conecte-se conosco

  • banner_Lorenzetti_1250x250

Mato Grosso

Secel abre segunda turma para o curso online de jogos e brincadeiras

Publicado


.

Para atender a alta procura pelos cursos do projeto de aperfeiçoamento profissional continuado, a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) abriu uma nova turma da capacitação ‘Jogo, Brinquedo e Brincadeira – elemento do brinquedista para o tempo e recreação e lazer’. As inscrições para esse segundo grupo estarão abertas a partir do dia 05 de agosto e os encontros online ocorrerão nos dias 19 e 20 do mesmo mês.

O curso, que irá tratar sobre os cuidados com a construção, organização/catalogação dos brinquedos e com o tempo de dedicação à recreação e lazer, será conduzido pelo professor mestre João Batista. Após a inscrição confirmada, o interessado receberá o endereço de internet para acesso às aulas e às atividades avaliativas que compõem a carga horária de 10 horas. 

Em sua primeira edição, que será oferecida nos dias 12 e 13 de agosto, as inscrições se esgotaram assim que a qualificação foi divulgada. Para acolher os demais interessados, a nova turma contará com 40 vagas e também dará direito à certificação.

As capacitações fazem parte do projeto da Escola de Formação em Esporte e Lazer, que já ofereceu, desde que foi lançado no  mês de junho, cursos online e gratuitos sobre políticas públicas, pedagogias esportivas e esportes de aventura. 

Buscando contribuir no processo de aprendizagem e desenvolvimento contínuo em Mato Grosso,  o projeto tem como público alvo gestores municipais, profissionais e estudantes da área de educação física. No momento da inscrição, os participantes podem ainda sugerir outros cursos de interesse da área de educação física, ajudando também a mapear demais demandas formativas. 

Serviço

Segunda turma ‘Jogo, Brinquedo e Brincadeira’

Encontros online: 19 e 20 de agosto

Inscrições: de 05 a 11 de agosto

Plataforma de inscrição: formulários.cultura.mt.gov.br

Fonte: GOV MT

Comentários Facebook

Mato Grosso

Mato Grosso recebe 100.160 doses de vacina nesta terça-feira (18)

Publicado

por


O Ministério da Saúde informou ao Estado o envio de 100.160 doses de vacina para a imunização dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19. As novas remessas chegarão em Mato Grosso às 10h20 e às 15h30 de terça-feira (18.05), no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, por voos da Azul e da Latam. 

Para Mato Grosso, serão enviadas 90.800 doses da AstraZeneca, que devem chegar no período da manhã, e 9.360 doses da vacina Pfizer, que chegarão à tarde.

As unidades da AstraZeneca poderão ser utilizadas em idosos de 60 a 69 anos, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente. As doses da Pfizer também serão destinadas às pessoas com comorbidades ou deficiência permanente e gestantes ou puérperas.

Para a vacina AstraZeneca, o prazo de aplicação da segunda dose é de até 90 dias; já para a vacina Pfizer, o prazo é de até 12 semanas.

O detalhamento para cada público poderá ser acessado na resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), divulgada após a chegada dos imunizantes.

Imediatamente após a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual trabalharão no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes, no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.

Simultaneamente à operação logística, as equipes administrativas trabalham na resolução da Comissão Intergetores Bipartite (CIB), colegiado que oficializa o quantitativo de doses a ser destinado para os 141 municípios.

Mato Grosso já recebeu 1.109.830 doses de imunizantes contra a Covid-19 e aguarda a chegada da nova remessa.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Mato Grosso

Segunda-feira (17): Mato Grosso registra 384.443 casos e 10.464 óbitos por Covid-19

Publicado

por


A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta segunda-feira (17.05), 384.443 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 10.464 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.

Foram notificadas 1.822 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 384.443 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 8.796 estão em isolamento domiciliar e 363.293 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 419 internações em UTIs públicas e 328 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 80,27% para UTIs adulto e em 37% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (81.564), Rondonópolis (28.105), Várzea Grande (26.731), Sinop (20.087), Sorriso (13.123), Tangará da Serra (12.705), Lucas do Rio Verde (11.835), Primavera do Leste (10.308), Cáceres (8.118) e Alta Floresta (7.363).

A lista detalhada com todas as cidades que já registraram casos da Covid-19 em Mato Grosso pode ser acessada por meio do Painel Interativo da Covid-19, disponível neste link.

O documento ainda aponta que um total de 328.397 amostras já foram avaliadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-MT) e que, atualmente, restam 272 amostras em análise laboratorial.

Cenário nacional

No domingo (16), o Governo Federal confirmou o total de 15.627.475 casos da Covid-19 no Brasil e 435.751 óbitos oriundos da doença. No levantamento do dia anterior, o país contabilizava 15.586.534 casos da Covid-19 no Brasil e 434.715 óbitos confirmados de pessoas infectadas pelo coronavírus.

Até o fechamento deste material, o Ministério da Saúde não divulgou os dados atualizados desta segunda-feira (17).

Recomendações

Já existem vacinas para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:

– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Fonte: GOV MT

Continue lendo

Polícia

Mato Grosso

Política MT

Mais Lidas da Semana