conecte-se conosco


Mato Grosso

Seminário reúne mais de 220 participantes com apresentação de trabalhos realizados em sala de aula

Publicado

O 3º Seminário “Vozes da Escola Para Socialização de Prática Pedagógicas” reuniu de mais de 220 participantes com 31 trabalhos publicados no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro) de Juara (a 709 quilômetros a médio-norte da Capital). Participaram professores de Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã.

Entre os trabalhos apresentados está o da professora Edenira Matos dos Reis, da EE José Alves Bezerra de Porto dos Gaúchos. Ela trabalhou com a “dinâmica da leitura no ensino e aprendizagem”, com alunos do 8º ano. Os alunos tiveram que adivinhar quem era o escritor autor de uma frase famosa. Como foram várias equipes, uma verificava se a outra acertava. Se errasse, não pontuava.

“Os alunos fizeram um trabalho em ritmo de brincadeira que, na verdade, reforçou a socialização, pois foi um trabalho em grupo e, principalmente o aprendizado”, assinala o coordenador pedagógico da escola, Valdinei Marques Vieira.  

Segundo a diretora do Cefapro, Cervan Gomes Ferreira, o evento consistiu em relatos de experiências e banners de coordenadores pedagógicos e profissionais que participaram de diferentes formações incluindo mostra de atividades e materiais. “O foco do seminário foi a interlocução entre as escolas, momento favorável para socialização de práticas e superação de desafios quanto ao planejamento personalizado de cada turma e ano”, ressalta.

Cervan Gomes acrescenta que a ideia do seminário foi contribuir com o intercâmbio de práticas pedagógicas entre professores, coordenadores e profissionais técnicos e apoio educacional. Isso ocorreu por meio da socialização dos estudos e dos planos de intervenção pedagógica desenvolvidos no Projeto de Formação na Escola 2019.

Comentários Facebook

Mato Grosso

Após mal-estar, governador Mauro Mendes é internado

Publicado

por


.

O governador Mauro Mendes teve uma indisposição em São Paulo, após uma reunião de trabalho. Ele buscou atendimento junto ao seu médico que o acompanha desde o transplante de rim.

Após uma bateria de exames, foi constatado que o governador está com pneumonia. Ele foi internado, por recomendação médica, para receber a medicação e passa bem. 

O governador continua executando suas atividades em teletrabalho.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Sábado (01): Mato Grosso registra 53.151 casos e 1.876 óbitos por Covid-19

Publicado

por


.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde deste sábado (01.08), 53.151 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 1.876 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado e 34 mortes nas últimas 24 horas. 

Foram registradas 1.073 novas confirmações de coronavírus no Estado. Dos 53.151 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 18.339 estão em monitoramento e 32.936 estão recuperados. 

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 329 internações em UTIs públicas e 300 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 88,52% para UTIs adulto e em 33,94% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19, estão Cuiabá (11.686), Várzea Grande (4.204), Rondonópolis (3.290), Lucas do Rio Verde (2.860), Tangará da Serra (2.322), Sorriso (2.114), Sinop (2.077), Primavera do Leste (1.798), Nova Mutum (1.461) e Pontes e Lacerda (936). 

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada no Boletim anexado ao final desta matéria. 

O documento ainda aponta que um total de 48.051 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 4.351 amostras em análise laboratorial. 

Mais informações estão detalhadas na Nota Informativa divulgada diariamente pela SES disponível neste link, a partir das 17h.

Cenário nacional

Neste sábado (01), o Governo Federal confirmou 2.707.877 casos da Covid-19 no Brasil e 93.563 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 92.475 óbitos e 2.662.485 casos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus. 

Recomendações

Atualmente, não existe vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. A melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana