Política MT
Saúde, Educação e municipalismo deverão permear os debates no Parlamento
Foto: Fablício Rodrigues
/
Secretaria de Comunicação Social
Por legislatura, compreende-se o período de quatro anos de execução das atividades pelo parlamento eleito. Assim, a 19ª Legislatura será vivenciada desde hoje(1º de fevereiro de 2019) até 31 de janeiro de 2022. Já Sessão Legislativa é o período anual, em que o Parlamento se reúne e em 2019 terá início em 01 de fevereiro de 2019 e prosseguirá até 31 de janeiro de 2020, incluindo o recesso de 22 a 26 de julho.
A 19ª Legislatura é formada por 24 deputados eleitos, sendo 10 reeleitos e 14 novos parlamentares. Foram reeleitos os deputados Eduardo Botelho (DEM), Janaína Riva (MDB), Max Russi (PSB), Guilherme Maluf (PSDB), Dilmar Dal Bosco (DEM), Sebastião Rezende (PSC), Valdir Barranco (PT), Allan Kardec (PDT) e Wilson Santos (PSDB).
Foram eleitos pela primeira vez os deputados: Delegado Claudinei (PSL), Xuxu Dal Molin (PSC), Lúdio Cabral (PT), Elizeu Nascimento (DC), Valmir Moretto (PRB), Faissal (PV), Dr. João de Matos (MDB), Thiago Silva (MDB), Ulysses Moraes (DC), Dr. Eugênio (PSB), Silvio Favero (PSL), Dr. Gimenez (PV), Paulo Araújo (PP) e João Batista (PROS).
Para a legislatura 2019/2022 a maioria absoluta dos parlamentares, tanto os reeleitos, como os novos, quer lutar por mais saúde, educação, segurança pública e municipalismo, nesta ordem. Esses itens são seguidos por saneamento, infraestrutura de estradas, agricultura familiar, justiça social com geração de empregos na área privada e valorização do servidor, na pública, além de desenvolvimento do Estado. Simplificação das leis tributárias, segurança jurídica, cultura, esporte e lazer, completam a lista dos temas que os parlamentares devem lutar, com maior empenho, nos próximos quatro anos, segundo suas declarações. Para ouvir a apresentação dos parlamentares e suas perspectivas acesse: www.facebook.com/pg/facealmt/videos.
Quanto à votação recebida, dos reeleitos, Janaina Riva (MDB) recebeu 51.545 votos; Nininho (PSD) 37.501; Max Russi (PSB) 35.942; Eduardo Botelho 33.788; Guilherme Maluf (PSDB) 29.959; Dilmar Dal Bosco (DEM) 28.827; Sebastião Rezende (PSC) 25.683; Valdir Barranco (PT) 21.970; Allan Kardec (PT) 18.629 e Wilson Santos (PSDB) 14.855 votos.

Os novos eleitos receberam as seguintes votações: Delegado Claudinei (PSL) 29.988 votos; Xuxu Dal Molin (PSC) 23.464; Ludio Cabral (PT) 22.701 ; Elizeu Nascimento (DC) 21.347; Valmir Moretto (PRB) 21.261; Faissal (PV) 20.509; dr. João de Matos (MDB) 19.836; Thiago Silva (MDB) 19.339; Ulysses Moraes (DC) 18.721; dr. Eugênio (PSB) 13.855; Silvio Favero (PSL) 12.059; dr. Gimenez (PV) 12.058; Paulo Araújo (PP) 11.645 e João Batista (PROS) 11.374 votos.

Política MT
Projeto de Chico Guarnieri em prol dos agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias é aprovado em 2ª votação
A criação de um Núcleo Técnico para auxiliar os municípios na regulamentação dos cargos dos agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE) está mais perto. O projeto de Lei apresentado pelo deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) foi aprovado em segunda votação, nesta quarta-feira (02.07) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e a regulamentação dessas funções ganha mais força.
Conforme a proposta de Chico Guarnieri, o Estado poderá criar um Núcleo Técnico, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT) e outras entidades que possam prestar o auxílio tecnicamente para que a regulamentação dos cargos de ACE e ACS seja realizada.
O parlamentar lembrou que há uma decisão normativa do TCE-MT, de outubro de 2023, que prevê o processo regulamentador. Conforme uma estimativa do tribunal, à época, seriam beneficiados, em torno de 8 mil profissionais. Porém, há muitos municípios que, tanto tempo depois, ainda não executaram a norma e enfrentam dificuldades nesse processo.
“A proposta busca trazer segurança jurídica para esses profissionais que atuam há décadas em nosso estado e realizam uma importante função no atendimento e na prevenção de doenças em nossa sociedade, para que eles tenham garantias e estabilidade no exercício dessa nobre função”, disse.

O texto aprovado nessa quarta-feira segue para a sanção do governo do Estado, em um prazo de até 15 dias úteis.
Política MT
Deputado Chico Guarnieri lidera comitiva da AL em vistoria de obras no Médio Norte
O deputado estadual Chico Guarnieri (PRD) lidera, nesta sexta-feira, 27, uma agenda técnica da Comissão de Infraestrutura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na região do Médio Norte. O roteiro inclui visitas a obras de pavimentação e construção de pontes nos municípios de Barra do Bugres, Salto do Céu e Tangará da Serra.
As atividades começam às 8h, em Barra do Bugres, com a vistoria das obras de pavimentação da MT-247, uma demanda histórica da população local, defendida pelo parlamentar na Assembleia. A pavimentação visa melhorar o escoamento da produção agrícola e garantir mais segurança para motoristas e moradores da região.
Às 11h, a comissão se desloca até Salto do Céu, onde será realizada a visita técnica à construção da ponte sobre o Rio Branco, na MT-246. Em seguida, às 13h, o grupo vistoria os trabalhos de pavimentação das rodovias MT-339 e MT-246, consideradas essenciais para a integração logística do Médio Norte mato-grossense.
A agenda segue às 15h em Tangará da Serra, com uma visita às obras de construção do Hospital Regional, uma das maiores obras de saúde pública em andamento no interior do Estado. Às 16h, Chico Guarnieri concede coletiva de imprensa à imprensa local. O encerramento das atividades está previsto para às 17h, com o retorno da comitiva a Cuiabá.

O deputado Chico Guarnieri destacou o papel da Comissão de Infraestrutura e o compromisso com a fiscalização das obras públicas no Estado. “Essa é uma agenda de trabalho essencial para acompanhar de perto o andamento dessas grandes obras. A infraestrutura é o caminho para o desenvolvimento, e nós estamos aqui justamente para entregar resultados para a população de Mato Grosso”, afirmou Guarnieri.
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Homem é preso com arma, materiais de furto e abate clandestino na zona rural de Tangará
-
Sem categoria2 dias atrás
Motociclista morre após colidir com poste na Avenida Domingos de Sá Barreto, em Tangará
-
Tangará da Serra11 horas atrás
TANGARÁ: Homem é executado com 15 tiros dentro de casa no Jardim Tanaka
-
Tangará da Serra10 horas atrás
Morador de rua é morto a facadas e corpo é encontrado em estacionamento em Tangará
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Veículo capota e cai em vala no Trevo da Melancia. Motorista sofre apenas escoriações
-
Tangará da Serra6 dias atrás
Homem é preso em flagrante por castração clandestina de animais no Jardim dos Ipês
-
Tangará da Serra2 dias atrás
Força Tática flagra suspeito com drogas na 26 e encontra arma e entorpecentes em kitnet
-
Barra do Bugres3 dias atrás
Indígenas encerram protesto após presença de Edelo Ferrari. “Cacique Branco do Coração” recebido como irmão