quarta, 11 de dezembro de 2024
Connect with us


BemRural

Secretaria de Defesa Agropecuária completa 41 anos e lança livro sobre controle de pragas e doenças

Publicado em

A Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), completa 41 anos, nesta quarta-feira (28), tratando dos desafios e evolução no controle de pragas e doenças. As ações que envolvem a segurança alimentar são descritas no livro “Defesa Agropecuária: histórico, ações e perspectivas”, da doutora Tânia Lyra, ex dirigente da Secretaria de Defesa Agropecuária, lançado em cerimônia na Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

De acordo com o Secretário da SDA, Luís Rangel, “A autora foi desafiada a reconstruir uma história rica e complexa. E sua trajetória lhe permitiu realizar esse objetivo. A única mulher que ocupou o cargo de Secretária de Defesa Agropecuária, nos seus 41 anos de existência como instituição, pôde retratar, com seu estilo catedrático, uma típica odisseia que nos permitirá aprender, para ir além.”

Conforme Tânia Lyra, conhecer o sistema de defesa agropecuária adotado no Brasil, contribui para a atuação, no presente e no futuro, no controle de pragas e doenças, fazendo com que o país continue no ranking dos maiores exportadores mundiais de alimentos”. No prefácio da edição, o ministro Blairo Maggi afirma ser “fundamental conhecer a história para preparar o futuro”.

Maggi destacou que a Defesa Agropecuária teve papel fundamental e prioritário durante sua gestão. “O registro da história feito pela Tânia Lyra representa um espelho dos desafios enfrentados e superados por milhares de profissionais espalhados pelo país, seja nos mais distantes rincões, na pesquisa ou nos gabinetes, discutindo a formulação de importantes políticas públicas adotadas no setor”.

Tânia Lyra é graduada em Medicina Veterinária pela UFRRJ, com mestrado em Medicina Veterinária Preventiva pela UFMG e doutorado em Ciência Animal pela UFMG. Foi Secretária Nacional de Produção Agropecuária e Secretária de Defesa Agropecuária.

O livro “Defesa Agropecuária: histórico, ações e perspectivas” remonta à participação da agropecuária na história econômica do Brasil, demonstrando que a proteção das cultivares e da saúde animal está presente em todas as fases do nosso desenvolvimento cultural e socioeconômico, atuando como determinante do sucesso do agronegócio, que contempla a pequena propriedade, a produção de alimentos básicos e os demandados pelo comércio internacional, desde meados do século 18.

Os Departamentos de Produção Animal e Vegetal desenvolviam as atividades relacionadas até que, em 1977, foram unificados na Secretaria de Defesa Agropecuária.

A publicação foi dividida em oito capítulos, onde são descritas as atividades desenvolvidas do Brasil Colônia até 2018, sendo relatadas as dificuldades e os sucessos na erradicação de doenças, os gargalos para o desempenho da defesa agropecuária.

Medalha
Para reconhecer o trabalho de servidores, o Mapa vai premiá-los com medalhas. Neste ano, os agraciados com a distinção são: Jonas Bandeira da Rocha, Francisco Basílio Freitas de Souza, Carlos Alexandre de Oliveira Gomes, Daniela Soares de Almeida Bueno, Lúcio Akio Kikuchi, Álvaro Nunes Viana e Eliseu Alves.

Mais informações à Imprensa
Coordenação Geral de Imprensa
[email protected]

BemRural

Após “luta” de 1h30, jaú de 150 kg é pescado e solto novamente no rio em Tangará

Published

on

Foto: G1

Uma “luta” travada entre pescador e peixe levou cerca de uma hora e meia. Mas não era qualquer peixe. O animal em questão trata-se de um jaú que pesa cerca de 150 quilos. Essa história, que não é conversa de pescador, aconteceu em Tangará da Serra no rio Sepotuba e foi destaque no noticiário de Mato Grosso.

O empresário Lucas Torrente e seus amigos é que pescaram o jaú de 150 kg. Entre fisgar o bicho e levá-lo ate um barranco, se passaram uma hora e meia. Depois de toda essa peleia, o peixão foi solto e voltou para as águas do Sepotuba.

De acordo com o biólogo da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Valdo Troy, em entrevista concedida ao portal G1, um peixe deste peso é uma exceção e tem um papel essencial, que é controlar a população de peixes.

“Seria humanamente impossível brigar sozinho com um peixe daquele tamanho. Foi essencial a experiência junto com meus parceiros, porque o jaú é um peixe muito forte”, disse Lucas, que fisgou o bicho, ao portal. “Ele passava tranquilamente uns 150 kg. Se a gente submetesse ele a uma balança, poderia machucá-lo. Então, nós o soltamos e a dúvida ficou”, completou.

Continue Reading

BemRural

FRANGO/CEPEA: Demanda externa cresce; preços sobem no Brasil

Published

on


Cepea, 08/04/2022 – A maior demanda internacional pela carne de frango motivou altas nos preços domésticos da proteína, segundo informações do Cepea. Com menor disponibilidade interna de muitos produtos, como peito e filé, vendedores seguem elevando as cotações, buscando garantir a margem frente ao custo de produção ainda alto. Além das exportações, o período de início de mês, com o recebimento do salário por parte da população, também favoreceu as altas nos preços. De acordo com dados da Secex, 385 mil toneladas de carne de frango foram exportadas em março, quantidade 13,3% acima da observada em fevereiro e ainda 4,8% maior que a exportada em março/21. Fonte: Cepea (www.cepea.esalq.usp.br)

Fonte: CEPEA

Continue Reading

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana