conecte-se conosco


Mato Grosso

Seciteci inaugura laboratório de informática no bairro Coophamil

Publicado

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/MT) inauguraram nesta quarta-feira (09.10), o Laboratório de Informática na igreja Pentecostal, do bairro Coophamil.

Esse projeto faz parte do ‘Programa Bom Começo’, que visa qualificar pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O secretário da Seciteci, Nilton Borgato explica que essas parcerias são muito importantes porque irão proporcionar acesso gratuito e qualificação profissional à população carente. “O laboratório será uma ferramenta importante para os moradores da região, isso vai proporcionar aos usuários a realização do sonho da inclusão digital, além de capacitá-los para o mercado de trabalho”, ressalta Borgato.

Borgato destaca que a tecnologia precisa estar disponível para todos. “Estamos garantindo que essas pessoas tenham acesso às novidades tecnológicas de forma pedagógica, o que traz benefícios ao ensino e ao desenvolvimento delas”, afirmou.

A secretaria da Setasc, Rosamaria de Carvalho, reforçou a importância do trabalho desenvolvido para a população em situação de vulnerabilidade social. “Estamos muito felizes com esta parceria. A qualificação profissional é uma das prioridades da nossa gestão para que possamos retirar os cidadãos em situação de vulnerabilidade e permitir a inserção deles no mercado de trabalho”.

O laboratório é composto por 20 computadores, com estabilizadores, monitor de LCD, bancada, servidor e switch de rede. Com estes equipamentos serão oferecidos cursos de informática, por meio do sistema “S” (Senai). O curso oferecido será de Operador de Computador, são 60 vagas para os períodos matutino, vespertino e noturno.

Leia mais:  Consumidores têm direito a informações claras e ostensivas sobre despacho de bagagem

O presidente do bairro Coophamil, Edevaldo Ferreira da Cunha Profeta falou da alegria de comemorar mais um beneficio para a comunidade. “Esta conquista pode ser o inicio de várias outras. Hoje realizamos um sonho, o que é fruto de muito trabalho. Quero agradecer ao secretário da Seciteci, por ouvir as nossas demandas e instalar esse laboratório aqui”, afirmou. 


O vereador, Toninho de Souza também destacou a importância destas ações para a região. “Essa é mais uma iniciativa que proporciona o acesso do cidadão à tecnologia, informação e conhecimento”.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
publicidade

Mato Grosso

Governo publica edital de licitação para reforma do Hospital Regional de Sorriso

Publicado

por

O prédio do Hospital Regional de Sorriso passará por uma grande reforma e ampliação em sua estrutura. Nesta terça-feira (15.10), o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), publicou no Diário Oficial o edital de licitação para conhecimento das empresas interessadas em concorrer o certame.

De acordo com o documento, a licitação será na modalidade concorrência do tipo menor preço, cuja execução será empreitada por preço unitário. A sessão pública para escolha da empresa está marcada para o dia 18 de novembro, às 9h10, a realizar-se na sala de reunião da SES-MT. A vencedora da licitação ficará responsável pela realização dos trabalhos de retomada da construção da cozinha, refeitório e demais readequações da unidade.

A ampliação na estrutura da unidade será de 1.488 metros quadrados, incluindo recuperação da fachada, recepções, salas de espera, cozinha, refeitório, consultórios, enfermarias, centro cirúrgico, Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e das salas de urgência e emergência.

Além disso, os trabalhos de readequação predial preveem substituição da cobertura, com a troca de todo telhado, piso, pintura das paredes, instalações elétricas e a inclusão do Programa de Combate ao Incêndio e Pânico.

O governador Mauro Mendes pontuou que a obra “começou há mais de 10 anos” e nunca foi concluída. “Vamos fazer uma grande ampliação, com uma ampla modernização dos espaços e melhorias nas condições para atender a população de Sorriso e de outros 15 municípios. O edital já está na praça e a licitação ocorre este ano, para que em 2020 as obras tenham início”, disse Mendes.

Leia mais:  Servidor da Jucemat profere palestra sobre serviços digitais

A estrutura ganhará 31 novos leitos de emergência, nove leitos de emergência pediátrica e sete leitos voltados para o atendimento de gestantes. O hospital ainda integrará uma nova sala de centro cirúrgico e duas salas de parto.

“Com o lançamento deste edital, iniciamos de forma prática o projeto de Modernização da Infraestrutura dos Hospitais Regionais e das Unidades Especializadas do Estado de Mato Grosso. Contemplaremos praticamente toda a rede estadual, além de também trabalharmos para o surgimento de novas unidades”, concluiu o secretário de estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.


O Hospital Regional de Sorriso conta com 417 servidores e é referência para 15 municípios da região prestando atendimentos de média e alta complexidade.

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Mato Grosso

Estudantes de Itiquira representam Mato Grosso na Olimpíada de Geografia

Publicado

por

Estudantes da Escola Estadual Dom Aquino Correa, localizada no município de Itiquira (357 quilômetros ao sul de Cuiabá) viajam nesta quarta-feira (16.10) para a cidade de Campinas (SP). Eles participam da fase nacional da 5ª Olimpíada Brasileira Geo-Brasil (OGB) que acorre no período de 18 a 20 de outubro. Viajarão três alunos – Eloá Ribeiro Rodrigues, Fagner Kauê e José Guilherme de Lima – que representam Mato Grosso na competição que vai durar três dias.

Segundo a professora Marcilene Barros, a equipe venceu duas primeiras fases – municipal e estadual – e agora se prepara para a competição presencial na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). “É o esforço recompensado dos alunos que chegaram até essa etapa. Estou satisfeita, muito feliz com a classificação”, frisa. Na fase final, participam também escolas particulares e institutos federais de educação.          

Segundo Eloá, para chegar nessa etapa foi preciso estudar muito. “São três fases de muita dedicação e envolve estudo de conteúdos novos que a gente ainda não conhecia. Temos que interagir muito entre as equipes. Temos que fazer pesquisas gerais em todos os sentidos e temos que dar o melhor”, assinala.

O mesmo entendimento tem os colegas dela, José Guilherme e Fagner. Eles entendem que vão se esforçar para representar Mato Grosso nessa competição estudantil. “Estamos nos preparando para o melhor dessa olimpíada”, frisam.  


A Olimpíada Brasileira Geo-Brasil teve, na sua fase inicial, mais de 7 mil equipes inscritas em todo o país e na última fase, chegaram apenas 58.

Leia mais:  Primeira-dama será homenageada pela Câmara Municipal de Cuiabá

Fonte: GOV MT
Comentários Facebook
Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana