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Saiba como a meditação melhora a qualidade de vida

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As células do seu corpo escutam e reagem a tudo que você diz, pensa, tudo que você come, ao tempo de sono por noite, se é profundo ou não…. e a atividade física que você faz. Nos estamos somente começando a entender que uma vida longa e abundante vem das mensagens que deixam nossas células saudáveis, por isso a meditação melhora a qualidade de vida.


Renata de Abreu
Divulgação
Renata de Abreu

Se essa ferramenta  extraordinária for realizada diariamente, a meditação melhora a qualidade de vida
. Essa prática tem sido estudada por décadas e pesquisas cientificas comprovam as melhorias em diferentes aspectos do cotidiano e saúde naqueles que a pratica.

Como posso adotar essa prática diária na minha vida?

Uma das maneiras é entender melhor a definição da Meditação. Meditaçao é um exercicio da mente, da mesma forma que exercitamos o corpo devemos dedicar 20 minutos diarios para exercitarmos a mente. O mantra e a respiraçao seriam os alteres usados para potencializar os resultados tão maravilhosos, dentre eles:

·         Quietude da mente

·         Sensação de Paz e Equilibrio

·         Alivia o stress

·         Aumenta a perfomance mental e fisica

·         Equilibra as funções orgânicas

·         Reduz o ritmo do envelhecimento

·         Aumenta o foco e a memoria

O melhor horário para a prática é logo quando acordamos, após limparmos nossa língua e ingerirmos a água morna com limão.

Antes de checarmos e-mails, mensagens ou mídia social nossa mente está mais tranquila e a concentração se torna mais fácil.

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A melhor posição para a prática é sentado com as costas apoiadas ate que seu corpo se adapte a ficar na posição de lótus. Jamais deitado por que normalmente pegamos no sono.

Existem várias formas de meditação mas a transcendental (uso de palavras – Mantras – sincronizados a respiração) é a que me fez adotar de verdade essa técnica.


Basicamente repetimos mentalmente o mantra So (eu) enquanto inspiramos o ar. E ao expirarmos o ar repetimos mentalmente o Mantra Hum (sou) . A cada vez que um pensamento, barulho ou incomodo físico nos retira da repetição do Mantra, naturalmente retornamos a sincronizar respiração e mantra. A meditação melhora a qualidade de vida
 e a minha Meditação Detox também inclui exercício de respiração, intenções e afirmações de saúde perfeita.

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O inchaço apareceu? Entenda por que isso acontece mesmo comendo direito

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Women's Health

Sua alimentação está “nos trinques”, mas a sua barriga ainda parece que você engoliu um balão. Isso só pode significar uma coisa: inchaço, e não gordura localizada. O que não é menos frustrante, mas pode ser bem mais fácil de resolver.

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inchaço
shutterstock
Saiba quais as causas do inchaço e como acabar com esse problema com três dicas que vão além da alimentação

Isto é, se você conseguir detectar a causa. “ Inchaço é um sintoma e não um diagnóstico, então é necessário descobrir o que está fazendo com que seu corpo tenha essa reação”, explica Peter Whorwell, gastroenterologista da University of Manchester (Inglaterra).

Difícil de engolir

Não é apenas gordura que pode ser confundida com inchaço. Para começar: se você se sente inchada com frequência depois de uma refeição enorme, pode apenas estar cheia. Ou, ainda, talvez precise urinar.

“Em épocas mais frias, por exemplo, transpira-se menos e, como consequência, há o aumento da diurese (xixi)”, esclarece Eduardo André, gastroenterologista de São Paulo. Isso sem falar que, muitas vezes, há uma diminuição dos exercícios físicos aeróbicos durante esse período.

“Diminuindo a intensidade e o volume dos treinos, o corpo reduz sua taxa metabólica, resultando em um maior acúmulo de líquidos no organismo”, aponta Marcus Yu Bin Pai, médico pesquisador do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A melhor maneira de descrever o inchaço – e eliminar a possibilidade de gordura localizada, urina ou comida em excesso – é uma sensação de pressão de dentro para fora no abdômen.

“O que as pessoas experimentam quando falam sobre inchaço é, normalmente, um problema com a digestão”, explica Amanda Hamilton, gastroentereologista do Reino Unido. “A maior parte da comida que você ingere é absorvida no intestino delgado. Os restos se movem para o intestino grosso. É lá que as bactérias se alimentam e fermentam, liberando gases que podem sair do corpo como vento ou acumular e levar ao inchaço.”

E esse processo tende a levar mais tempo para as mulheres – com a comida passando uma média de 47 horas no intestino grosso feminino, em comparação às 33 horas para os homens.

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Mas isso é apenas uma parte da equação. “O que você come influencia a quantidade de gás que irá produzir”, diz Amanda.

Os micróbios no seu intestino reagem na presença de um monte de tipos de bactérias, afetando desde seu sistema imunológico até a saúde do cérebro e – isso mesmo – o inchaço. “Se o seu corpo está exagerando e a comida está fermentando demais, é provável que seja um desequilíbrio no seu microbioma”, diz Tim Spector, professor de epidemiologia genética no King’s College London, da Inglaterra.

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Além disso, o estresse e o uso de medicamentos podem afetar a quantidade de bactérias benéficas no nosso corpo. “Quando há um desequilíbrio da flora intestinal, isso pode causar um trânsito mais lento do intestino, produzindo gases e fezes, que ocasionam o inchaço abdominal”, alerta Giovanna Oliveira, nutricionista de São Paulo.

Enquanto certos alimentos – cebola, alho e vegetais crucíferos (como brócolis e repolho), para citar alguns – produzem mais gases, isso não quer dizer que você tenha que evitá-los completamente. “A principal causa do desequilíbrio do microbioma é a falta de diversidade nas dietas modernas”, diz Tim.

E estamos falando até dos alimentos mais gasosos. “Certas comidas podem fazer com que você infle na hora, mas elas acabarão por melhorar o equilíbrio das suas bactérias intestinais no futuro, então você não vai se sentir assim sempre que as comer”, explica Amanda. De modo geral, é importante não excluir nenhum alimento com alto valor nutricional da sua dieta no longo prazo, pois seu intestino precisa da diversidade de bactérias para funcionar normalmente.

A chave para o sucesso? “Investir em alimentos probióticos (kefir, iogurte, chucrute, kimchi), que deixam o microbioma mais forte e resistente, o que ajuda a evitar o desenvolvimento do inchaço”, ensina Alexandre Sakano, gastrocirurgião
de São Paulo.

Limpando o ar

Uma desculpa típica para quem vive inchada é apontar intolerância alimentar como a culpada. De acordo com Amanda, você pode até ser sensível a certos alimentos, especialmente se os comer o tempo todo, mas é improvável que precise cortá-los completamente. “A recomendação é ingerir os alimentos em pequenas quantidades”, diz Eduardo.

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Se o seu médico descartou a possibilidade de intolerâncias, várias coisas podem ser culpadas. Síndrome do intestino irritável ou um transtorno de ansiedade são algumas possibilidades. Para aliviar seus sintomas, um nutricionista pode sugerir a dieta FODMAP. Trata-se, basicamente, de limitar os açúcares naturais, como a frutose e a lactose.

Mas, segundo Amanda, a única maneira de evitar o inchaço que vem com um intestino sensível é manter um diário alimentar detalhado, seguido por uma dieta de eliminação e reintrodução – acrescentando de volta um alimento de cada vez para ver como você se sente (feito sempre com a supervisão de um profissional).

Você também deve considerar que alguns dos seus hábitos podem estar afetando seu estômago. Comer rapidamente ou se distrair durante as refeições é um culpado comum. Não estar focado na tarefa aumenta a probabilidade de você engolir ar ou pode significar não digerir totalmente sua comida. E, se você está comendo com bebida gaseificada, saiba que está piorando as coisas.

Uma das melhores dicas é desacelerar e focar sua atenção na hora das refeições – comendo atentamente e mastigando cada pedaço. Isso faz a saliva fluir e libera todas as enzimas digestivas.

Inchada e distendida nunca mais!

Três maneiras de combater o inchaço (que não tem nada a ver com o que você come)

  • Faça uma pausa

Quando seu corpo está estressado, ele afasta o fluxo de sangue do estômago e interrompe a digestão. Também libera um hormônio ligado ao aumento da gordura da barriga. Algumas respirações profundas podem fazer uma grande diferença.

  • Tome água

Desidratação resulta em estagnação intestinal e, em seguida, inchaço . A melhor maneira de se manter hidratada durante todo o dia é deixar uma garrafa de água sempre por perto.

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  • Mexa-se!

Não só o ato de ficar sentada coloca o estômago em uma posição mais comprimida, como também retarda o seu trato intestinal. De hora em hora, fique em pé (ou vá dar uma voltinha). Isso pode ajudar a manter sua digestão funcionando.

Fonte: IG Delas
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Pilates emagrece? Entenda como a modalidade age no corpo e saiba seus benefícios

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Women's Health

Vamos falar a real por um segundo: pilates só parece fácil. Qualquer pessoa que já experimentou uma aula sabe que aqueles movimentos são dolorosos para caramba! Mas isso gera uma questão: se é tão difícil, ele pilates emagrece , certo?

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pilates emagrece
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Pilates emagrece? Essa é uma dúvida muito comum entre pessoas que desejam praticar a modalidade; saiba os benefícios

Para sermos honestas, a modalidade pode definitivamente ajudar a queimar calorias (e, como resultado, ocasionar na perda de peso), mas seus benefícios vão muito além de ver os quilos despencando da balança (como melhor postura e respiração, além de mais flexibilidade).

“Pilates deveria ser parte da sua rotina de auto-cuidado”, diz Jaquelyn Brennan, instrutora da modalidade e cofundadora do Pilates + Coffee, em Chicago (EUA). “Todos nós precisamos movimentar mais a nossa coluna, mexer as articulações e, claro, precisamos respirar mais profundamente.” E todas essas práticas saudáveis levam à perda de peso.

Qual tipo de pilates é o melhor para a perda de peso?

“Então, quando alguém menciona o pilates, possivelmente está se referindo aos exercícios que Joseph Pilates (o criador do método) desenvolveu”, explica Gabbi Berkow, nutricionista e instrutora de Pilates, nos EUA.

Alguns estúdios são dedicados ao pilates clássico, mas outros apresentam treinos diferentes, o que significa que se baseiam na técnica, mas não seguem os passos clássicos. Outras aulas de acontecem com o apoio de colchonetes no solo. Especialistas explicam que nenhuma forma é superior à outra para a perda de peso.

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“Você precisa garantir que sua aula seja dada por um instrutor que saiba o que está fazendo, esteja comprometido com movimentos seguros e irá desafiar você”, adiciona Gabbi. “Sua aula precisa ser um treino. Ela não deve ser apenas uma série de alongamentos lentos. O pilates deve contribuir para a sua queima calórica diária para fazer a diferença na perda de peso.”

Dá para entrar em forma fazendo pilates?

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Será que dá para entrar em forma ao praticar pilates? Mesmo sem suor excessivo, exercícios trabalham o corpo todo

Você não vai sair pingando como acontece naquele treino de HIIT, mas estará realmente trabalhando o corpo todo. “Apesar de ter como alvo o core, todos os exercícios trabalham os músculos do corpo inteiro. E os movimentos possibilitam força, flexibilidade e controle mental”, diz Gabbi. Então a sua resposta é um sim sonoro: você com certeza pode entrar em forma com pilates.

Outra boa notícia: fortalecer seu corpo com pilates, como um treino de baixo impacto , ajuda a reduzir riscos de lesão. Melhorar a postura e a flexibilidade também servem como base para alcançar sucesso em outras atividades.

“Nos meus mais de 10 anos como instrutora, aprendi que quanto mais prática de pilates, mais os alunos vêem resultados rapidamente, já que conseguem performar melhor em outros exercícios”, completa Gabbi. Ela recomenda fazer pilates de duas a quatro vezes por semana para melhores resultados.

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Ok, pilates emagrece. Mas ajuda a perder a gordura da barriga?

Se você já esteve em uma sessão de pilates sabe o quão pesado seu core trabalha. Enquanto não consegue reduzir a gordura, o treino auxilia a aprender a ativar seu assoalho pélvico e músculos do core. “O pilates irá ensinar como contrair esses músculos corretamente, o que vai levar a uma maior ativação durante os exercícios de core e resultar em um abdômen mais firme.”

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Porém, para ver a definição, primeiro você deve perder a gordura ao redor da cintura, o que requer nutrição apropriada. Uma dieta rica em produtos integrais, comidas frescas e poucos processados é a ideal. Agora que já sabe que pilates emagrece , aproveite esse e os outros benefícios da modalidade.

Fonte: IG Delas
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