conecte-se conosco


Mato Grosso

Secretaria fará seleção de agentes para Força-tarefa de Intervenção Penitenciária

Publicado

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT) fará processo seletivo interno de agentes penitenciários para compor o cadastro reserva de 40 vagas da segunda turma da Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP), organizada pelo Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça. Os interessados deverão fazer as inscrições no período de 24 a 28 de junho, conforme as regras previstas no Edital 004/2019 Saap/Sesp, publicado nesta sexta-feira (14.06) no Diário Oficial do Estado.

A participação de agentes penitenciários do estado está prevista no Convênio de Cooperação Federativa 28/2017 celebrado entre a União e o Estado de Mato Grosso, para atuar em situações de crises nos estabelecimentos penitenciários das unidades da federação de acordo com as normas estabelecidas no Edital e as necessidades da FTIP.

A inscrição deverá ser feita somente on line, com o envio de todos os documentos exigidos em formato PDF, não zipado, em única vez, para o e-mail da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária: [email protected] Os documentos devem ser remetidos individualmente por meio do e-mail pessoal do candidato (fica vedada a utilização de e-mails funcionais das unidades administrativas e/ou unidades penais para o envio da inscrição, sob pena de indeferimento). Confira os documentos necessários

Podem se inscrever no processo seletivo agentes penitenciários que estejam em efetivo exercício, com no mínimo três anos de atividade, tenham identidade funcional com porte de arma de fogo dentro da validade, possuir carteira de habilitação categoria B, não ter sido condenado em processo administrativo disciplinar, entre outros requisitos que devem ser conferidos no edital. A seleção será feita por meio de análise curricular de caráter eliminatório e classificatório, e a submissão a Teste de Aptidão Física e de Tiro, ambos eliminatórios.

Leia mais:  Governo fecha contas de abril com déficit de R$ 72,8 milhões

FTIP

A primeira equipe de Mato Grosso que compôs a Força de Intervenção atuou em unidades penitenciárias dos estados do Ceará e Amazonas. Os profissionais do estado se destacam em nível nacional pela qualificação constante e emprego das técnicas, metodologia e procedimentos de intervenção penitenciária.

Calendário da seleção

24/06 às 18 h de 28/06/2019: Período de Inscrições e envio da documentação exigida. Inscrições na

02/07/2019: Divulgação das Inscrições Deferidas e Indeferidas, e do Resultado

Preliminar da Análise Curricular.

03/07 e 04/07/2019: Prazo para Interposição de Recursos das inscrições deferidas e

indeferidas, e do resultado preliminar da análise curricular.

10/07/2019: Divulgação do Resultado dos Recursos Interpostos e do Resultado da

Análise Curricular.

10/07/2019: Convocação dos Candidatos Classificados para o Teste de Aptidão

Física – TAF e para o Teste de Aptidão de Tiro – TAT, e Divulgação do

Local e Horário dos Testes

22/07/2019: Realização do Teste de Aptidão Física – TAF, de caráter eliminatório

23/07/2019: Realização do Teste de Aptidão de Tiro – TAT, de caráter eliminatório

24/07/2019: Divulgação da Classificação Preliminar

25/07 a 26/07/2019: Prazo para Interposição de Recursos da Classificação Preliminar


01/08/2019: Divulgação do Resultado dos Recursos Interpostos, Divulgação da Classificação Final e Homologação do Resultado Final

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook

Educação

ENEM 2019: MT não teve nenhuma nota máxima na redação; em 2018 uma tangaraense garantiu nota mil

Publicado

As notas individuais do Enem 2019 foram divulgadas na última sexta-feira (17) pelo Inep e podem ser acessadas na Página do Participante e pelo aplicativo do Enem, por meio do número de CPF cadastrado e da senha. Quem não lembra da senha para acessar os dados pode recuperá-la ou mesmo resetá-la e fazer uma nova.

Nenhum candidato que prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso tirou nota mil na redação, segundo informação divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (17). No Centro-Oeste, é o único estado onde ninguém obteve nota máxima. No Enem 2018, uma aluna conseguiu nota mil em redação. Gabriela Fonseca, de Tangará da Serra,  fez um texto inspirado nos versos da música ‘Admirável Gado Novo’, do cantor Zé Ramalho.

Gabriela Fonseca Arenhart, de 21 anos, tirou nota mil em redação no Enem 2018 — Foto: TVCA/ Reprodução

Em Goiás, quatro alunos tiraram nota mil; no Distrito Federal, dois, e em Mato Grosso do Sul, um. Ao todo, 53 redações de 15 estados e Distrito Federal receberam nota máxima. Destas, 32 foram escritas por mulheres. As médias gerais foram 523,1 para matemática e suas tecnologias; 520,9 para linguagens, códigos e suas tecnologias; 508 para ciências humanas e suas tecnologias; e 477,8 para ciências da natureza e suas tecnologias.

Leia mais:  Seplag ministra workshop sobre cadeia de valor

Quanto à redação, 53 participantes obtiveram a nota máxima (1.000) e 143.736 zeraram. Os maiores percentuais de motivos para nota zero foram: redações em branco (56.945), fuga do tema (40.624) e cópia do texto motivador (23.265). Para os treineiros, que são os que não concluíram o ensino médio, a média ficou em 592,9. Estes poderão ter acesso às notas em março, assim como ao espelho da redação. Dos 5.095.308 de inscritos, 1.160.151 não compareceram às provas, o que correspondente a 22,77% dos inscritos. Destes, 67,28% tiveram direito à isenção da taxa de inscrição.

O presidente do Inep disse ainda que o aumento nos recursos de acessibilidade se refletiu no desempenho dos participantes. Ao todo, foram disponibilizados 53.552 recursos de acessibilidade, como videoprova em Libras, tradutor-intérprete de Libras, sala de fácil acesso, prova ampliada (com letras maiores), prova em braile, auxílio para transcrição e leitura, e o uso de aparelho auditivo ou de implante coclear.”No caso dos participantes surdos quando a gente colocou mais recursos para eles fazerem as provas houve um aumento substancial no desempenho dos surdos”, disse Lopes. Enem digital O ministério vai realizar, em 2020, uma versão digital do Enem.

A aplicação do exame será opcional e a estimativa inicial é de 50 mil participantes, podendo chegar aos 100 mil. As provas ocorrerão nos dias 11 e 18 de outubro, antes do Enem tradicional, marcadas para os dias 1º e 8 de novembro. A implantação do Enem Digital será progressiva, com previsão de consolidação em 2026. “O aluno vai optar entre uma das versões do Enem. A orientação do jurídico [do Inep] é que a escolha seja por ordem de inscrição. O exame vai ser aplicado em 15 capitais, o candidato vai selecionar a cidade e vai pedir a inscrição, se tiver a vaga ele se inscreve, se não tiver ele será direcionado para fazer a inscrição no Enem tradicional”, informou Lopes.


Com informações AgênciaBrasil/G1MT

Leia mais:  Chitãozinho, da dupla com Xororó, será embaixador de programa ambiental em MT

Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

PM prende dupla suspeita de vender drogas na entrada de cemitério em São José dos Quatro Marcos

Publicado

Policiais do Grupo de Apoio (GAp) do 17º Batalhão de Polícia Militar prenderam na noite de terça-feira (21), dois homens, de 24 e 38 anos, que vendiam droga na porta do cemitério no Bairro São0 Francisco em São José dos Quatro Marcos.

A PM local havia recebido denúncia apontando o nome de um homem, que já teria sido preso algumas vezes e teria voltado a atuar naquela região. Ao averiguar a denúncia, a equipe flagrou o suspeito indicado e um segundo envolvido, um homem de 38 anos que também tem antecedentes criminais, inclusive por tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo e receptação de produtos roubados.


Os dois foram presos e com eles apreendidas porções grandes de pasta base de cocaína e cocaína em pó. Os dois foram conduzidos à delegacia de Mirassol D’Oeste.

Comentários Facebook
Leia mais:  Seplag ministra workshop sobre cadeia de valor
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana