segunda, 20 de janeiro de 2025
Connect with us


Polícia

Seminário da Polícia Civil sobre violência contra a mulher começa nesta 2ª feira, em Cuiabá

Publicado em


Assessoria/Polícia Civil-MT 

Painel1%20.jpg

O seminário “Polícia Civil no Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres” começa nesta segunda-feira (14.03), em Cuiabá, a partir das 8h, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

O evento organizado pela Academia da Polícia Civil  faz parte das comemorações dos 180 anos que a Polícia Civil de Mato Grosso completa neste ano e terá uma grade de programação com diversos palestrantes abordando temas relacionados ao combate à violência e defesa da mulher.

A primeira palestra, às 9h, será com a mestre em sociologia, Michelle Moraes Santos, assistente social do Ministério Público Estadual. Ela falará sobre as interpretações da violência contra as mulheres sob a ótica da relação de poder.

No período da tarde, será realizada a apresentação de projetos desenvolvidos pelas Delegacias Especializadas de Defesa da Mulher no estado. A delegada Judá Maali Marcondes, de Cáceres, será a facilitadora do painel.

Em seguida, a juíza Tatiane Colombo, da 2ª Vara de Violência Doméstica da Capital, vai falar sobre a importância do formulário nacional de avaliação de risco de vítimas de violência.

A última palestra do primeiro dia do seminário será com a escrivã da Polícia Civil, Luciene Oliveira, mestre em sociologia. A palestra terá como tema “Da naturalização da violência de gênero ao feminicídio – o que os órgãos do sistema de justiça podem fazer para evitar essa realidade”.

Terça-feira

O segundo dia de painéis do evento será aberto, na terça-feira (15), a partir das 8h, com o professor da UFMT e doutor em psicologia social, George Moraes, que vai falar sobre as consequências da violência doméstica na saúde física e mental de mulheres.

Às 10h30 será realizado o segundo debate sobre violência psicológica e violência política. A facilitadora do painel será a defensora pública estadual, Rosana Leite.

No período da tarde, o primeiro painel será sobre o trabalho em rede, tendo como facilitadora a mestre em política social, Terezinha Paes de Arruda.

A última palestra do seminário, às 16h, será com a delegada Mariell Antonini, que vai tratar sobre investigação com perspectiva de gênero e os avanços.

Imprensa

Os veículos interessados em cobrir o evento devem entrar em contato com a  Assessoria de Comunicação da Policia Civil (99987-3616 ou 99962-6190).

Fonte: PJC MT

Polícia

Jovem morre após manobra de moto embaixo de máquina agrícola em Arenápolis

Published

on

Um jovem de 19 anos, que estava na garupa de uma moto morreu após o companheiro realizar uma manobra perigosa e passar embaixo de uma máquina agrícola na Avenida Presidente Vargas, em Arenápolis, a 87 km de Tangará da Serra, neste domingo (19). Ambos usavam capacete. A vítima foi identificada como Rafael Souza de Almeida.

VEJA O VÍDEO ABAIXO

Câmeras de segurança registraram o momento em que o veículo agrícola trafega pela rua, quando a moto aparece e passa por debaixo da máquina agrícola. Após a colisão, o garupa, não resistiu aos ferimentos e morreu, ainda no local.

Segundo o delegado Hugo Lima, o acidente aconteceu no centro da cidade, por volta de 7h. O jovem que pilotava a moto disse que ambos estavam sob efeito de bebida alcoólica. Ele foi preso por homicídio doloso por dolo eventual, ou seja, quando embora não tenha a intenção direta de matar, assume o risco de causar a morte de alguém.

“O piloto e o garupa tentaram uma manobra extremamente arriscada passando por debaixo de uma máquina agrícola, é evidente que essa manobra não daria certo. O garupa colidiu a cabeça na máquina e não resistiu”, explica.

Ainda de acordo com o delegado, manobras desse tipo estão se tornando cada vez mais recorrentes e alerta para o risco. “Infelizmente se trata de um fato corriqueiro em Mato Grosso por termos muitos jovens tentando manobras arriscadas. Isso causa prejuízo não só para a vida deles, mas também para terceiros”, conta.

Fonte: G1/MT

Continue Reading

Polícia

PJC prende em Barra do Bugres autor de tentativa de execução em empresa de Nova Mutum

Published

on

A equipe da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Nova Mutum cumpriu, neste sábado (11.01), a prisão preventiva do autor de uma tentativa de homicídio ocorrida no início de dezembro, em uma empresa da cidade.

O autor do crime foi localizado pela equipe policial na cidade de Barra do Bugres. Com ele, os policiais da Derf apreenderam uma arma de fogo e porções de entorpecentes .

O crime foi registrado no dia 5 de dezembro passado, no centro de distribuição da empresa em Nova Mutum. A vítima, de 43 anos, foi atingida por disparos de arma de fogo dentro do galpão da empresa de logística, sendo socorrido em estado grave ao hospital regional, com perfurações no tórax, braço e cabeça.

Informações apuradas no local apontaram que uma pessoa encapuzada chegou ao local com a arma em punho e anunciando um assalto, sendo apoiada por um segundo suspeito que ficou na motocicleta. A vítima tentou se esconder e depois correu para a porta de saída, mas foi alvejada.

No curso da investigação, a equipe da Derf de Nova Mutum identificou a pessoa que fez os disparos e representou pela prisão preventiva.

Após a prisão neste sábado, o executor do crime foi encaminhado para a Delegacia em Barra do Bugres para o registro do flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo de uso permitido e tráfico de drogas. Posteriormente, ele será recambiado para a cidade de Nova Mutum.

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana