 minutos para furtar os objetos e deixar o interior do empreendimento, tomando rumo ignorado. Hoje pela manhã a dona da loja registrou o boletim de ocorrência. “É muito constrangedor, para mim que sou empreendedora da cidade. A gente trabalha, luta todos os dias, e chegar lá e ver que foi roubado”, lamentou a empresário durante a entrevista.
“Tem que transformar a loja em uma prisão com grades”, diz lojista
“Não tenho esperança de recuperar os objetos, mas desejo a prisão para que ele não faça isso com outro comerciante, tirando a paz do comércio. Não podemos deixar uma luz ligada para que as pessoas vejam a mercadoria, tem que transformar a loja em uma prisão, com grade. A sensação é de insegurança”, afirmou.
Tangará da Serra
CNH vencida entre janeiro a junho de 2021 deve ser renovada até dia 31 de julho
Publicado
1 de julho de 2022 - 11:49O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) reforça aos motoristas que estão com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida entre janeiro a junho de 2021 que têm até o dia 31 de julho para regularizar o documento. O prazo para renovação foi reestabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio da deliberação Contran n° 253.
Para renovar a habilitação, o motorista pode baixar o aplicativo MT Cidadão ou acessar o site oficial do Detran (www.detran.mt.gov.br) e fazer o serviço de forma online, sem sair de casa. No caso de renovar de forma online, a única etapa que exige deslocamento é para realização do exame médico.
Pelo aplicativo MT Cidadão é possível renovar a CNH inclusive de condutores profissionais e os que necessitam de junta médica, como os condutores PCD.
O Detran ressalta que existem casos em que o condutor deverá realizar a renovação da CNH somente de forma presencial, com agendamento prévio do atendimento pelo site do Detran (www.detran.mt.gov.br).
Situações que necessitam de atendimento presencial: mudança e adição de categoria da habilitação, processo de transferência de CNH de outro Estado, registro de estrangeiro e alteração de dados cadastrais (nome, nome de mãe, número de CPF) que precisam ser informados ao Senatran.
Mais informações no Disque Detran: (65) 3615-4800 ou pelo e-mail: [email protected]
Com informações de Detran-MT




Bandido arromba e furta loja na Ismael do Nascimento. “Insegurança”, diz vítima

CNH vencida entre janeiro a junho de 2021 deve ser renovada até dia 31 de julho

Família acusa homem de estuprar sobrinha em Tangará da Serra

Tangará registra aumento de 1.600% de contaminados pela Covid-19 em 60 dias

Pai e filhos são presos na Barra por matar homem com tiro e golpes de facão em Alagoas
Polícia


Pai e filhos são presos na Barra por matar homem com tiro e golpes de facão em Alagoas
O Núcleo de Inteligência da Delegacia Regional de Tangará da Serra, coordenado pelo Delegado Adil Pinheiro de Paula, com apoio...


Repressão a organizações criminosas resulta em 82 prisões no primeiro semestre
O enfrentamento da Polícia Civil a organizações criminosas no estado resultou em 82 prisões no primeiro semestre deste ano em...


Polícia Civil prende em flagrante pai que matou bebê asfixiado
Um pai suspeito de matar o próprio filho de apenas um ano e oito meses no município de Primavera do...
Mato Grosso


Com ferro em brasa: Jovem marca nas costas nº 22 do partido de Bolsonaro
Um jovem morador de Mirassol D’Oeste (204 km de Tangará da Serra) marcou com ferro em brasa o número 22...


Mato Grosso tem a 4ª gasolina mais barata do país
Mato Grosso tem o 4° preço mais barato do litro da gasolina no país, com R$ 6,99. Os dados são...


Envolvidos em roubos e latrocínio em Sapezal são condenados a 115 anos de prisão
Três homens envolvidos em crimes de roubo e latrocínio ocorridos no ano de 2021 em Sapezal e identificados em investigações...

Política MT


Para quem ignora vacina, Governador avisa. “Uma hora pode dar m…”
O governador Mauro Mendes (União Brasil) criticou parte da população que não completou o esquema vacinal contra a Covid-19. Para...


Sanches confirma fim da licitação do Hospital Regional e quer celeridade na ativação do Centro Cirúrgico
Em postagem nas redes sociais o vereador Eduardo Sanches (Republicanos) comemorou hoje a finalização do processo licitatório para a contratação...


Primeira Dama de Mato Grosso é operada e cirurgia foi um sucesso
Foi realizada nesta manhã de segunda-feira, 13, a cirurgia da Primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, para remoção do tumor...
Mais Lidas da Semana
-
Tangará da Serra27 de junho de 2022 - 15:49
Pai que abusava da filha de 13 anos é preso em Tangará. “Dizia ter direito de tocá-la”
-
Tangará da Serra27 de junho de 2022 - 12:07
PM confirma troca de tiros no Centro de Tangará da Serra. 1 preso e outro baleado
-
Tangará da Serra27 de junho de 2022 - 17:46
Câmera de segurança mostra criminosos roubando joalheria em Tangará
-
Tangará da Serra27 de junho de 2022 - 09:17
Após diligências PJC recupera objetos furtados no Jardim dos Ipês
-
Tangará da Serra28 de junho de 2022 - 18:19
Em uma semana Tangará salta de 174 para 307 contaminados pela Covid-19
-
Tangará da Serra28 de junho de 2022 - 16:43
Agricultura Familiar: Dr. João entrega Patrulha Mecanizada ao Bezerro Vermelho
-
Tangará da Serra27 de junho de 2022 - 15:23
Criminosos roubam joalheria, trocam tiros com a PM e acabam presos. 1 baleado
-
Tangará da Serra28 de junho de 2022 - 12:03
Projeto social da PM em Tangará da Serra leva inclusão e cidadania