conecte-se conosco


Mato Grosso

Seduc discute impactos da Reforma Tributária na Educação

Publicado

A Secretária de Estado de Educação (Seduc), Marioneide Kliemaschewsk, participou na sexta-feira (13.09) de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para debater sobre a reforma tributária e o impacto na Educação. A audiência integrou a programação do 2º Encontro Nacional dos Presidentes e Vice-presidentes de Comissões de Educação das Assembleias Legislativas do Brasil.

Durante o encontro, foi realizado ainda seminário para discutir sobre o Plano Nacional de Educação, sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o impacto da reforma tributária na oferta da educação básica.

Representando o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), do qual é vice-presidente, a secretária Marioneide Kliemaschewsk falou sobre os desafios que os estados e municípios enfrentam para implementar os planos de educação.

Segundo a secretária, os Planos de Educação precisam estar articulados orçamentariamente e financeiramente. “Ao longo dos anos, a gente percebe que os planos elaborados acabam, muitas vezes, virando instrumento de gaveta e não de planejamento diário dentro das secretarias de educação, por isso é importante que seja discutido e avaliado, de uma forma muito técnica, o quantitativo da meta alcançada e qual a projeção orçamentária e financeira desses planos”.

Para a secretária, o financiamento e os recursos da educação ainda estão longe de ser o ideal para que os planos estaduais e municipais sejam realmente vivenciados e colocados em práticas. “É necessário repensar sobre o que estamos discutindo hoje, o investimento em educação e a melhor distribuição tributária desses recursos. Isso tudo perpassa também por uma gestão voltada para os resultados e na correta aplicação dos recursos públicos que se tem na educação”.

Leia mais:  Estabelecimentos comerciais devem declarar estoque de pescado até 2 de outubro

Agenda da Aprendizagem

Conforme destacou a secretária, o Consed vem realizando uma ação nacional, aliada e articulada com a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que é a agenda da aprendizagem. A agenda tem como foco várias questões, que também estão no Plano Nacional de Educação. Entre elas a busca por maior investimento em alfabetização; a valorização e formação continuada dos profissionais da educação; a educação integral, através do fortalecimento do ensino médio integral e a ampliação para o ensino fundamental; a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), por meio da proficiência e da correção dos fluxos escolares; e o investimento e melhor olhar para a questão da Educação de Jovens e Adultos.


“Essas têm sido algumas das lutas do Consed junto ao Ministério da Educação e de discussões com a Frente Parlamentar Mista da Educação, do Congresso Nacional. Estamos discutindo essas diferentes temáticas e, principalmente, a permanência do Fundeb e sobre a desvinculação dos recursos destinados à educação”.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Deputado federal usa rede social para alertar sobre pessoa que tenta se passar por ele no WhatsApp

Publicado

Foto: divulgação

O deputado federal Juarez Costa (MDB) usou as redes sociais para alertar os seguidores sobre uma pessoa que está se passando por ele no WhatsApp.

Ele afirma que estão utilizando seu nome e sua foto para conversar com as pessoas e falsário pede para que seja adicionado na agenda como Juarez Costa.

O parlamentar, que já foi prefeito de Sinop, a 503 km de Cuiabá, diz ainda que está tomando as medidas judiciais cabíveis para descobrir e punir a pessoa que está tentando se passar por ele.

“Ela (a pessoa) está mandando mensagens, pedindo para adicionarem esse número e conversando com várias pessoas como se fosse eu. O número do meu celular continua o mesmo de sempre! Este número que está enviando mensagens é falso e já estou tomando as medidas judiciais cabíveis, pois isto é crime!”, diz ele

Juarez afirma que o objetivo da postagem no Instagram é alertar as pessoas.

“Infelizmente existem pessoas maldosas e capazes de tudo para prejudicar o próximo. Mas estou deixando a mensagem de alerta e as medidas pertinentes estão sendo tomadas!”, afirmou. (Fonte: G1/MT)

Comentários Facebook
Leia mais:  Gabinete integrado de segurança pública é reativado em Alta Floresta
Continue lendo

Mato Grosso

Médico legista deverá atender em Barra do Bugres

Publicado

Foto : AL

A pedido do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), o governador do estado, Mauro Mendes (DEM), deverá disponibilizar um médico legista para atender as demandas de perícias necroscópicas e exames de corpo de delito em Barra do Bugres.

A indicação de Botelho foi aprovada no último dia 25 de setembro e encaminhada aos órgãos competentes. Objetivo é melhorar os serviços oferecidos à população, já que Barra do Bugres não possui unidade da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), órgão público estadual com atribuições legais para realização de exames de corpo de delito.


Destaca no documento as dificuldades existentes para conseguir esse tipo de serviço. As unidades mais próximas da Politec estão em Tangará da Serra, distante 80 km, e Diamantino, distante 135 km de Barra do Bugres. ( Fonte: AL Assessoria)

 

Comentários Facebook
Leia mais:  Crimes de homicídio, roubo e furto têm redução em Cuiabá e Várzea Grande
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana